Poderá a fuga vingar novamente na etapa 11 do Giro d’Italia?
Disputa-se hoje a décima primeira etapa do Giro d’Italia que nos promete um grande espetáculo na luta pela vitória. A fuga pode muito bem ter mais uma chance para vingar, mas os favoritos à geral poderão também querer partir a corrida, pois as próximas três etapas podem ser disputadas pelos sprinters. Wout Poels (XDS Astana Team) tem aqui uma excelente oportunidade. Irá o neerlandês fechar a tripla de vitórias de etapa em grandes voltas?
Perfil
A décima primeira etapa do Giro d’Italia apresenta um percurso de 186km entre Viareggio e Castelnovo Ne’Monti. O dia contará com dois sprints intermédios, um km red bull e três subidas categorizadas. A etapa promete começar com um ritmo alto com vários ciclistas a quererem entrar na fuga do dia. No Alpe San Pellegrino, com 13.7km a 8.8%, o ritmo promete aumentar e a corrida pode bem começar a partir. Se a fuga ainda não se tiver formado, vários ataques podem bem acontecer.
No Toano, com 11.1km a 4.9%, o pelotão é bem capaz de perder elementos e a fuga pode partir ainda mais. A 10.7km da meta, os ciclistas entram na última subida do dia, a Pietra di Bismantova, com 5.8km a 5.8%, e ataques podem muito bem acontecer. Após o topo, têm uma ligeira rampa que os levará a uma dura rampa a cerca de 2.2kma da meta. Os últimos 1.1km são em falso plano e poderemos ter um ciclista a cruzar a meta em solitário ou uma chegada ao sprint num pequeno grupo.

Favoritos
Wout Poels (XDS Astana Team) parte como principal favorito para a etapa 11 do Giro d’Italia. Poels tem se mostrado bem esta temporada. O neerlandês tem se poupou-se durante a primeira semana e tem aqui uma grande chance para fechar a tripla de vitórias em grandes voltas.
Romain Bardet (Team Picnic PostNL) e Wilco Kelderman (Team Visma | Lease a Bike) são os maiores adversários de Wout Poels. Bardet já perdeu bastante tempo na geral. O francês procura também fechar a tripla das grandes voltas e pode ter aqui uma boa etapa para o fazer. Kelderman pode também ter liberdade em ir para a fuga no dia de hoje. O neerlandês procura a sua primeira vitória no World Tour e tem aqui uma ótima etapa para as suas características.
Paul Double (Team Jayco-AlUla) pode bem ir para a fuga para somar pontos para a camisola da montanha, mas mesmo assim não deve ser descartado da luta pela vitória. Christian Scaroni e Lorenzo Fortunato são mais duas armas da XDS Astana Team para o dia de hoje. Ambos estão a andar muito bem esta temporada e qualquer um dos dois parece ter capacidade para vencer no dia de hoje.
Primoz Roglic (Red Bull – Bora – hansgrohe) parece estar a subir de forma. O esloveno tem uma boa etapa para si e se tiver oportunidade pode tentar ganhar segundos. Juan Ayuso (UAE Team Emirates – XRG) também se dá bem nestas jornadas. O espanhol tanto pode vencer em solitário como ao sprint num pequeno grupo. Antonio Tiberi (Bahrain Victorious) e Giulio Ciccone (Lidl – Trek) parecem estar num bom momento. Os dois italianos costumam se dar bem nestas jornadas e podem muito bem vencer ao sprint num pequeno grupo.
Nota ainda para Simon Yates (Team Visma | Lease a Bike), Richard Carapaz (EF Education – EasyPost), Egan Bernal (Ineos Grenadiers) e Isaac Del Toro (UAE Team Emirates – XRG) que poderão estar entre os melhores dos candidatos à geral e para Marco Frigo (Israel – Premier Tech) e Embret Svestad-Bardseng (Arkea-B&B Hotels) que poderão ir para a fuga para tentar vencer a etapa.
Favoritos Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Wout Poels
⭐⭐⭐⭐ Romain Bardet e Wilco Kelderman
⭐⭐⭐ Paul Double, Christian Scaroni e Lorenzo Fortunato
⭐⭐ Primoz Roglic, Juan Ayuso, Antonio Tiberi e Giulio Ciccone
⭐ Simon Yates, Richard Carapaz, Egan Bernal, Isaac Del Toro, Marco Frigo e Embrest Svestad-Bardseng
Portugueses em prova
Afonso Eulálio (Bahrain Victorious) é o único português presente e estará com o dorsal #34.
Transmissão em direto
Podes acompanhar a corrida em direto na Eurosport 1 a partir das 11h00.
Foto de Capa: SprintCyclingAgency
