Pauline Ferrand-Prevot conquista Tour de France Femmes com vitória na etapa final!
A francesa Pauline Ferrand-Prevot (Team Visma | Lease a Bike) venceu a última etapa do Tour de France Femmes, uma ligação de 124.1km entre Praz-sur-Arly e Châtel, após isolar-se a 6.5km da meta. A neerlandesa Demi Vollering (FDJ-Suez) foi segunda a 20s e a polaca Katarzyna Niewiadoma-Phinney (Canyon//SRAM zondacrypto) fechou o pódio a 23s. Ferrand-Prevot fez assim história ao conquistar a Paris-Roubaix e o Tour no mesmo ano.
Anna van der Breggen ao ataque na primeira subida do dia
A última etapa do Tour de France Femmes começou com diversas tentativas de ataque, mas nenhuma delas teve sucesso. Ao km 4, Femke Gerritse e Anna van der Breggen (Team SD Worx – Protime) atacaram e conseguiram uma pequena vantagem. 11km depois, Lucinda Brand (Lidl – Trek) e Lotte Kopecky (Team SD Worx – Protime) juntaram-se ao grupo da frente. Logo a seguir, numa pequena descida, cortes aconteceram no pelotão. Pauline Ferrand-Prevot, Sarah Gigante (AG Insurance-Soudal Team), Pauliena Rooijakkers (Fenix – Deceuninck) e Evita Muzic (FDJ-Suez) ficaram cortadas.
Ao km 24, as quatro foram alcançadas pelo pelotão. 2km depois, o grupo da camisola amarela conseguiu reentrar no pelotão. Ao km 29, já no Côte d’Arâches-la-Frasse, com 6.2km a 7.1%, Anna van der Breggen atacou e formou a fuga do dia. 4km depois, a neerlandesa foi a primeira a passar no alto da primeira contagem do dia.
Um grupo composto por Demi Vollering, Juliette Labous e Evita Muzic (FDJ-Suez), Ricarda Bauernfeind e Katarzyna Niewiadoma-Phinney (Canyon//SRAM zondacrypto), Sarah Gigante, Pauline Ferrand-Prevot, Cedrine Kerbaol (EF Education – Oatly), Pauliena Rooijakkers e Yara Kastelijn (Fenix – Deceuninck), Lucinda Brand, Riejanne Markus e Niamh Fisher-Black (Lidl – Trek), Maeva Squiban e Dominika Wlodarczyk (UAE Team ADQ) e Ruth Edwards (Human Powered Health) formou-se na perseguição a Anna van der Breggen. A neerlandesa tinha uma vantagem de mais de 1:00 sobre o reduzido pelotão.
Corrida parte no Col de Joux Plane
Ao km 50, o grande grupo conseguiu reentrar no pelotão. Anna van der Breggen já tinha uma vantagem de 2:00 e conseguiu somar a pontuação máxima no sprint intermédio do dia. 5km depois, no início do Col de Joux Plane, com 11.6km a 8.5%. Katarzyna Niewiadoma e Cedrine Kerbaol ficaram envolvidas nma queda. Niewiadoma rapidamente reentrou no pelotão, mas Kerbaol sofreu uma problema na bicicleta e não conseguiu reentrar no grupo.
Ao km 59, Sarah Gigante acelerou e foi seguida por Demi Vollering, Juliette Labous, Pauline Ferrand-Prevot, Katarzyna Niewiadoma, Dominika Wlodarczyk, Niamh Fisher-Black e Lucinda Brand. Cerca de 5km depois, Brand abriu para o lado, após mostrar-se ao serviço de Fisher-Black. A 57km do fim, na segunda contagem do dia, Anna van der Breggen foi a primeira a passar no topo. 2km depois, na descida, Niewiadoma acelerou e Gigante acabou por ceder.
Pauline Ferrand-Prevot isola-se
A 33km da meta, já no Col du Corbier, com 5.9km a 8.5%, Anna van der Breggen foi alcançada pelo grupo da camisola amarela. Logo a seguir, a neerlandesa acabou por ceder. 3km depois, van der Breggen nem Sarah Gigante conseguia seguir, que estava a mais de 2:00 das seis da frente. Poucos kms depois, Demi Vollering foi a primeira a passar no topo da última contagem do dia.
A 7.8km da meta, as ciclistas entraram num pequeno muro de 1.4km a 7%. 1km depois, Demi Vollering atacou, mas não conseguiu isolar-se. A 6.5km da meta, Pauline Ferrand-Prevot atacou e ninguém teve capacidade para seguir. Niamh Fisher-Black ainda tentou chegar à roda da francesa, mas não teve sucesso e recebeu a companhia de Katarzyna Niewiadoma e Vollering.
Momento histórico de Pauline Ferrand-Prevot em Châtel
Nos kms finais, Pauline Ferrand-Prevot manteve o seu ritmo e foi aumentando a sua vantagem sobre as perseguidoras para bisar assim na etapa final do Tour de France Femmes. Demi Vollering bateu ao sprint Katarzyna Niewiadoma e Niamh Fisher-Black para ser 2ª a 20s. Dominika Wlodarczyk fez também uma fantástica etapa e conseguiu fechar o top5 a 33s. Juliette Labous ainda foi 6ª a 1:49, após um grande trabalho em prol de Vollering.
Pauline Ferrand-Prevot é assim a grande vencedora do Tour de France Femmes, batendo Demi Vollering por 3:42 e Katarzyna Niewiadoma-Phinney por 4:09. Lorena Wiebes (Team SD Worx – Protime) venceu a classificação por pontos e Elise Chabbey (FDJ-Suez) a montanha. Nienke Vinke (Team Picnic PostNL) conquistou a juventude e Maeva Squiban foi a super combativa. A FDJ-Suez venceu coletivamente.







Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: ASO