Tim Merlier conquista Brussels Classic após sprint demolidor!
O belga, Campeão da Europa, Tim Merier (Soudal Quick-Step) venceu a Brussels Classic, uma clássica de 205.5km entre Etterbeek e Bruxelas, batendo ao sprint o francês Alexis Renard (Cofidis) e o campeão belga Arnaud De Lie (Lotto). Merlier confirmou a sua excelente forma e somou o seu oitavo triunfo da temporada com um sprint demolidor.
Fuga facilmente se forma
A Brussels Classic começou com Cyril Barthe (Groupama – FDJ), Theodor Clemmensen (Red Bull – Bora – hansgrohe), Lionel Taminiaux (Lotto), Jelle Johannink (Unibet Tietema Rockets), Baptiste Vadic (Team TotalEnergies), Petr Keleman (Tudor Pro Cycling Team), Alessandro Iacchi (Team Solution Tech – Vini Fantini) e Tom Portsmouth (Wagner Bazin WB) a saírem do pelotão e a formarem a fuga do dia. Os oito conseguiram uma vantagem de 3:00 sobre o pelotão.
Por volta do km 80, um dos candidatos a lutar por um lugar do pódio, Max Kanter (XDS Astana Team) acabou por abandonar a corrida. O pelotão impunha um ritmo tranquilo e a fuga tinha agora uma vantagem de 4:20. Alguns kms depois, Cyril Barthe sofreu um problema mecânico, mas conseguiu reentrar no grupo da frente.
Ataques no pelotão e forte trio isola-se na frente da corrida
A 88km do fim, Alessandro Iacchi deixou de ter capacidade para seguir o ritmo do grupo da frente. No pelotão, vários ataques aconteceram, mas nenhum ciclista ganhou um espaço importante. 8km depois, Jonas Abrahamsen (Uno-X Mobility), Dries van Gestel (Soudal Quick-Step), Laurenz Rex (Intermarché – Wanty), Tobias Lund Andresen (Team Picnic PostNL), Tim van Dijke (Red Bull – Bora – hansgrohe), Edward Planckaert (Alpecin – Deceuninck), Arjen Livyns (Lotto) e Rory Townsend (Q36.5 Pro Cycling Team) saltaram do pelotão e fizeram a ponte para Iacchi.
A 67km do fim, o grupo perseguidor fez a ponte para o grupo da frente. 7km depois, Jonas Abrahamsen, Tim van Dijke e Edward Planckaert atacaram e conseguiram isolar-se na frente da corrida. Os ciclistas que ficaram em posição intermédia acabaram por ser alcançados pelo pelotão. A Intermarché – Wanty, a Lotto e a Soudal Quick-Step assumiram a perseguição e controlavam a vantagem do forte trio da frente.
Poderoso sprint de Tim Merlier
A 10km da meta, Edward Planckaert, Jonas Abrahamsen e Tim van Dijke acabaram por ser alcançados pelo pelotão. 2km depois, Eddy Le Huitouze (Groupama – FDJ) atacou e conseguiu uma pequena vantagem. A 5km da meta, o jovem francês acabou por ser alcançado. Logo a seguir, Johan Geens (Team Flanders – Baloise) tentou surpreender com um ataque de longe e conseguiu uma ligeira vantagem. A 1.5km da meta, o belga acabou por ser alcançado.
Nos metros finais, a Team Picnic PostNL assumiu o comando. Tim Merlier estava sozinho, mas seguia muito bem posicionado. O Campeão da Europa lançou o sprint final e não deu hipótese para conquistar assim a sua oitava vitória da temporada na Brussels Classic. Alexis Renard surpreendeu ao conseguir ser mais forte que Arnaud De Lie e Milan Menten (Lotto) para ser segundo. Biniam Girmay (Intermarché – Wanty) não estava bem colocado e foi apenas vigésimo.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Getty Images
