Storm Ingebrigtsen vinga a fuga na etapa 1 do Tour of Norway e é o primeiro líder da geral!

O jovem norueguês Storm Ingebrigtsen (Team Coop – Repsol) venceu a primeira etapa do Tour of Norway, uma ligação de 180km com partida e chegada em Sola, após isolar-se a 2km da meta. O britânico Matthew Brennan (Team Visma | Lease a Bike) impôs-se ao sprint no pelotão para ser segundo a 3s. O neerlandês Tibor del Grosso (Alpecin – Deceuninck) fechou o pódio. Ingebrigtsen estreou-se a vencer como profissional e é o primeiro camisola amarela.

Fuga facilmente se forma e echelons acontecem no pelotão

A primeira etapa do Tour of Norway começou com Daniel Arnes e Trym Brennsaeter (Seleção da Noruega), Eirik Vang Aas e Storm Ingebrigtsen (Team Coop – Repsol), Joshua Gudnitz (Team Coloquick) e Ludvik Holstad (Lillenhamer CK Continental Team) a saírem do pelotão e a formarem a fuga do dia. Os seis conseguiram uma vantagem de 3:00 sobre o pelotão. Ao km 50, na primeira contagem do dia, Ingebrigtsen foi o primeiro a passar no topo. Alguns kms depois, Vang Aas teve de trocar de bicicleta, mas conseguiu reentrar no pelotão.

A 80km do fim, Gudnitz foi o primeiro a passar no alto da segunda contagem do dia. 10km depois, o forte ritmo com o vento e a chuva provocaram cortes no pelotão. O vencedor da última edição e um dos principais candidatos à geral, Axel Laurance (Ineos Grenadiers) ficou envolvido numa queda e foi obrigado a abandonar a corrida.

Fuga consegue vingar em Sola

A 40km do fim, os seis da frente ainda tinham uma vantagem de 4:00 sobre o pelotão. 10km depois, mais echelons aconteceram e o pelotão reduzido a cerca de 40 ciclistas. No sprint intermédio do dia, Arnes conquistou a bonificação máxima. Poucos kms depois, Brennsaeter e Holdstad perderam o contacto com o grupo da frente e foram alcançados.

A 10km da meta, Ethan Vernon (Israel – Premier Tech) deixou de ter capacidade para seguir o ritmo do pelotão. O quarteto da frente ainda tinha uma vantagem de 50s sobre o pelotão. Cerca de 4km depois, o vento mudou de direção e começou a prejudicar os quatro da frente.

A 2km da meta, Storm Ingebrigtsen atacou e conseguiu isolar-se. O resto dos ciclistas que estavam no grupo da frente acabaram por ser alcançados. Ingebrigtsen não quebrou no técnico km final e acabou por conquistar assim a sua primeira vitória como profissional na etapa 1 do Tour of Norway. Matthew Brennan não deu hipótese ao sprint no pelotão para ser segundo a 3s. Tibor del Grosso foi mais forte que Sebastian Molano (UAE Team Emirates – XRG) para ser terceiro.

Jorgen Nordhagen (Team Visma | Lease a Bike) e Kevin Vermaerke (Team Picnic PostNL) perderam 25s e Maxim Van Gils (Red Bull – Bora – hansgrohe) 1:32.

Rui Oliveira (UAE Team Emirates – XRG) foi 89º a 12:40.

Storm Ingebrigtsen é assim o primeiro líder da classificação geral, da montanha, dos pontos e da juventude do Tour of Norway.

Storm Ingebrigtsen é o primeiro camisola amarela do Tour of Norway
Storm Ingebrigtsen é o primeiro camisola amarela do Tour of Norway

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: Szymon Gruchalski

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock