O australiano Jay Vine (UAE Team Emirates – XRG) venceu a segunda etapa do Tour Down Under, uma ligação de 148,2km entre Norwood e Uraidla, após cruzar a linha de meta lado a lado com o equatoriano Jhonatan Narvaez (UAE Team Emirates – XRG). O campeão suíço Mauro Schmid (Team Jayco-AlUla) impôs-se ao sprint no grupo perseguidor para completar o pódio a 58s.
Aventura da fuga do dia
A segunda etapa do Tour Down Under começou com diversas tentativas de ataque com Jensen Plowright (Alpecin – Premier Tech), Martin Urianstad e Storm Ingebrigtsen (Uno-X Mobility), Joel Suter (Tudor Pro Cycling Team), Lucas Stevenson (Seleção da Austrália), Pepijn Reinderink (Soudal Quick-Step) e Fran Miholjveic (Bahrain Victorious) a formarem a fuga do dia. Ao km 10, Reinderink foi o primeiro a passar no topo da primeira contagem do dia. 40km depois, Plowright somou a pontuação máxima no primeiro sprint intermédio do dia. A fuga conseguiu uma vantagem de 2:40 sobre o pelotão.
A 73km do fim, na segunda contagem do dia, Pepijn Reinderink foi o primeiro a passar no alto. 13km depois, Jensen Plowright foi novamente o mais forte no segundo sprint intermédio do dia. A UAE Team Emirates – XRG comandava o pelotão e controlava a vantagem dos sete da frente. A 22km do fim, Fran Miholjevic atacou e foi seguido por Martin Urianstad e Pepijn Reinderink. 2km depois, o croata largou o norueguês e o neerlandês, mas o pelotão vinha embalado rapidamente fechou o espaço.
Masterclass da UAE Team Emirates – XRG em Uraidla
A 16,8km da meta, os ciclistas entraram na última passagem na Corkscrew com 3,6km a 3.7%. O ritmo da corrida era elevado e o pelotão começava a partir. Poucos kms depois, Adam Yates (UAE Team Emirates – XRG) aumentou ainda mais o ritmo e o pelotão partiu-se por completo. A 13,7km da meta, Jay Vine atacou com Jhonatan Narvaez a ser o único com capacidade para seguir a sua roda. Poucos metros depois, o australiano foi o primeiro a passar no alto da última contagem do dia.
A 8km da meta, Mauro Schmid, Adam Yates, Harry Sweeny (EF Education – EasyPost), Andreas Kron (Uno-X Mobility), Natnael Tesfatsion (Movistar Team), Marco Brenner (Tudor Pro Cycling Team), Matteo Sobrero (Lidl – Trek) e Filippo Zana (Soudal Quick-Step) perseguiam o grupo da frente. Km após km, Jay Vine e Jhonatan Narvaez foram aumentando a sua vantagem sobre os perseguidores e o australiano acabou por vencer assim a etapa 2 do Tour Down Under com o equatoriano a cruzar a linha de meta ao seu lado. Mauro Schmid foi o mais forte ao sprint no grupo perseguidor para ser terceiro a 58s.
Nicolas Prodhomme (Decathlon CMA CGM Team), Javier Romo (Movistar Team) e Ben O’Connor (Team Jayco-AlUla) perderam 1:08, Luke Plapp (Team Jayco-AlUla) e Santiago Buitrago e Edoardo Zambanini (Bahrain Victorious) 1:43, Finn Fisher-Black (Red Bull – Bora – hansgrohe) 2:17 e Lennert van Eetvelt (Lotto – Intermarché) 2:21.
Ivo Oliveira (UAE Team Emirates – XRG) foi 102º a 11:26.
Jay Vine é assim o novo líder da classificação geral do Tour Down Under. Tobias Lund Andresen (Decathlon CMA CGM Team) segue líder dos pontos e Martin Urianstad da montanha. Michael Leonard (EF Education – EasyPost) regressa à liderança da juventude.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Getty Images
