Wout van Aert regressa às vitórias na etapa 9 do Giro d’Italia! Isaac Del Toro é o novo líder!

O belga Wout van Aert (Team Visma | Lease a Bike) venceu a nona etapa do Giro d’Italia, uma ligação de 181km entre Gubbio e Siena, batendo ao sprint o mexicano Isaac Del Toro (UAE Team Emirates – XRG). O italiano Giulio Ciccone (Lidl – Trek) fechou o pódio a 58s. van Aert estreou-se a vencer esta temporada e fechou a tripla de vitórias de etapas em grandes voltas. Del Toro também fez história ao tornar-se no primeiro mexicano a envergar a Maglia Rosa.

Fuga facilmente se forma

A nona etapa do Giro d’Italia começou com Kaden Groves e Quinten Hermans (Alpecin – Deceuninck), Dries De Bondt (Decathlon AG2R La Mondiale) e Milan Fretin (Cofidis) a saltaram do pelotão e a formarem a fuga do dia. Luke Lamperti (Soudal Quick-Step) e Taco van der Hoorn (Intermarché – Wanty) também saíram do pelotão e tentavam fazer a ponte para os quatro da frente. Ao km 20, os dois perseguidores chegaram ao grupo da frente. 26km depois, De Bondt somou a pontuação máxima no primeiro sprint intermédio do dia. Os seis da frente tinham uma vantagem de 2:00 sobre o pelotão.

Ao km 52, na primeira contagem do dia, Hermans foi o primeiro a passar no alto. Poucos kms depois, Fretin sofreu uma queda, mas conseguiu reentrar no grupo da frente. Ao km 91, no segundo sprint intermédio do dia, De Bondt conquistou novamente a pontuação máxima. O pelotão começava a aumentar o ritmo e a fuga tinha agora uma vantagem de 1:30.

Sterrato começa a partir a corrida e azar de Primoz Roglic e Tom Pidcock

A 66km do fim, já no primeiro setor de sterrato do dia, Mads Pedersen (Lidl – Trek) acelerou e o pelotão começou a partir. Diego Ulissi e Lorenzo Fortunato (XDS Astana Team), David Gaudu (Groupama – FDJ) e Max Poole (Team Picnic PostNL) acabaram por ficar cortados. 2km depois, Quinten Hermans e Kaden Groves conseguiram isolar-se na frente da corrida. A 52km do fim, Michael Storer (Tudor Pro Cycling Team) sofreu uma queda e tinha agora de minimizar as perdas. 1km depois, Primoz Roglic (Red Bull – Bora – hansgrohe) e Tom Pidcock (Q36.5 Pro Cycling Team) ficaram envolvidos numa queda. Derek Gee (Israel – Premier Tech) sofreu um furo.

A 50km do fim, Isaac Del Toro atacou no pelotão e foi seguido por Brandon Rivera, Egan Bernal e Thymen Arensman (Ineos Grenadiers) e Wout van Aert. Os cinco rapidamente se juntaram a Hermans e Groves na frente da corrida. Juan Ayuso e Adam Yates (UAE Team Emirates – XRG), Antonio Tiberi e Afonso Eulálio (Bahrain Victorious), Richard Carapaz (EF Education – EasyPost), Tom Pidcock, Giulio Ciccone e Simon Yates (Team Visma | Lease a Bike) ficaram num reduzido pelotão. Primoz Roglic ainda estava cortado.

A 46km do fim, Roglic sofreu um furo e estava agora com Derek Gee e Giulio Pellizzari (Red Bed Bull – Bora – hansgrohe). 1km depois, Pidcock perdeu o contacto com o reduzido pelotão, após sofrer um furo e foi alcançado pelo grupo de Roglic. 5km depois, Groves e Hermans perderam o contacto com a frente da corrida. O grupo de Pidcock e Roglic receberam ainda mais elementos. Storer e Damiano Caruso (Bahrain Victorious) eram dois desses ciclistas. Afonso Eulálio deixou de ter capacidade para seguir o ritmo do pelotão.

Isaac Del Toro e Wout van Aert enormes no sterrato

A 39km do fim, Thymen Arensman sofreu um problema mecânico e foi alcançado pelo reduzido pelotão. 5km depois, Chris Harper (Team Jayco-AlUla) e Mathias Vacek (Lidl – Trek) atacaram e tentavam chegar ainda à frente da corrida. A 27km do fim, Harper deixou de ter capacidade para seguir Vacek e foi alcançado pelo reduzido pelotão. 4km depois, o checo conseguiu fazer a ponte para a frente da corrida. Os cinco da frente tinham agora 1:00 de vantagem sobre o reduzido pelotão e 1:40 sobre o grupo de Primoz Roglic e Tom Pidcock.

A 20km da meta, Isaac Del Toro atacou e Wout van Aert foi o único que teve capacidade para o seguir. 1km depois, Egan Bernal juntou-se novamente ao mexicano e ao belga. Poucos metros depois, Mathias Vacek conseguiu também reentrar no grupo da frente. A 16km da meta, Del Toro atacou mais uma vez e só van Aert o conseguiu seguir. Vacek e Bernal ficaram juntos, mas não conseguiam fechar o espaço para os dois da frente.

Wout van Aert vinga e Isaac Del Toro conquista a Maglia Rosa

A 8km da meta, Mathias Vacek esperou pelo reduzido pelotão para ajudar Giulio Ciccone. 2km depois, Egan Bernal foi também alcançado. Isaac Del Toro e Wout van Aert seguiram juntos e iam disputar a etapa no muro final em Siena de 700 metros a 9.1%. O mexicano entrou com tudo no muro final, mas o belga conseguiu seguir a sua roda. Nos últimos metros, van Aert passou Del Toro e conseguiu ser mais forte ao sprint que o jovem mexicano para vencer assim a etapa 9 do Giro d’Italia. Giulio Ciccone bateu Richard Carapaz ao sprint para ser terceiro a 58s. Simon Yates chegou com Antonio Tiberi a 1:00.

Juan Ayuso foi apenas 7º a 1:07. Thymen Arensman, Egan Bernal e Adam Yates fecharam o top10 a 1:10. Tom Pidcock, Primoz Roglic e Derek Gee perderam 2:22 e Michael Storer 2:27.

Afonso Eulálio fez uma bela etapa ao serviço de Antonio Tiberi e foi 85º a 15:01.

Isaac Del Toro é o novo líder da classificação geral do Giro d’Italia e tem uma vantagem de 1:13 sobre Juan Ayuso e 1:30 sobre Antonio Tiberi. Primoz Roglic é agora 10º a 2:25. O mexicano também lidera a juventude. Lorenzo Fortunato segue líder da montanha e Mads Pedersen dos pontos.

Isaac Del Toro é o novo Maglia Rosa do Giro d'Italia
Isaac Del Toro é o novo Maglia Rosa do Giro d’Italia

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Classificações do Passatempo

Fotos: Giro d’Italia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock