Será hoje o dia de Mathieu van der Poel no Critérium du Dauphiné?
Disputa-se hoje a terceira etapa do Critérium du Dauphiné que nos promete um belo espetáculo na luta pela vitória. A jornada de hoje conta com alguma dureza e várias equipas podem muito bem mexer na corrida para tentar eliminar os puros sprinters da luta pela etapa. Mathieu van der Poel (Alpecin – Deceuninck) já foi duas vezes terceiro e tem aqui nova chance para vingar. Poderá o neerlandês somar a sua quinta vitória da temporada?
Perfil
A terceira etapa do Critérium du Dauphiné apresenta um percurso de 207.2km entre Brioude e Charantonnay. O dia contará com um sprint intermédio, uma contagem de quarta categoria, duas contagens de terceira categoria e duas contagens de segunda categoria. A etapa promete começar com um ritmo alto, mas a fuga é bem capaz de se formar. A etapa conta com algum acumulado e de certeza que vão tentar manter um forte ritmo no pelotão para que os sprinters passem dificuldades.
A 20.2km do fim, os ciclistas têm a principal subida do dia, o Côte du Château Jaune, com 1.2km a 9.2%. O ritmo promete ser elevado e ataques podem muito bem acontecer. O mais provável é termos uma chegada ao sprint em pelotão reduzido, mas se um grupo se formar no topo da última subida do dia, pode muito bem vencer.

Favoritos
Mathieu van der Poel parte como principal favorito para a terceira etapa do Critérium du Dauphiné. van der Poel regressou num bom nível à competição. O neerlandês procura uma vitória de etapa e pode ter aqui a sua melhor oportunidade para vencer.
Fred Wright (Bahrain Victorious) e Jonathan Milan (Lidl – Trek) são os maiores adversários de Mathieu van der Poel. Wright parece estar num excelente momento de forma. O britânico costuma passar bem este tipo de jornadas e poderá conseguir mais um excelente resultado. Milan também pode vencer no dia de hoje numa chegada ao sprint, mas tudo dependerá do ritmo que a corrida tiver.
Bastien Tronchon (Decathlon AG2R La Mondiale) e Simone Velasco (XDS Astana Team) estão num bom momento de forma. Ambos irão querer uma corrida mais endurecida para que tenham mais chances de vencer ao sprint. Jake Stewart (Israel – Premier Tech) já mostrou ser capaz de passar este tipo de dificuldades e não deve ser descartado da luta pela vitória.
Laurence Pithie (Red Bull – Bora – hansgrohe) e Axel Laurance (Ineos Grenadiers) são dois velocistas que costumam dar-se bem neste tipo de jornadas e poderão conseguir um excelente resultado. Tadej Pogacar (UAE Team Emirates – XRG) e Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) dão-se bem nestes muros explosivos e se tiveram oportunidade podem muito bem mexer na corrida.
Nota ainda para Matteo Trentin (Tudor Pro Cycling Team), Stian Fredheim (Uno-X Mobility) e Emilien Jeannière (Team TotalEnergies) que poderão lutar por um lugar do top5 ao sprint e para Maxim van Gils (Red Bull – Bora – hansgrohe), Jonas Vingegaard (Team Visma | Lease a Bike) e Romain Bardet (Team Picnic PostNL) que poderão estar nas principais movimentações na última subida do dia.
Favoritos Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Mathieu van der Poel
⭐⭐⭐⭐ Fred Wright e Jonathan Milan
⭐⭐⭐ Bastien Tronchon, Simone Velasco e Jake Stewart
⭐⭐ Laurence Pithie, Axel Laurance, Tadej Pogacar e Remco Evenepoel
⭐ Matteo Trentin, Stian Fredheim, Emilien Jeannière, Maxim van Gils, Jonas Vingegaard e Romain Bardet
Portugueses em prova
Ruben Guerreiro (Movistar Team) é o português presente e estará com o dorsal #103.
Transmissão em direto
Podes acompanhar a corrida em direto na Eurosport 1 a partir das 14h25.
Foto de Capa: Milano Sanremo
