Começaram ontem os Campeonatos Europeus de Pista para Juniores e Sub23 no Velódromo de Anadia, com 8 provas já disputadas e com vencedores coroados! Portugal esteve em ação em várias dessas provas, e conseguiu uma ou outra participação de destaque, mas ainda longe das medalhas que se esperam vir a obter nos próximos dias, em provas onde os Portugueses têm mais trabalhado para poderem brilhar!
Perseguição Individual Sub23
A perseguição individual foi uma das provas que animou esta primeira jornada em Anadia, com a italiana Vittoria Guazzini a conquistar um grande triunfo, cumprindo os 3km em 3:27:222, para se sagrar Campeã Europeia Sub23 da disciplina, dobrando na final a segunda classificada, a britânica Ella Barnwell. O pódio ficou completo com a também italiana Silvia Zanardi, com o tempo de 3:29:598.
Portugal não teve nenhuma representante nesta corrida.
Do lado masculino, também nos Sub23, a vitória sorriu ao alemão Nicolas Heinrich, que cumpriu os 4km em 4:13:524, batendo o compatriota Tobias Buck-Gramcko, que terminou em 4:14:784. Os tempos da luta pelo bronze foram melhores que os da final, o que apenas se deve ao facto de a prova de qualificação apurar os atletas para a disputa do Ouro e para a disputa do Bronze, com o italiano Manlio Moro a ser terceiro com 4:13:239, e o belga Noah Vandenbranden a ser quarto com 4:13:254.
Portugal esteve representado com Rodrigo Caixas, que realizou uma excelente manga qualificatória em 4:19:261, para bater o seu recorde pessoal por 8s e terminar na sétima posição!
Eliminação Sub23
A sempre emocionante corrida de Eliminação decorreu também neste primeiro dia para os Sub23, com a belga Shari Bossuyt a vencer e a conquistar o Título Europeu, batendo a britânica Sophie Lewis e a francesa Kristina Nenadovic, que completaram o pódio e que asseguraram as restantes medalhas.
Beatriz Roxo assegurou a representação portuguesa, concluindo na 12ª posição entre 17 ciclistas.
Na corrida masculina, a vitória sorriu ao tricolor italiano, com Davide Boscaro, que bateu aquele que seria talvez o maior favorito à partida, o alemão Tim Torn Teutenberg, e o polaco Filip Prokopyszyn, para conquistar a medalha de Ouro!
Portugal esteve presente com Francisco Marques, que concluiu na 15ª posição entre 17 atletas presentes.
Sprint Coletivo Júnior
O sprint coletivo foi uma das corridas que trouxe os atletas júniores à pista, com a Alemanha a conquistar a vitória no lado masculino. O trio de Tornem Osterheld, Luca Spiegel e Danny-Luca Werner arrecadou o Ouro em 45:069, batendo o trio polaco de Garcjan Dabrowski, Mateusz Przymusinsky e Marcin Marciniak, que terminou em 45:677. O bronze foi para o trio italiano de Milo Marcolli, Stefano Minuta e Mattia Predomo, com 45:880.
Da lado feminino, a vitória foi também para a nação Alemã, com o trio de Lara-Sophie Jager, Stella Muller e Clara Schneider a conquistar o Ouro em 49:981. A prata foi para o trio Checo de Anna Jabornikova, Sara Katerina Peterkova e Michaela Poulova, com 51:636 e o bronze para o trio Polaco de Natalia Kaczmarczyk, Eliza Rabazynska e Natalia Glowacka em 52:500.
Portugal não esteve representado nesta disciplina.
Scratch Júnior
O programa do primeiro dia contou ainda com as corridas de Scratch no escalão Júnior, com a Bélgica a vencer a corrida feminina e Lani Wittevrongel a conquistar o Ouro! A prata ficou para a Polaca Maja Tracka e o bronze para a israelita Ori Bash.
Portugal esteve representado com Marta Carvalho, que concluiu na 13ª posição entre as 16 presentes.
Na corrida masculina, o Francês Rafael Delhomme venceu de forma destacada, com uma volta de avanço sobre toda a concorrência, enquanto o Italiano Lorenzo Anniballi alcançou a prata e o britânico Jed Smithson o bronze!
João Martins foi o representante português e rubricou a segunda melhor exibição do dia, ao fechar na 9ª posição entre os 24 inscritos.
