Mattia Agostinacchio venceu os Campeonatos da Europa de Ciclocrosse dos Sub-23 masculinos em Middelkerke, na Bélgica, após isolar-se na penúltima volta. O italiano estreou-se em grande no escalão de Sub-23, depois de ter sido Campeão do Mundo e da Europa Júnior na temporada passada. O neerlandês David Haverdings ficou com a Prata, a 17s, e o belga Kay de Bruyckere com o Bronze, a 20s.
Começo com forte ritmo
Os Campeonatos da Europa de Ciclocrosse dos Sub-23 masculinos começaram com um ritmo alto e um grande grupo acabou por se isolar-se na dianteira. Mattia Agostinacchio ficou cortado e tinha agora de fechar um espaço de 12s. Um pequeno grupo onde estava o italiano acabou por reentrar no grupo da frente, na segunda volta.
O ritmo da corrida aumentou, na terceira volta, e um grupo com Mattia Agostinacchio e Stefano Viezzi (Seleção da Itália), Vaclav Jezek (Seleção da Chéquia), David Haverdings e Guus van den Eijden (Seleção dos Países Baixos), Aubin Sparfel e Romain Debord (Seleção da França) e Kay de Bruyckere isolou-se na frente da corrida.
Na quarta volta, ataques acabaram por acontecer e Aubin Sparfel conseguiu isolar-se. David Haverdings perseguia a solo o francês e estava a 10s. Um grupo com Romain Debord, Vaclav Jezek, Guus van den Eijden e Viktor Vandenberghe (Seleção da Bélgica) seguia a 16s. Mattia Agostinacchio estava num pequeno grupo a 24s e Kay de Bruyckere num grupo a 32s.
Reviravolta nas três voltas finais
Na quinta volta, Romain Debord, Vaclav Jezek, Guus van den Eijnde e Viktor Vandenberghe chegaram a David Haverdings. Os cinco estavam a 16s de Aubin Sparfel. Mattia Agostinacchio e Kay de Bruyckere começaram as suas recuperações e seguiam a 21s e a 26s, respetivamente, do francês.
Aubin Sparfel parece ter começado a quebrar na penúltima volta e foi alcançado pelo grupo perseguidor. Mattia Agostinacchio chegou também à dianteira e, ainda nesta volta, acabou por mexer na corrida. O italiano conseguiu uma vantagem de 12s sobre os perseguidores. Kay de Bruyckere continuava a seu ritmo e seguia a 5s do grupo perseguidor.
Na última volta, Mattia Agostinacchio manteve um forte ritmo e sagrou-se assim Campeão da Europa de Ciclocrosse em Sub-23. David Haverdings saltou do grupo perseguidor e conseguiu ser segundo a 17s. Kay de Bruyckere conseguiu passar vários ciclistas e conseguiu juntar-se a Romain Debord na fase final da volta. O belga conseguiu ser mais forte ao sprint que o francês para ser assim terceiro a 20s.
Rafael Sousa (Seleção de Portugal) foi 30º a 3:56 e Tomás Gaspar (Seleção de Portugal) 42º.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: UEC
