Luke Plapp vinga a fuga na etapa 8 do Giro d’Italia! Diego Ulissi é o novo líder!

O australiano Luke Plapp (Team Jayco-AlUla) venceu a oitava etapa do Giro d’Italia, uma ligação de 197km entre Giulianova a Castelraimondo, após isolar-se a 45.5km da meta. O neerlandês Wilco Kelderman (Team Visma | Lease a Bike) bateu ao sprint o italiano Diego Ulissi (XDS Astana Team) para ser segundo a 38s. O pelotão só cruzou a linha de meta a 4:50 e isso fez com que Ulissi subisse assim à liderança da classificação geral.

Corrida bastante ofensiva desde os kms iniciais

A oitava etapa do Giro d’Italia começou com diversas tentativas de ataque, mas nenhuma delas teve sucesso. Ao km 5, Mattia Cattaneo (Soudal Quick-Step), Mads Pedersen (Lidl – Trek) e Davide De Pretto (Team Jayco-AlUla) atacaram e conseguiram uma pequena vantagem. 12km depois, Wout van Aert (Team Visma | Lease a Bike), Marco Frigo (Israel – Premier Tech) e Kevin Geniets (Groupama – FDJ) tentaram fazer a ponte para o trio da frente, mas não tiveram sucesso. Os ataques continuaram no pelotão, durante vários kms, mas nenhum ciclista estava a conseguir ganhar um espaço importante.

Ao km 50, no primeiro sprint intermédio do dia, Mads Pedersen conquistou a pontuação máxima. Logo a seguir, o trio da frente foi alcançado. Ao km 57, Nairo Quintana (Movistar Team) e Davide Piganzoli e Alessandro Tonelli (Team Polti VisitMalta) conseguiram uma pequena vantagem. 3km depois, Romain Bardet (Team Picnic PostNL), Louis Meintjes (Intermarché – Wanty) e Wilco Kelderman chegaram ao grupo da frente. Piganzoli acabou por ser o primeiro passar no alto da primeira contagem do dia. Por volta do km 77, o grupo da frente acabou por ser alcançado.

Fuga finalmente consegue formar-se

Ao km 85, a fuga finalmente se conseguiu formar e era composta por Jonathan Lastra, Sylvain Moniquet e Stefano Oldani (Cofidis), Lorenzo Fortunato e Diego Ulissi (XDS Astana Team), Wilco Kelderman e Dylan Van Baarle (Team Visma | Lease a Bike), Luke Plapp e Koen Bouwman (Team Jayco-AlUla), Andrea Vendrame e Nicolas Prodhomme (Decathlon AG2R La Mondiale), Remy Rochas (Groupama – FDJ), Igor Arrieta (UAE Team Emirates – XRG), Damien Howson (Q36.5 Pro Cycling Team), Marco Firgo, Romain Bardet, Davide Formolo (Movistar Team), Georg Steinhauser (EF Education – EasyPost), Mattia Bais (Team Polti VisitMalta) e Manuele Tarozzi (VF Group – Bardiani CSF – Faizanè). 5km depois, Fortunato conquistou a pontuação máxima no segundo sprint intermédio do dia.

A 97km do fim, já na Sassotetto, com 13.1km a 7.4%, o grupo da frente acabou por partir com Arrieta, Ulissi, Fortunato, Plapp, Bardet, Frigo, Prodhomme, Steinhauser, Kelderman, Van Baarle e Howson a ficarem isolados. 5km depois, Fortunato foi mais forte que Bardet para ser o primeiro a passar no topo da segunda contagem do dia. Os dois continuaram com o ataque e ganharam assim uma pequena vantagem. A 81km do fim, Steinhauser e Vendrame chegaram aos dois da frente. 6km depois, Kelderman, Frigo, Van Baarle, Arrieta, Fortunato, Ulissi, Tarozzi, Moniquet e Bouwman chegaram também à dianteira.

Fuga começa a partir e Luke Plapp acaba por se isolar

A 70km do fim, Igor Arrieta, Luke Plapp e Georg Steinhauser conseguiram isolar-se na frente da corrida. Poucos kms depois, Wilco Kelderman, Diego Ulissi, Andrea Vendrame e Romain Bardet fizeram a ponte para o trio da frente. A cooperação não era a ideal na dianteira, mas mesmo assim, estavam a conseguir aumentar a vantagem que tinham sobre os perseguidores. A 52km do fim, Ulissi e Kelderman atacaram e conseguiram uma pequena vantagem. Logo a seguir, Steinhauser, Plapp e Arrieta tentavam fazer a ponte para o grupo da frente. Lorenzo Fortunato e Nicolas Prodhomme atacaram e tentavam ainda chegar à frente da corrida.

A 47km do fim, Igor Arrieta e Luke Plapp largaram Georg Steinhauser e conseguiram fazer a ponte para Wilco Kelderman e Diego Ulissi. 1.5km depois, Plapp atacou e ninguém o conseguiu seguir. O australiano ganhou um espaço importante e foi o primeiro a passar no topo da terceira contagem do dia. Fortunato e Prodhomme chegaram a Vendrame e Bardet e começavam a fechar o espaço para Steinhauser. Poucos kms depois, os quatro conseguiram chegar ao alemão.

Grande solo de Luke Plapp e Diego Ulissi conquista a Maglia Rosa

A 25km da meta, Luke Plapp tinha mais de 1:00 de vantagem sobre os três perseguidores. 4km depois, Igor Arrieta atacou e tentava ainda chegar a Plapp. O australiano acabou por conquistar a pontuação máxima no km red bull. A 12km da meta, Arrieta recebeu novamente a companhia de Wilco Kelderman e Diego Ulissi. 6km depois, o espanhol deixou de ter capacidade para seguir o neerlandês e o italiano. Poucos kms depois, Tom Pidcock (Q36.5 Pro Cycling Team) tentou sair do pelotão, mas não teve sucesso.

Luke Plapp manteve o seu ritmo e estreou-se assim a vencer no World Tour na etapa 8 do Giro d’Italia. Wilco Kelderman foi mais forte ao sprint que Diego Ulissi para ser segundo a 38s. Igor Arrieta foi quarto a 1:22 e Nicolas Prodhomme a 1:35. Lorenzo Fortunato chegou com Andrea Vendrame a 1:48. Juan Ayuso (UAE Team Emirates – XRG) ainda ganhou 1s aos seus adversários ao sprint e foi assim 11º a 2:49.

Afonso Eulálio (Bahrain Victorious) foi 67º a 7:57.

Diego Ulissi é o novo líder da classificação geral do Giro d’Italia com 12s sobre Lorenzo Fortunato e 17s sobre Primoz Roglic (Red Bull – Bora – hansgrohe). Fortunato segue líder da montanha, Mads Pedersen dos pontos e Juan Ayuso da juventude.

Diego Ulissi é o novo Maglia Rosa do Giro d'Italia
Diego Ulissi é o novo Maglia Rosa do Giro d’Italia

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Classificações do Passatempo

Fotos: Giro d’Italia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock