Magnus Cort em busca da camisola amarela na etapa 1 do Critérium du Dauphiné!
Após o Giro d’Italia, o calendário World Tour segue em frente com o Critérium du Dauphiné. A corrida por etapas francesa é um momento importante antes do Tour de France, pois vários ciclistas vêm aqui testar a sua forma. A 77ª edição do Critérium du Dauphiné conta com um pelotão de luxo com várias estrelas do pelotão internacional que prometem dar um grande espetáculo na luta pela classificação geral. Em 2024, a vitória sorriu a Primoz Roglic (Red Bull – Bora – hansgrohe) que não estará presente para defender o seu título. Quem irá suceder ao esloveno?
Perfil
A primeira etapa do Critérium du Dauphiné apresenta um percurso de 195.8km entre Domérat e Montluçon. O dia contará com um sprint intermédio e sete contagens de quarta categoria. A fuga não deverá ter dificuldades a formar-se, mas o pelotão é bem capaz de não dar uma grande margem. Na segunda metade da etapa, o ritmo promete ser forte com várias equipas a poderem partir a corrida nas subidas explosivas presentes no percurso. Mesmo assim, o mais provável é termos uma chegada ao sprint entre os velocistas presentes no pelotão.

Favoritos
Magnus Cort (Uno-X Mobility) parte como principal favorito para a etapa 1 do Critérium du Dauphiné. Cort tem se mostrado num excelente nível esta temporada. O dinamarquês tem aqui uma excelente etapa para si e deverá querer uma corrida mais endurecida para que possa vingar numa chegada ao sprint.
Axel Laurance (Ineos Grenadiers) e Jonathan Milan (Lidl – Trek) são os maiores adversários de Magnus Cort. Laurance tem aqui uma jornada perfeita para as suas características. O francês é mais um dos velocistas presentes que vai querer uma corrida mais endurecida para que tenham mais chances para vencer. Milan está em grande forma esta temporada. O italiano pode muito bem ser o mais forte no final do dia, mas tudo dependerá do ritmo que a etapa tiver.
Mathieu van der Poel (Alpecin – Deceuninck) está a regressar de lesão. O neerlandês não está a 100%, mas mesmo assim, não deve ser descartado da luta pela vitória. Laurence Pithie (Red Bull – Bora – hansgrohe) e Jake Stewart (Israel – Premier Tech) já mostraram ser capazes de passar este tipo de dificuldades com os melhores. Ambos pretende regressar aos grandes resultados no World Tour e têm aqui uma boa etapa para o fazerem.
Simone Velasco (XDS Astana Team) e Bastien Tronchon (Decathlon AG2R La Mondiale) estão a andar muito bem esta temporada. Ambas deverão querer uma corrida mais endurecida para que tenham mais chances de lutar pela vitória da etapa. Tadej Pogacar (UAE Team Emirates – XRG) e Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) dão-se bem nestas etapas. Se a corrida for bastante endurecida e ambos tiveram oportunidade para ganhar segundos, podem muito bem mexer na corrida.
Nota ainda para Ben Healy (EF Education – EasyPost) e Romain Bardet (Team Picnic PostNL) que poderão mexer de longe para tentar vencer a etapa e para Maxim van Gils (Red Bull – Bora – hansgrohe), Jhonatan Narvaez (UAE Team Emirates – XRG), Emilien Jeannière (Team TotalEnergies) e Matteo Trentin (Tudor Pro Cycling Team) que poderão terminar entre os 10 primeiros.
Favoritos Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Magnus Cort
⭐⭐⭐⭐ Axel Laurance e Jonathan Milan
⭐⭐⭐ Mathieu van der Poel, Laurence Pithie e Jake Stewart
⭐⭐ Simone Velasco, Bastien Tronchon, Tadej Pogacar e Remco Evenepoel
⭐ Ben Healy, Romain Bardet, Maxim Van Gils, Jhonatan Narvaez, Emilien Jeannière e Matteo Trentin
Portugueses em prova
Nenhum ciclista português estará presente na corrida.
Transmissão em direto
Podes acompanhar a corrida em direto na Eurosport 2 a partir das 12h05.
Foto de Capa: EFE
