O equatoriano Jhonatan Narvaez (UAE Team Emirates – XRG) venceu a terceira etapa do Tour de Suisse, uma ligação de 158 km com partida e chegada em Bad Ragaz, batendo ao sprint o belga Xandro Meurisse (Pinarello – Q36.5 Pro Cycling Team). O pelotão ainda fechou o espaço, nos últimos metros, com o dinamarquês Magnus Cort (Uno-X Mobility) a ser terceiro. O esloveno, Campeão do Mundo, Tadej Pogacar (UAE Team Emirates – XRG) manteve a liderança da classificação geral.
Começo ofensivo, mas fuga consegue formar-se
A terceira etapa do Tour de Suisse começou com diversas tentativas de ataque com Lorenzo Germani (Groupama – FDJ United), Axel Laurance (Netcompany Ineos Cycling Team), Sander De Pestel (Decathlon CMA CGM Team), Sam Oomen (Lidl – Trek), Louis Vervaeke (Soudal Quick-Step), Simon Dalby (Uno-X Mobility) e Marco Brenner (Tudor Pro Cycling Team) a conseguirem uma pequena vantagem.
Ao km 31, Enric Mas (Movistar Team), Aleksandr Vlasov e Finn Fisher-Black (Red Bull – Bora – hansgrohe), Jhonatan Narvaez, Louis Barre (Team Visma | Lease a Bike), Paul Double (Team Jayco-AlUla) e Jan Hirt (NSN Cycling Team) juntaram-se aos sete da frente. 6 km depois, o grupo da frente foi alcançado. Louis Vervaeke foi o primeiro a passar no topo da primeira contagem de montanha do dia.
Por volta do km 45, Jhonatan Narvaez, Michal Kwiatkowski (Netcompany Ineos Cycling Team) e Xandro Meurisse atacaram e formaram a fuga do dia. Um grupo com Markel Beloki (EF Education – EasyPost), Antonio Tiberi (Bahrain Victorious), Emiel Verstrynge (Alpecin – Premier Tech), Aleksandr Vlasov, Ewen Costiou (Groupama – FDJ United), Max Schachmann (Soudal Quick-Step), Simon Dalby e Marco Brenner perseguia o trio da frente.
Xandro Meurisse e Jhonatan Narvaez com vantagem importante
Ao km 55, Michal Kwiatkowski perdeu o contacto com o grupo da frente foi alcançado pelos perseguidores. Markel Beloki cedeu e foi alcançado pelo pelotão. 8 km depois, na segunda contagem de montanha do dia, Xandro Meurisse foi o primeiro a passar no topo. A 84 km do fim, Meurisse e Narvaez tinham 2:20 sobre os perseguidores e 4:20 sobre o pelotão. Poucos kms depois, a NSN Cycling Team, a Lidl – Trek e a Team Jayco-AlUla comandavam o pelotão, mas não estava fácil fechar o espaço para a frente da corrida.
A 55 km do fim, Marco Brenner cedeu e foi alcançado. 7 km depois, o pelotão fechou o espaço para o grupo perseguidor. A chuva apareceu em Bad Ragaz e dificultava ainda mais a perseguição ao duo da frente, que tinha uma vantagem de 3:20.
Fuga sobrevive e novo triunfo para a UAE Team Emirates – XRG
A 43 km da meta, no sprint intermédio do dia, Xandro Meurisse conquistou a pontuação máxima. 25 km depois, o belga e Jhonatan Narvaez conquistaram ambos 5s de bonificação no km de ouro. A 5 km da meta, o duo da frente ainda tinha uma vantagem de 40s sobre o pelotão.
Já no km final, os dois da frente começaram a marcar-se e o pelotão tentava ainda lutar pela vitória. Num momento de distração de Xandro Meurisse, Jhonatan Narvaez lançou o sprint final e o belga já não teve capacidade para responder à aceleração do equatoriano que venceu assim a etapa 3 do Tour de Suisse. Magnus Cort impôs-se ao sprint no pelotão para ser terceiro, ainda com o mesmo tempo do vencedor.
Afonso Eulálio (Bahrain Victorious) foi 126º a 9:09.
Tadej Pogacar manteve assim a liderança da classificação geral e dos pontos do Tour de Suisse. Louis Vervaeke é o novo líder da montanha e Mathias Vacek (Lidl – Trek) segue o melhor jovem.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Getty Images
