A campeã nacional Raquel Queirós (Team Specialized) e o espanhol Alberto Barroso (BH Coloma Team) venceram no passado domingo a quarta prova da Taça de Portugal de XCO, no Jamor! A portuguesa Beatriz Guerra (Guilhabreu MTB Team) segue invicta e Hugo Franco (BH Coloma Team) estreou-se a vencer nos Sub-23. Maria Coimbra (Guilhabreu MTB Team) e Hugo Ramalho (Clube BTT Matosinhos) brilharam nos Juniores e Inês Fonseca (Triumtermica – Águias de Alpiarça) e Rafael Inácio (Escola de Ciclismo de Oeiras – Parracho) nos Cadetes.
Elites femininas
Raquel Queirós confirmou o favoritismo e estreou-se a vencer nesta edição da Taça de Portugal de XCO no Jamor. Beatriz Guerra confirmou estar num excelente momento de forma ao conseguir ser segunda a 1:57 da campeã nacional. A portuguesa Leandra Gomes (Saertex Portugal – CriaZinvent) completou o pódio a 10:28. Tânia Lima (Saertex Portugal – CriaZinvent) foi quarta a 13:20 e Beatriz Sousa (24horas Altimetria | OnTrack) fechou o top5 a 16:47.
Beatriz Guerra manteve assim a liderança da Taça de Portugal de XCO em elites. A jovem portuguesa conta agora com 200pts e tem uma vantagem de 30pts sobre Leandra Gomes. Marta Branco (CDASJ – Cyclin’Team – Munícipio Albufeira) foi apenas sexta no Jamor, mas segue terceira, na geral, com 131pts.
Elites masculinos
Alberto Barroso estreou-se a vencer nesta edição da Taça de Portugal de XCO no Jamor, após cruzar a linha de meta em solitário. Hugo Franco bateu ao sprint o português João Cruz para ser segundo a 1:25 e completar a dobradinha da BH Coloma Team. O campeão nacional Ricardo Marinheiro (Clube BTT Matosinhos) foi quarto a 3:03 e João Fonseca (Clube BTT Matosinhos) fechou o top5 a 3:14. Roberto Ferreira (Guilhabreu MTB Team) foi apenas oitavo a 5:15.
João Cruz reforçou assim a sua liderança da Taça de Portugal de XCO em elites. O jovem português conta agora com 170pts e parte para a última prova com uma vantagem de 9pts sobre Ricardo Marinheiro e 19pts sobre Roberto Ferreira.
Sub-23 femininas
Tal como nas outras rondas da Taça de Portugal, as Sub-23 presentes na corrida das elites para além de disputaram a vitórias em elites também disputavam pelo triunfo nas Sub-23. Beatriz Guerra foi novamente a mais forte e somou o seu quarto triunfo nesta edição da Taça de Portugal. Beatriz Sousa foi segunda a 14:49 e a campeã nacional Mariana Viais (AEBTT Rio) fechou o pódio a 17:05. Mariana Machado (S.U.C MTB Racing Team) foi apenas quarta a uma volta de avanço.
Beatriz Guerra reforçou assim a sua liderança da Taça de Portugal de Sub-23 e tem agora 240pts. A jovem portuguesa tem a geral praticamente garantida e conta com uma vantagem de 60pts sobre Mariana Machado e de 80pts sobre Mariana Viais.
Sub-23 masculinos
Como nas Sub-23 femininas, os Sub-23 masculinos que disputavam pela vitória dos elites também lutavam pelo triunfo no escalão Sub-23. Hugo Franco era um desses ciclistas e acabou por levar a vitória neste escalão, após bater ao sprint o campeão nacional João Cruz. João Fonseca completou o pódio a 1:49. Rafael Sousa (Guilhabreu MTB Team) foi apenas quarto a 2:43.
João Cruz reforçou assim a sua liderança da Taça de Portugal de XCO em Sub-23. O português tem agora 200pts e parte com uma vantagem de 15pts sobre Rafael Sousa para a prova final. João Fonseca é terceiro, na geral, com 165pts.
Juniores femininas
Nas juniores femininas tivemos uma grande batalha no Jamor! A vitória acabou por sorrir à portuguesa Maria Coimbra (Guilhabreu MTB Team) que bateu a sua compatriota Margarida Vasconcelos (AXPO – FirstBike Team – Vila do Conde) por apenas 3s. Bruna Gonçalves (Clube de Ciclismo de Tondela – ADRT) fez também uma excelente corrida e completou o pódio a 24s.
Margarida Vasconcelos manteve a sua liderança da Taça de Portugal e conta agora com 200pts. Maria Coimbra é agora segunda e está a 31s da sua compatriota. Bruna Gonçalves fecha o pódio da geral com 158pts.
Juniores masculinos
Nos Juniores masculinos, Hugo Ramalho (Clube BTT Matosinhos) confirmou o favoritismo e conquistou a sua segunda vitória nesta Taça de Portugal de XCO. O português bateu o seu compatriota Vasco Silva (Guilhabreu MTB Team) por 37s. Tomás Pais (Escola de Ciclismo de Oeiras – Parracho) completou o pódio português a 2:15.
Hugo Ramalho reforçou assim a sua liderança da Taça de Portugal de XCO em juniores. O português do Clube BTT Matosinhos tem agora 205pts e conta com uma vantagem de 41pts sobre Tomás Pais e de 59pts sobre Vasco Silva.
Cadetes femininas
Inês Fonseca confirmou também o favoritismo nas cadetes femininas no Jamor para vencer pela terceira vez nesta edição da Taça de Portugal de XCO. A jovem portuguesa da Triumtermica – Águias de Alpiarça bateu a sua compatriota Rita Fontinhas (Guilhabreu MTB Team) por 2:02. A campeã nacional Beatriz Rodrigues (Triumtermica – Águias de Alpiarça) fechou o pódio a 3:17.
Na geral da Taça de Portugal de XCO, Inês Fonseca reforçou a sua liderança e tem agora 230pts. Rita Fontinhas é segunda a apenas 20pts e Beatriz Rodrigues é agora terceira com 155pts.
Cadetes masculinos
Nos Cadetes masculinos, Rafael Inácio mostrou mais uma vez o seu grande talento e potencial ao somar novo triunfo no Jamor. O português da Escola de Ciclismo de Oeiras – Parracho bateu os seus compatriotas Afonso Silva (Clube BTT Matosinhos) e Pedro Galvão (Triumtermica – Águias de Alpiarça) por 1:22 e 1:23, respetivamente. Diogo Maia (Guilhabreu MTB Team) foi apenas quarto a 2:26.
Rafael Inácio reforçou assim a sua liderança da Taça de Portugal de XCO nos cadetes e conta agora com 240pts. O jovem português tem uma vantagem de 55pts sobre Diogo Maia. Afonso Silva e Pedro Galvão estão empatados na terceira posição com 153pts.
Fotos: UVP/FPC
