O francês Paul Magnier (Soudal Quick-Step) venceu a última etapa do Tour of Guangxi, uma ligação de 136km com partida e chegada em Nanning, batendo ao sprint o polaco Stanislaw Aniolkowski (Cofidis) e o seu compatriota Paul Penhoet (Groupama – FDJ). O britânico Paul Double (Team Jayco-AlUla) chegou no pelotão e garantiu a conquista da classificação geral.
Fuga facilmente se forma
A última etapa começou com Nans Peters (Decathlon AG2R La Mondiale), Clement Davy (Groupama – FDJ), Leandre Lozouet (Arkea-B&B Hotels) e Reuben Thompson (Lotto) a saírem do pelotão e a formarem a fuga do dia. Ao km 8, Thompson foi o primeiro a passar no topo da primeira contagem do dia. Os ataques continuaram no pelotão, mas só Ewen Costiou (Arkea-B&B Hotels) é que conseguiu fazer a ponte para o grupo da frente. 16km depois, Peters conquistou a pontuação máxima no primeiro sprint intermédio do dia.
A 55km do fim, no último sprint intermédio do dia, Reuben Thompson conquistou a pontuação máxima. A fuga tinha uma vantagem de cerca de 40s sobre o pelotão. Poucos kms depois, o ritmo da corrida aumentou, mas os cinco da frente estavam a conseguir resistir.
Imparável Paul Magnier volta a vencer
A 20km do fim, na última passagem na subida em Nanning de 1,3km a 11.5%. Clement Davy e Leandre Lozouet cederam e foram alcançados. Logo a seguir, Victor Lafay (Decahtlon AG2R La Mondiale) e passou direto pelo trio da frente para se isolar na frente da corrida. O francês foi o primeiro a passar no alto da última contagem do dia e tinha uma vantagem de 20s. Ewen Costiou, Reuben Thompson e Nans Peters foram alcançados.
A 12km da meta, Victor Lafay foi alcançado. 8km depois, Anthon Charmig (XDS Astana Team) atacou e conseguiu uma ligeira vantagem. A 1,5km da meta, o dinamarquês foi alcançado. O ritmo seguiu elevado e os ciclistas preparavam para nova chegada ao sprint. Paul Magnier conseguiu levar a melhor sobre Stanislaw Aniolkowski e Paul Penhoet para conquistar a sua 5ª etapa nesta edição do Tour of Guangxi.
Ivo Oliveira (UAE Team Emirates – XRG) esteve no sprint final e foi 5º. Rui Oliveira (UAE Team Emirates – XRG) mostrou-se ao serviço do seu irmão e terminou em 61º a 16s. Na geral, Ivo foi 45º a 3:24 e Rui 117º a 31:25.
Paul Double é o grande vencedor do Tour of Guangxi, batendo Victor Lafay por 15s e Jhonatan Narvaez (UAE Team Emirates – XRG) por 16s. Paul Magnier venceu os pontos, Jorgen Nordhagen (Team Visma | Lease a Bike) a juventude e Simon Gugliemi (Arkea-B&B Hotels) a montanha.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Getty Images