Gabriel Varela (Cantanhede Cycling – VESAM) venceu a segunda etapa do GP Alves Barbosa, uma ligação de 83,5 km entre Montemor-o-Velho e Águeda, após se isolar. O Campeão Nacional bateu os seus compatriotas Renato Sousa (Landeiro – Matinados – Matias&Araújo) e Rodrigo Assunção (C.C. Barcelos AFF – HM Motor – Onda Foundation) por 56s para ser o novo líder da classificação geral.
Forte grupo se forma dianteira
A segunda etapa do GP Alves Barbosa começou com um ritmo alto. Ao km 4, no sprint intermédio do dia, Bruno Nogueira (Cantanhede Cycling – VESAM) conquistou a pontuação máxima. Logo a seguir, ataques começaram a acontecer no pelotão, mas nenhum ciclista ganhou um espaço importante.
Por volta do km 30, Lucas Valentim (Caldas Ecosprint – E.Leclerc) atacou e conseguiu um pequena vantagem. Poucos kms depois, Hugo Irago (CC Teis) e Ricardo Henriques (Cantanhede Cycling – VESAM) saltaram do pelotão e chegaram à frente da corrida. Lucas não conseguiu durante muito tempo o ritmo de Hugo e Ricardo e foi alcançado.
Ao km 50, Ricardo Henriques foi o primeiro a passar no topo da primeira contagem de montanha do dia. Ataques aconteceram no pelotão e, após a contagem, um grupo com Gabriel Varela e João Sarmento (Cantanhede Cycling – VESAM), Carlos Silva (Academia Efapel de Ciclismo), Renato Sousa, Rodrigo Assunção, Guilherme Jorge (CCLoulé – Matdvier – GolfeJardim), Leonardo Matos (Alenquer – G.D.M. – Anipura), Francisco Trovão (Caldas Ecosprint – E.Leclerc) e Guilherme Marreiros (Academia Joaquim Agostinho – UDO) juntou-se aos dois da frente.
Campeão Nacional brilha em Águeda
A cerca de 11 km da meta, já na última subida do dia, Gabriel Varela atacou e conseguiu isolar-se na frente da corrida. Francisco Trovão ainda seguiu o seu compatriota durante uns metros, mas acabou por ceder. Logo a seguir, Gabriel foi o primeiro a passar no alto na última contagem de montanha do dia com 10s sobre Francisco. Renato Sousa seguia a 20s da frente da corrida com Rodrigo Assunção poucos metros atrás de si.
Já dentro dos kms finais, Renato Sousa e Rodrigo Assunção chegaram a Francisco Trovão. Gabriel Varela não quebrou e foi aumentando a sua vantagem sobre os perseguidores para vencer assim a etapa 2 do GP Alves Barbosa. Renato foi mais forte ao sprint que Rodrigo e Francisco para ser segundo a 56s.
Gabriel Varela é assim o novo líder da classificação geral, dos pontos e da montanha do GP Alves Barbosa. Bruno Nogueira é o novo líder dos sprints intermédios e Guilherme Jorge da juventude.
Fotos: FPC
