Lorena Wiebes triunfa na etapa 1 da Vuelta a Burgos Feminas e é a primeira líder da geral!
A neerlandesa, Campeã da Europa, Lorena Wiebes (Team SD Worx – Protime) venceu a primeira etapa da Vuelta a Burgos Feminas, uma ligação de 125km entre Burgos e Poza de la Sal, batendo ao sprint no muro final a italiana Elisa Balsamo (Lidl – Trek). A belga, Campeã do Mundo, Lotte Kopecky (Team SD Worx – Protime) lançou a sua colega de equipa e ainda foi terceira. Wiebes confirmou o favoritismo e é assim a primeira camisola roxa.
Fuga consegue formar-se
A primeira etapa da Vuelta a Burgos Feminas começou com diversas tentativas de ataque, mas nenhuma delas teve sucesso. Por volta do km 10, Morgane Coston (Roland) e Idoia Eraso (Laboral Kutxa – Fundacion Euskadi) atacaram e formaram a fuga do dia. Ally Wollaston (FDJ-Suez) e Oceane Mahe (Arkea-B&B Hotels) tentaram fazer a ponte para as duas da frente, mas não tiveram sucesso. Logo a seguir, Coston foi a primeira a passar no alto da primeira contagem do dia. As duas da frente conseguiram uma vantagem de 5:30 sobre o pelotão.
Ao km 30, Virginia Bortoli (Top Girls Fassa Bortolo) atacou e tentava chegar ao grupo da frente. 7km depois, na segunda contagem do dia, Coston foi novamente a primeira a passar no topo. Poucos kms depois, Bortoli acabou por ser alcançada pelo pelotão.
Echelons marcam segunda metade da corrida
A 50km do fim, o pelotão começou a aumentar o ritmo e a vantagem das duas da frente começava a cair. 12km depois, echelons aconteceram no pelotão. Um grupo composto por Lorena Wiebes, Lotte Kopecky e Barbara Guarischi (Team SD Worx – Protime), Elisa Longo Borghini e Paula Blasi (UAE Team ADQ), Célia Gery (FDJ-Suez), Antonia Niedermaier (Canyon//SRAM zondacrypto), Aude Biannic (Movistar Team), Ceylin Alvarado (Fenix – Deceuninck), Franziska Koch (Team Picnic PostNL) e Kathrin Schweinberger (Human Powered Health) fizeram a ponte para as duas da frente.
A 27km do fim, Schweinberger, Alvarado, Coston, Blasi e Eraso acabaram por ceder. O pelotão partiu mais uma vez devido ao forte ritmo. 2km depois, Marlen Reusser (Team SD Worx – Protime) atacou e fez a solo a ponte para o grupo da frente. Logo a seguir, um grupo onde estava Juliette Labous (FDJ-Suez) e Elisa Balsamo juntou-se à frente da corrida. Na dianteira, estava agora um reduzido pelotão de cerca de 20 ciclistas com uma vantagem de 20s sobre um pequeno grupo onde estavam Elise Chabbey (FDJ-Suez) e Nienke Vinke (Team Picnic PostNL). Célia Gery acabou por ser a primeira a passar no alto da última contagem do dia.
Poderoso sprint de Lorena Wiebes no muro final
A 18km da meta, o grupo de Elise Chabbey e Nienke Vinke conseguiu reentrar no reduzido pelotão. 1km depois, Steffi Haberlin (Team SD Worx – Protime) e Célia Gery atacaram e conseguiram isolar-se na frente da corrida. No reduzido pelotão ficaram a marcar-se e as duas conseguiram uma vantagem de 50s. A 13km da meta, Gery somou a pontuação máxima no último sprint intermédio do dia. Elisa Longo Borghini conquistou 1s de bonificação. 5km depois, um grande grupo conseguiu reentrar no pelotão. A Lidl – Trek e a Canyon//SRAM zondacrypto assumiram a perseguição e começavam a fechar o espaço para o duo da frente.
A 1.6km da meta, as ciclistas entraram no muro final em Poza de la Sal, que tem uma pendente média ded 5.9%. Célia Gery tentou de imediato largar Steffi Haberlin, mas não teve sucesso. 400 metros depois, as duas foram alcançadas. A cerca de 500 metros da meta, Lotte Kopecky assumiu o comando e começou a lançar o sprint de Lorena Wiebes. Nos últimos metros, a Campeã da Europa conseguiu ser mais forte que Elisa Balsamo para vencer assim a etapa 1 da Vuelta a Burgos Feminas. Kopecky ainda foi mais forte que Elisa Longo Borghini para ser terceiro.
Alguns cortes aconteceram nos metros finais com Marlen Reusser, Juliette Labous, Antonia Niedermaier, Amanda Spratt (Lidl – Trek), Katrine Aalerud (Uno-X Mobility) e Yara Kastelijn (Fenix – Deceuninck) a perderam 5s. Nienke Vinke perdeu 14s e Kim Cadzow (EF Education – Oatly) 17s.
Lorena Wiebes é assim a primeira líder da classificação geral e dos pontos da Vuelta a Burgos Feminas. Linda Zanetti (Uno-X Mobility) é a primeira líder da juventude e Morgane Coston da montanha.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Getty Images
