Site icon Ciclismo Mundial

Bronze para Iúri Leitão no Scratch no dia 2 dos Campeonatos do Mundo de Pista!

Portugal's #36 Iuri Leitao celebrates after winning third place in the men's scratch 10km final event of the 2025 UCI Track World Championships at the Penalolen Velodrome, in Santiago, on October 23, 2025. (Photo by Javier TORRES / AFP)

Os Campeonatos do Mundo de Pista seguiram em frente esta madrugada e contaram com o segundo dia de provas de enorme espetáculo. Portugal esteve presente no Velódromo de Santiago pela primeira vez com Iúri Leitão a conseguir uma grande batalha de Bronze no Scratch masculino, onde Moritz Augenstein surpreendeu os principais favoritos. Lara Gillespie brilhou na Eliminação, Harrie Lavreysen continua a fazer história no Keirin e a Dinamarca e Itália dominaram a Perseguição Coletiva masculina e feminina, respetivamente.

Scratch Masculino

Moritz Augenstein conseguiu uma surpreendente vitória nos Campeonatos do Mundo de Pista (Foto: UCI)

No Scratch masculino tivemos uma corrida caótica de início a fim. Um pequeno grupo acabou por se formar na fase final da corrida e a vitória acabou por ser decidida ao sprint. Moritz Augenstein surpreendeu ao conseguir ser o mais forte para se sagrar Campeão do Mundo de Scratch. O neerlandês Yanne Dorenbos ficou com a Prata. O belga Jules Hesters foi o terceiro a cruzar a linha de meta, mas foi relegado para sexto por sprint irregular. Isto fez com que Iúri Leitão conseguisse o Bronze e desse assim a primeira medalha a Portugal nestes Campeonatos do Mundo.

O pódio do Scratch masculino com Yanne Dorenbos, Moritz Augenstein e Iúri Leitão (Foto: UCI)

Eliminação Feminina

Lara Gillespie juntou o Título Mundial de Eliminação ao Europeu (Foto: UCI)

Na Eliminação feminina, a irlandesa Lara Gillespie confirmou o seu bom momento de forma ao sagrar-se Campeã do Mundo. No sprint final, Gillespie conseguiu bater a “Rainha do Endurance, a britânica Katie Archibald. A jovem belga Helene Hesters fez uma enorme prova, após ficar envolvida numa queda, e ficou com o Bronze.

O pódio da Eliminação feminina com Katie Archibald, Lara Gillespie e Helene Hesters (Foto: UCI)

Keirin Masculino

Harrie Lavreysen dominou a final do Keirin Masculino (Foto: UCI)

Na Velocidade, o neerlandês Harrie Lavreysen continua a fazer história e conquistou novo Ouro no Keirin, após um sprint demolidor. O australiano Leigh Hoffman ficou com a Prata e o neerlandês Jeffrey Hoogland com o Bronze. O britânico Matthew Richardson não conseguiu qualificar-se para as meias-finais.

O pódio do Keirin Masculino com Leigh Hoffman, Harrie Lavreysen e Jeffrey Hoogland (Foto: UCI)

Perseguição Coletiva Masculina

Tobias Hansen, Rasmus Pedersen, Niklas Larsen, Frederik Madsen e Lasse Leth deram o Ouro à Dinamarca na Perseguição Coletiva masculina (Foto: UCI)

Os dinamarqueses Tobias Hansen, Niklas Larsen, Frederik Madsen e Rasmus Pedersen confirmaram o favoritismo e sagraram-se Campeões do Mundo de Perseguição Coletiva. Lasse Leth só competiu na qualificação, mas ficou também com o Ouro. Na final, a Dinamarca bateu os australianos Oliver Bleddyn, Blake Agnoletto, Conor Leahy e James Moriarty. Liam Walsh não competiu, na final, mas ficou também com a Prata.

Os neozelandeses Thomas Sexton, Marshall Erwood, Keegan Hornblow e Nicholas Kergozou bateram os americanos Ashlin Barry, Grant Koontz, Anders Johnson e Graerme Frislie para ficarem com o Bronze.

O pódio da Perseguição Coletiva masculina com Austrália, Dinamarca e Nova Zelândia (Foto: UCI)

Perseguição Coletiva Feminina

Federica Venturelli, Martina Alzini, Chiara Consonni, Vittoria Guazzini e Martina Fidanza brilharam na Perseguição Coletiva feminina (Foto: UCI)

Na perseguição coletiva feminina, a vitória sorriu às italianas Vittoria Guazzini, Martina Fidanza, Martina Alizini e Federica Venturelli. Chiara Consonni competiu apenas na qualificação, mas ficou também com o Ouro. Na final, a Itália bateu as alemãs Franziska Brausse, Lisa Klein, Messane Brautigam e Laura Sussemilch. Mieke Kroger não competiu na final, mas ficou também com a Prata.

As britânicas Madelaine Leech, Megan Barker, Josie Knight e Anna Morris bateram as belgas Helene Hesters, Katrijn de Clercq, Marith Vanhove e Luca Vierstraete para ficarem com o Bronze. Shari Bossuyt só competiu na ronda de qualificação, mas ficou também com o Bronze.

O pódio da Perseguição Coletiva feminina com Alemanha, Itália e Grã-Bretanha (Foto: UCI)

Foto de capa: AFP

Exit mobile version