Alexis Guérin triunfa em Seia e conquista GP Beiras e Serra da Estrela!
O francês Alexis Guérin (Anicolor – Tien21) venceu a última etapa do GP Beiras e Serra da Estrela, uma ligação de 180.2km entre Pinhel e Seia, batendo ao sprint na colina final o colombiano Jesus David Peña (AP Hotels & Resorts – Tavira – SC Farense). Artem Nych (Anicolor – Tien21) completou o pódio a 1:25. Alexis Guérin confirmou o seu bom momento de forma e deu a terceira vitória consecutiva na geral do GP Beiras e Serra da Estrela à Anicolor – Tien21.
Aventura da fuga do dia
A última etapa do GP Beiras e Serra da Estrela começou com diversas tentativas de ataque com Pedro Silva (Anicolor – Tien21), Antonio Angulo (Burgos Burpellet BH), Unai Aznar e Pablo Carrascosa (Equipo Kern Pharma), Hugo Nunes (Credibom – LA Alumínios – Marcos Car), Pedro Pinto (Efapel Cycling), André Ribeiro e Gasper Gonçalves (GI Group Holding – Simoldes – UDO), Alberto Alvarez (Rádio Popular – Paredes – Boavista) e Gonçalo Carvalho (Tavfer – Ovos Matinados – Mortágua) a formarem a fuga do dia. Os dez conseguiram uma vantagem de 3:00 sobre o pelotão.
Ao km 60, na meta volante em Gouveia, Antonio Angulo somou a pontuação máxima. 19km depois, na contagem nas Penhas Douradas, Hugo Nunes foi o primeiro a passar no topo. O pelotão começou a aumentar o ritmo e a vantagem do grupo da frente começava a cair. A 60km do fim, na meta volante em Teixoso, Angulo foi novamente o mais forte. 7km depois, os ciclistas entraram na principal subida do dia, a Torre, com 20.2km a 6.4%. O ritmo do pelotão era elevado e a fuga do dia acabou por ser alcançada.
Alexis Guérin vinga em Seia e conquista a camisola amarela
Na subida à Torre, a corrida partiu completamente com Alexis Guérin e Jesus David Peña a isolaram-se na frente da corrida. David Peña acabou por ser o primeiro a passar no topo da subida. Artem Nych perseguia a solo o duo da frente, mas não estava a conseguir fechar o espaço. Fernando Barceló (Caja Rural – Seguros RGA), Mikel Bizkarra e Jon Agirre (Euskaltel – Euskadi), Sergio Chumil (Burgos Burpellet BH), Unai Iribar (Equipo Kern Pharma) e Keegan Swirbul (Efapel Cycling) tentavam ainda fazer a ponte para Nych.
Alexis Guérin e Jesus David Peña e acabaram por disputar a vitória na colina final em Seia de 1.6km a 5.1%. O francês acabou por ser mais forte ao sprint que o colombiano para conquistar assim a última etapa do GP Beiras e Serra da Estrela. Artem Nych ainda conseguiu ser terceiro a 1:25 para completar o grande dia da Anicolor – Tien21. Fernando Barceló e Sergio Chumil fecharam o top5 a 1:44.
Joaquim Silva foi o melhor português em 16º a 4:22. Na geral, o veterano da Efapel Cycling foi também o melhor português em 13º a 4:35.
Alexis Guérin conquistou assim a classificação geral do GP Beiras e Serra da Estrela, batendo Jesus David Peña por 6s e Artem Nych por 1:31. Daniel Dias (Rádio Popular – Paredes – Boavista) venceu a montanha e Francisco Pereira (Feirense – Beeceler) as metas volantes. Ibai Azanza (Equipo Kern Pharma) foi o melhor jovem e a Euskaltel – Euskadi a melhor equipa. Unai Aznar foi o combativo do dia na etapa final.


Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Igor Martins
