Imparável Lorena Wiebes conquista Binche-Chimay-Binche!

A campeã neerlandesa Lorena Wiebes (Team SD Worx – Protime) venceu a Binche-Chimay-Binche, uma clássica de 123,3km entre Chimay e Binche, batendo ao sprint a irlandesa Lara Gillespie (UAE Team ADQ) e a italiana Maria Giulia Confalonieri (Uno-X Mobility). Wiebes continua a fazer história e somou a sua 25ª vitória da temporada.

Aventura da fuga do dia

A Binche-Chimay-Binche feminina começou com um ritmo alto. Por volta do km 35, Anne van Rooijen (VolkerWessels Pro Cycling Team), Kirstie van Haaften (Cofidis) e Britt De Grave (DD Group Pro Cycling Team) atacaram e formaram a fuga do dia. 15km depois, De Grave acabou por ceder e foi alcançada. As duas da frente conseguiram uma vantagem de cerca de 3:00 sobre o pelotão, que era comando pela Team SD Worx – Protime.

A 40km do fim, o ritmo da corrida aumentou e a vantagem da fuga começava a cair. 11km depois, vários ataques aconteceram no pelotão, mas nenhum deles teve sucesso. Logo a seguir, Anne van Rooijen e Kirstie van Haaften foram alcançadas pelo pelotão.

Poderoso sprint de Lorena Wiebes

A 26km do fim, Josie Nelson (Team Picnic PostNL) atacou e conseguiu uma pequena vantagem. 10km depois, a britânica foi alcançada pelo pelotão. Logo a seguir, Lara Gillespie, Maria Giulia Confalonieri, Franziska Koch (Team Picnic PostNL), Femke Markus (Team SD Worx – Protime) e Lieke Nooijen (Team Visma | Lease a Bike) atacaram e conseguiram uma ligeira vantagem.

A 10km da meta, as cinco da frente foram alcançadas. 4km depois, Imogen Wolff (Team Visma | Lease a Bike) atacou e foi seguida por Femke Markus, Federica Venturelli (UAE Team ADQ), Linda Zanetti (Uno-X Mobility), Megan Jastrab (Team Picnic PostNL) e Lily Williams (Human Powered Health). A cerca de 2km da meta, as seis foram alcançadas pelo pelotão, que era comandado pela Team SD Worx – Protime.

No início do km final, no penúltimo setor de pavê, Franziska Koch atacou, mas Lorena Wiebes não a deixou ganhar um espaço importante. Nos metros finais, mesmo antes de começar a rampa final em pavê, a campeã neerlandesa lançou o sprint final com Lara Gillespie na sua roda. A irlandesa não teve capacidade para passar Wiebes que conquistou a sua 25ª vitória da temporada na Binche-Chimay-Binche. Maria Giulia Confalonieri foi mais forte que Charlotte Kool (Fenix – Deceuninck) para fechar o pódio.

O pódio da Binche-Chimay-Binche feminina com Lara Gillespie, Lorena Wiebes e Maria Giulia Confalonieri (Foto: Arnaud Guillaume)
O pódio da Binche-Chimay-Binche feminina com Lara Gillespie, Lorena Wiebes e Maria Giulia Confalonieri (Foto: Arnaud Guillaume)

Dois nomes conhecidos do pelotão deixam o ciclismo

Com o terceiro lugar, Maria Giulia Confalonieri não poderia terminar de melhor forma a sua carreira profissional. A italiana conquistou apenas uma vitória no AG Tour de la Semois. Ainda assim, destacam-se também o top3 na Omloop Nieuwsblad em 2018, o top3 na Gent-Wevelgem em 2022 e o top5 na Vuelta España Feminina em 2016.

Eugenia Bujak (Cofidis) também se retirou na Binche-Chimay-Binche e foi 47ª a 4:11. Bujak conquistou 15 vitórias UCI, dos quais se destaca a Classic Lorient Agglomération em 2016. A eslovena foi ainda por quatro vezes Campeão Nacional de fundo e de contrarrelógio.

Eugenia Bujak foi homenageada antes do arranque da Binche-Chimay-Binche (Foto: Sebastien Smets/PN/SprintCyclingAgency©2025)
Eugenia Bujak foi homenageada antes do arranque da Binche-Chimay-Binche (Foto: Sebastien Smets/PN/SprintCyclingAgency©2025)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: Getty Images

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock