Julian Alaphilippe regressa às vitórias no GP Quebec!
Julian Alaphilippe (Tudor Pro Cycling Team) venceu o GP Quebec, uma clássica de 216km com partida e chegada em Quebec, após isolar-se no muro final a 1.5km da meta. O francês bateu o seu compatriota Pavel Sivakov (UAE Team Emirates – XRG) por 2s e o italiano Alberto Bettiol (XDS Astana Team) por 4s para estrear-se a vencer com as cores da Tudor Pro Cycling Team.
Fortes nomes mexem cedo na corrida
O GP Quebec começou com Luca Vergallito (Alpecin – Deceuninck), Filip Macieujuk (Red Bull – Bora – hansgrohe) e Philippe Jacob e Felix Bouchard (Seleção do Canadá) a saírem do pelotão e a formarem a fuga do dia. Os quatro conseguiram uma vantagem de quase 7:00 sobre o pelotão que era comandado pela UAE Team Emirates – XRG e a Lotto.
A 85km do fim, Philippe Jacob perdeu o contacto com o grupo da frente e foi alcançado. Cerca de 10km depois, Nils Politt (UAE Team Emirates – XRG), Laurence Pithie (Red Bull – Bora – hansgrohe), Xandro Meurisse (Alpecin – Deceuninck), Bastien Tronchon (Decathlon AG2R La Mondiale) e Julian Alaphilippe saltaram do pelotão e tentavam fazer a ponte para a fuga. Poucos kms depois, o trio da frente tinha uma vantagem de 1:30 sobre os cinco perseguidores e cerca de 2:00 sobre o pelotão.
Novo grupo se forma na dianteira
A 48km do fim, Artem Shmidt (Ineos Grenadiers), Mattias Skjelmose (Lidl – Trek), Quinten Hermans (Alpecin – Deceuninck), Anthon Charmig e Alberto Bettiol (XDS Astana Team) e Pavel Sivakov atacaram e chegaram ao grupo perseguidor. 6km depois, Matej Mohoric (Bahrain Victorious) fez também a ponte para o grupo perseguidor. A 38km do fim, Felix Bouchard cedeu e foi alcançado. Laurence Pithie e Nils Politt perderam o contacto com o grupo perseguidor e foram também alcançados. 4km depois, Luca Vergallito e Filip Maciejuk foram alcançados pelos perseguidores. O pelotão seguia a 1:30 da frente da corrida.
A 25km do fim, alguns ataques aconteceram no pelotão, mas nenhum deles teve sucesso. A EF Education – EasyPost e a Team Jayco-AlUla assumiram o comando do pelotão, mas não estavam a conseguir fechar o espaço para o grupo da frente. 8km depois, Luca Vergallito, Filip Maciejuk, Xandro Meurisse, Bastien Tronchon e Artem Shmidt cederam e foram alcançados.
Tadej Pogacar mexe na corrida com Afonso Eulálio em destaque
A 14km da meta, Tadej Pogacar (UAE Team Emirates – XRG) saiu do pelotão e fez a ponte para Xandro Meurisse. Poucos metros depois, Jonas Abrahamsen (Uno-X Mobility), Biniam Girmay (Intermarché – Wanty) e Paul Lapeira (Decathlon AG2R La Mondiale) chegaram ao grupo do Campeão do Mundo. A 11km da meta, Brandon McNulty (UAE Team Emirates – XRG), Afonso Eulálio (Bahrain Victorious) e Neilson Powless (EF Education – EasyPost) chegaram também ao grupo perseguidor. A cooperação neste grupo não era a ideal e seguiam a 25s dos sete da frente.
A 8km da meta, Tadej Pogacar acelerou, mas Biniam Girmay fechou o espaço. 2km depois, o esloveno ganhou novamente um ligeira vantagem, mas Afonso Eulálio conseguiu fechar o espaço. Logo a seguir, Brandon McNulty atacou e foi seguido por Neilson Powless e Girmay. O grupo de Pogacar e Eulálio acabou por ser alcançado pelo pelotão.
Julian Alaphilippe regressa aos triunfos
A 3km da meta, Julian Alaphilippe e Alberto Bettiol atacaram e conseguiram isolar-se na frente da corrida. Brandon McNulty, Neilson Powless e Biniam Girmay acabaram também por ser alcançados pelo pelotão. Poucos metros depois, Pavel Sivakov conseguiu fazer a ponte para Bettiol e Alaphilippe. Os três estavam a colaborar e ganharam um bom espaço sobre os perseguidores.
A 1.5km da meta, já no muro final, Julian Alaphilippe atacou e conseguiu isolar-se na frente da corrida. O francês manteve o seu ritmo e conquistou assim a sua primeira vitória da temporada no GP Quebec. Pavel Sivakov largou Alberto Bettiol, nos últimos metros, para ser segundo a 2s. Mattias Skjelmose bateu ao sprint Matej Mohoric, Quinten Hermans e Anthon Charmig para ser quarto a 14s. Arnaud De Lie (Lotto) venceu o sprint no pelotão para ser oitavo a 17s,
Afonso Eulálio terminou em 33º a 26s. O português mostrou estar em boa forma e ainda foi ao pódio por ser o melhor jovem na corrida.


Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Alessandro Perrone/Cor Vos
