O francês Paul Seixas (Decathlon CMA CGM Team) venceu a La Flèche Wallonne, uma clássica de 200,5 km entre Herstal e Huy, após isolar-se a cerca de 200 metros da meta no Mur de Huy. O campeão suíço Mauro Schmid (Team Jayco-AlUla) foi segundo e o britânico Ben Tulett (Team Visma | Lease a Bike) terceiro, ambos a 3s. Seixas fez história ao tornar-se no mais jovem de sempre a segunda clássica do trio das Ardenas!
Fuga facilmente se forma
A La Flèche Wallonne começou com Andreas Leknessund (Uno-X Mobility), Jardi van der Lee (EF Education – EasyPost), Alan Jousseaume (Team TotalEnergies), Jakub Otruba (Caja Rural – Seguros RGA), Sjoerd Bax (Pinarello – Q36.5 Pro Cycling Team) e Vincent van Hemelen (Team Flanders – Baloise) a saírem do pelotão e a formarem a fuga do dia. Os seis conseguiram uma vantagem de 3:00 sobre o pelotão que era comandado pela Decathlon CMA CGM Team.
A 80km do fim, o ritmo da corrida aumentou, mas a fuga ainda tinha uma vantagem de 1:30. 5km depois, Vincent van Hemelen perdeu o contacto com o grupo da frente e foi alcançado. Julian Alaphilippe (Tudor Pro Cycling Team) deixou de ter capacidade para seguir o ritmo do pelotão e acabou por abandonar a corrida. Alguns ataques aconteceram no pelotão, mas nenhum ciclista ganhou um espaço importante.
Quedas começam a ter impacto na corrida
A 42km do fim, Tobias Johannessen (Uno-X Mobility) ficou envolvido numa queda. O norueguês recebeu a bicicleta de um dos seus colegas de equipa e conseguiu reentrar no pelotão. 5km depois, na penúltima passagem no Mur de Huy, com 1,4km a 8.9%, Jardi van der Lee acelerou e foi seguido por Andras Leknessund. Jakub Otruba e Sjoerd Bax perseguiam o duo da frente e Alan Jousseaume acabou por ser alcançado. A 35km do fim, Johannessen trocou novamente de bicicleta e voltou a reentrar no pelotão. 5km depois, os dois perseguidores fizeram a ponte para o duo da frente.
A 21km da meta, Marc Hirschi (Tudor Pro Cycling Team) sofreu uma queda e foi obrigado a abandonar. 2km depois, nova queda voltou a acontecer no pelotão. Kevin Vauquelin (Ineos Grenadiers) ficou cortado, mas com a ajuda de Dorian Godon (Ineos Grenadiers) conseguiu reentrar no pelotão. Na frente da corrida, Andreas Leknessund atacou e conseguiu isolar-se. A 16km da meta, Sjoerd Bax, Jakub Otruba e Jardi van der Lee foram alcançadas. 9km depois, Leknessund foi também alcançado.
Paul Seixas confirma o favoritismo
A 6,5km da meta, já na última passagem no Côte de Cherave, com 1.4km a 7.6%, o ritmo aumentou e o pelotão começava a partir. Valentin Paret-Peintre (Soudal Quick-Step) e Jorgen Nordhagen (Team Visma | Lease a Bike) foram duas das vítimas do forte ritmo imposto no pelotão. O ritmo seguiu elevado, após o muro, e a luta pelo posicionamento era enorme antes da chegada final ao Mur de Huy.
A 1,6km da meta, Ewen Costiou (Groupama – FDJ United) acelerou e conseguiu um ligeiro espaço. 600 metros depois, o francês foi alcançado. A 500 metros da meta, Paul Seixas aumentou o ritmo e foi apenas seguido por Ben Tulett, Benoit Cosnefroy (UAE Team Emirates – XRG) e Mauro Schmid. 300 metros depois, Seixas voltou a acelerar e ninguém teve capacidade para seguir o jovem francês que fez assim história na La Flèche Wallonne! Schmid foi mais forte ao sprint que Tulett e Cosnefroy para ser 2º a 3s. Mattias Skjelmose (Lidl – Trek) não entrou na melhor posição, mas ainda fez uma bela recuperação para ser 5º a 8s.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Getty Images
