Timo Kielich regressa aos triunfos na Antwerp Port Epic!
O belga Timo Kielich (Alpecin – Deceuninck) venceu a Antwerp Port Epic, uma clássica de 182km com partida e chegada em Antwerpen, batendo ao sprint o dinamarquês Rasmus Wallin (Uno-X Mobility). O belga, Campeão da Europa, Tim Merlier (Soudal Quick-Step) impôs-se ao sprint no pelotão para completar o pódio a 3s. Kielich venceu assim a oitava edição desta clássica belga e regressou aos triunfos mais de 1 ano depois.
Fuga consegue formar-se e quedas começam a ter impacto na corrida
A Antwerp Port Epic começou com Valentin Retailleau (Team TotalEnergies) e Filip Maciejuk (Red Bull – Bora – hansgrohe) a saírem do pelotão e a formarem a fuga do dia. Ao km 12, Tuur Dens (Team Flanders – Baloise) e Timo De Jong (VolkerWessels Pro Cycling Team) atacaram e tentavam fazer a ponte para o duo da frente. 24km depois, os dois perseguidores conseguiram juntar-se aos dois da frente. A Soudal Quick-Step e a XDS Astana Team comandavam o pelotão e davam à fuga uma vantagem de 3:30.
Ao km 52, Sam Welsford (Red Bull – Bora – hansgrohe) ficou envolvido numa queda e foi obrigado a abandonar a corrida. 40km depois, um dos principais candidatos a lutar pela vitória, Arnaud De Lie (Lotto) sofreu também uma queda e acabou por abandonar. Na frente da corrida, Timo De Jong foi também ao chão. O neerlandês não conseguiu reentrar na frente da corrida e decidiu esperar pelo pelotão.
Corrida começa a partir nos principais setores de pavê do dia
A 88km do fim, a corrida foi neutralizada porque grande parte do pelotão foi pelo lado errado percurso. Os ciclistas rapidamente voltaram à estrada com a fuga a ter uma vantagem de cerca de 2:00. 14km depois, ataques aconteceram no pelotão e Laurenz Rex (Intermarché – Wanty), Jonas Koch (Red Bull – Bora – hansgrohe), Antoine Huby (Soudal Quick-Step), Gleb Syritsa (XDS Astana Team), Milan Vader (Q36.5 Pro Cycling Team), Henrik Pedersen (Uno-X Mobility), Michiel Lambrecht e Kenneth van Rooy (Wagner Bazin WB) e David Haverdings (Baloise Glowi Lions) tentava fazer a ponte para os três da frente.
A 68km do fim, o grupo perseguidor foi alcançado. Tibor del Grosso (Alpecin – Deceuninck) estava a mexer na corrida e acabou por sofrer uma queda. O neerlandês ainda teve de trocar de bicicleta, mas conseguiu reentrar no pelotão. 15km depois, um corte aconteceu no pelotão devido ao forte ritmo nos setores de pavê. A 48km do fim, Valentin Retailleau perdeu o contacto com a frente da corrida e foi alcançado. 8km depois, Filip Maciejuk e Tuur Dens acabaram por ser também alcançados pelo pelotão. Ataques começaram a acontecer no pelotão, mas nenhum deles teve sucesso.
Fantástico triunfo de Timo Kielich
A 31km da meta, Timo Kielich atacou e conseguiu isolar-se na frente da corrida. 11km depois, a Uno-X Mobility e a Soudal Quick-Step mostravam-se ativas na frente do pelotão, mas o belga seguia com um forte ritmo e tinha uma vantagem de 35s. A 10km da meta, começou a haver marcação entre várias equipas no pelotão e Kielich seguia assim isolado com uma vantagem de 20s. 2km depois, Rasmus Wallin aproveitou para mexer na corrida e rapidamente fez a ponte para o belga.
Várias equipas apareceram na frente do pelotão, nos kms finais, mas Timo Kielich e Rasmus Wallin estavam a cooperar muito bem. Os dois conseguiram resistir ao forte ritmo do pelotão e acabaram por disputar a vitória ao sprint. Mesmo em cima do risco de meta, o belga conseguiu ser mais forte ao sprint que o dinamarquês para conquistar assim a Antwerp Port Epic. Tim Merlier foi mais forte ao sprint no pelotão que Laurenz Rex e Tibor del Grosso para fechar o pódio a 3s.
Iúri Leitão (Caja Rural – Seguros RGA) não terminou a corrida.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Antwerp Port Epic
