Giulio Ciccone regressa com vitória na Donostia San Sebastian Klasikoa!
O italiano Giulio Ciccone (Lidl – Trek) venceu a Donostia San Sebastian Klasikoa, uma clássica de 211.4km com partida e chegada em Donostia, após isolar-se a 8.7km da meta na Murgil-Tontorra. O suíço Jan Christen (UAE Team Emirates – XRG) foi segundo a 9s e o belga Maxim van Gils (Red Bull – Bora – hansgrohe) fechou o pódio a 19s. Ciccone regressou à competição, após ter abandono o Giro d’Italia por queda, e conquistou a sua primeira clássica no World Tour!
Fuga consegue formar-se
A Donostia San Sebastian Klasikoa começou com diversas tentativas de ataque, mas nenhuma delas teve sucesso. Por volta do km 10, Jordan Labrosse (Decathlon AG2R La Mondiale), Gil Gelders (Soudal Quick-Step), Mats Wenzel (Equipo Kern Pharma), Julen Arriola-Bengoa (Caja Rural – Seguros RGA), Darren van Bekkum (XDS Astana Team), Alexy Faure-Prost (Intermarché – Wanty), Enzo Leijnse (Team Picnic PostNL), Gotzon Martin (Euskaltel – Euskadi), Anthony Delaplace (Arkea-B&B Hotels), Paul Double (Team Jayco-AlUla), Ben Swift (Ineos Grenadiers) e Josh Burnett (Burgos Burpellet BH) atacaram e formaram a fuga do dia. A fuga conseguiu uma vantagem de quase 3:00 sobre o pelotão.
Forte duo ganha espaço importante
A 80km do fim, Juan Ayuso (UAE Team Emirates – XRG) sofreu um furo, mas conseguiu reentrar no pelotão. 11km depois, na Jaizkibel, com 7.9km a 5.6%, Darren van Bekkum atacou e conseguiu um ligeiro espaço. Logo a seguir, Jordan Labrosse e Mats Wenzel fizeram a ponte para o neerlandês. No pelotão, Luke Plapp (Team Jayco-AlUla) atacou e tentava fazer a ponte para o grupo da frente. A 65km do fim, Labrosse conseguiu isolar-se. Plapp começava a passar por vários elementos da fuga e conseguiu fazer a ponte para Wenzel. 13km depois, o australiano e o luxemburguês chegaram a Labrosse.
A 45km do fim, na Erlaitz, com 3.8km a 10.6%, o trio da frente foi alcançado. Primoz Roglic (Red Bull – Bora – hansgrohe) mexeu na corrida e acabou por partir o pelotão. Juan Ayuso não tinha capacidade para seguir as principais movimentações. 2km depois, Isaac Del Toro atacou e foi apenas seguido por Giulio Ciccone. Um grupo composto por Jan Christen, Maxim van Gils, Primoz Roglic, Luke Plapp, Neilson Powless (EF Education – EasyPost), Tiesj Benoot e Cian Uijtdebroeks (Team Visma | Lease a Bike), Christian Scaroni (XDS Astana Team) e Leo Bisiaux (Decathlon AG2R La Mondiale) formou-se na perseguição ao duo da frente.
Giulio Ciccone é mais forte que os dois homens da UAE Team Emirates – XRG
A 20km da meta, o duo da frente tinha uma vantagem de cerca de 1:00 sobre o grupo perseguidor e mais de 2:00 sobre o pelotão. 10km depois, os ciclistas entraram na última subida do dia, Murgil-Tontorra, com 2.1km a 10.1%. A vantagem do duo da frente caiu para 35s. A 9.5km da meta, Jan Christen atacou e começava a fechar o espaço para o grupo da frente. 600 metros depois, o suíço chegou à frente da corrida e atacou de imediato com Giulio Ciccone a atacar a sua roda.
A 8.7km da meta, o italiano contra atacou e conseguiu isolar-se. 700 metros depois, Giulio Ciccone tinha uma vantagem de 20s sobre Jan Christen. Isaac Del Toro recebeu a companhia de Neilson Powless, mas os dois não estavam a colaborar muito bem. Poucos kms depois, Tiesj Benoot, Maxim van Gils e Luke Plapp chegaram ao mexicano e ao americano.
Giulio Ciccone manteve o seu ritmo e conquistou assim a sua primeira clássica no World Tour na Donostia San Sebastian Klasikoa. Jan Christen acabou por ser segundo a 9s. Maxim van Gils foi mais forte ao sprint que Tiesj Benoot, Isaac Del Toro e Neilson Powless para fechar o pódio a 19s. Destaca-se o bom resultado de Cian Uijtdebroeks, que regressou de uma longa lesão nas costas, e conseguiu ser 9º a 1:10.
Rui Costa (EF Education – EasyPost) foi 62º a 6:16.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: SprintCyclingAgency