Aubin Sparfel venceu os Campeonatos da Europa de Ciclocrosse dos Sub-23 masculinos, em Zeddam, nos Países Baixos! O francês bateu ao sprint os belgas Giel Lejeune e Viktor Vandenberghe para conquistar o 2º Título Europeu da sua carreira, depois de ter conquistado o Ouro no escalão de Juniores em 2023. Os portugueses Rafael Sousa e João Vigário foram 25º a 2:34 e 37º a 5:07, respetivamente.
Forte ritmo desde o começo
A prova dos Sub-23 masculinos nos Campeonatos da Europa começou com um ritmo alto, mas após a primeira volta ainda tínhamos um grande grupo na dianteira. Na segunda volta, o ritmo continuou elevado e o grupo começava a perder elementos. Na terceira volta, a corrida partiu com Giel Lejeune, Viktor Vandenberghe, Mats Vanden Eynde, Arthur van den Boer (Seleção da Bélgica), Filippo Grigolini, Stefano Viezzi (Seleção da Itália), Krystof Bazant (Seleção da Chéquia) e Aubin Sparfel a ficarem isolados na frente da corrida.
Ataques continuaram a acontecer, na quarta volta, com Aubin Sparfel, Giel Lejeune e Viktor Vandenberghe a isolarem-se. Os três tinham 3s de vantagem sobre Mats Vanden Eynde e 5s sobre Filippo Grigolini. Na quinta volta, Grigolini passou direto por Vanden Eynde e juntou-se ao grupo da frente. O belga continuava em dificuldades e nem o ritmo de Stefano Viezzi continuou também seguir. O italiano tentava agora fechar um espaço de 6s para o quarteto da frente.
Fantástica batalha pelo Ouro em Zeddam
Os quatro da frente começavam a entreolhar-se, na sexta volta, com alguns ataques pelo meio, mas nenhum ganhou um espaço importante. Stefano Viezzi tentava ainda fechar o espaço, mas a diferença era agora de 9s.
Apesar do forte ritmo e de ataques, na última volta, os quatro da frente seguiram juntas e disputaram a vitória ao sprint em Zeddam. Aubin Sparfel confirmou a sua excelente ponta final ao se impor ao sprint e sagrar-se assim Campeão da Europa de Ciclocrosse no escalão de Sub-23. Giel Lejeune e Viktor Vandenberghe não tiveram resposta para a aceleração do francês e foram segundo e terceiro, respetivamente. Filippo Grigolini acabou por ser quarto e Stefano Viezzi fechou o top5 a 5s. Yordi Corsus (Seleção da Bélgica) foi apenas oitavo a 22s.
Classificações
Data powered by FirstCycling.com
Fotos: UEC
