O esloveno, Campeão do Mundo, Tadej Pogacar (UAE Team Emirates – XRG) venceu a última etapa do Tour de Suisse, uma ligação de 152 km com partida e chegada em Villars-sur-Ollon, após se isolar a 850 metros da meta. O francês Lenny Martinez (Bahrain Victorious) foi segundo a 7s e o neerlandês Bart Lemmen (Team Visma | Lease a Bike) terceiro a 1:33.
Fuga com fortes nomes consegue formar-se
A última etapa do Tour de Suisse começou com diversas tentativas de ataque com Afonso Eulálio e Lenny Martinez (Bahrain Victorious), AJ August (Netcompany Ineos Cycling Team), Bauke Mollema (Lidl – Trek), Nairo Quintana (Movistar Team), Finn Fisher-Black (Red Bull – Bora – hansgrohe), Louis Vervaeke (Soudal Quick-Step), Mauro Schmid e Paul Double (Team Jayco-AlUla), Mattia Gaffuri (Team Picnic PostNL) e Bart Lemmen a formarem a fuga do dia. Ao km 8, na primeira contagem de montanha do dia, Vervaeke foi o primeiro a passar no alto. Os onze da frente conseguiram uma vantagem de 2:00 sobre o pelotão.
Ao km 58, na segunda contagem de montanha do dia, Louis Vervaeke foi o primeiro a passar no topo. A UAE Team Emirates – XRG continuava no comando do pelotão e mantinha a diferença para a fuga do dia sempre nos 2:00.
A 57 km do fim, já na última passagem no Col de la Croix, com 19,1 km a 7%, AJ August perdeu o contacto com o grupo da frente e foi alcançado. 7 km depois, Paul Double e Afonso Eulálio perderam também o contacto com o grupo da frente e foram alcançados. A 48 km do fim, a Decathlon CMA CGM Team forçou o ritmo na frente do pelotão, mas não estava fácil fechar o espaço para a fuga do dia. 5 km depois, Lenny Martinez foi o primeiro a passar no topo da penúltima contagem de montanha do dia.
Campeão do Mundo confirma o favoritismo
A 10,5 km da meta, Bart Lemmen atacou e foi seguido por Nairo Quintana e Lenny Martinez. 1 km depois, os ciclistas entraram na Villars-sur-Ollon, com 9,6 km a 8%. A 8 km da meta, Tadej Pogacar saltou do pelotão e tentava ainda chegar à frente da corrida. Na frente da corrida, Martinez atacou e conseguiu isolar-se. Lemmen largou Quintana e tentava ainda chegar ao francês. 3 km depois, Pogacar passou direto por Quintana. Martinez seguia isolado com 35s sobre Lemmen e 40s sobre Pogacar.
A 4,5 km da meta, Tadej Pogacar passou direto por Bart Lemmen e só tinha agora Lenny Martinez à sua frente. 3,6 km depois, o esloveno fez a ponte para o francês. Logo a seguir, Pogacar atacou e Martinez não teve capacidade para responder ao esloveno que fez assim o hat-trick na etapa final do Tour de Suisse. Martinez foi assim 2º a 7s e Bart Lemmen conseguiu ainda ser 3º a 1:33.
Jarno Widar (Lotto – Intermarché) bateu Matthew Riccitello (Decathlon CMA CGM Team) e Enric Mas (Movistar Team) ao sprint para ser 4º a 1:53. Richard Carapaz (EF Education – EasyPost) segurou o seu top2 na geral ao ser 7º a 2:00. Mathias Vacek (Lidl – Trek) fez uma bela subida a ritmo e terminou em 12º a 2:16. Destaca-se também a excelente etapa de Tobias Foss (Netcompany Ineos Cycling Team), que foi 8º a 2:05.
Afonso Eulálio foi 78º a 23:21. Na geral, o português foi 76º a 1:00:01.
Tadej Pogacar é o grande vencedor do Tour de Suisse, batendo Richard Carapaz por 6:32 e Mathias Vacek por 6:53. O esloveno venceu também os pontos. Vacek foi o melhor jovem e Louis Vervaeke conquistou a montanha.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: SprintCyclingAgency
