Site icon Ciclismo Mundial

Aaron Gate triunfa na etapa final do Tour de Langkawi! Joris Delbove vence geral!

O neozelandês Aaron Gate (XDS Astana Team) venceu a última etapa do Tour de Langkawi, uma ligação de 180,2km entre Tangkak e Kuala Lumper, batendo ao sprint o campeão lituano Aivaras Mikutis (Tudor Pro Cycling Team). O espanhol Nil Gimeno (Equipo Kern Pharma) fechou o pódio a 7s. O francês Joris Delbove (Team TotalEnergies) chegou no reduzido pelotão e garantiu a vitória na classificação geral.

Antes do arranque da etapa final, os ciclistas e a organização do Tour de Langkawi fizeram uma homenagem a Alexander Kristoff (Uno-X Mobility) que se retira no final da temporada. Esta foi a última corrida da carreira do norueguês que conquistou 98 vitórias UCI. Deste glorioso palmarés destacam-se a conquista da Ronde van Vlaanderen em 2015, da Milano Sanremo em 2014, de quatro etapas no Tour de France e de quatro Eschborn-Frankfurt.

Alexander Kristoff terminou a sua grande carreira no Tour de Langkawi (Foto: Luis Angel Gomez/SprintCyclingAgency©2025)

Fuga consegue formar-se

A última etapa do Tour de Langkawi começou com diversas tentativas de ataque, mas nenhum ciclista conseguiu ganhar um espaço importante. Ao km 39, Anders Johannessen (Uno-X Mobility) somou a bonificação máxima no primeiro sprint intermédio do dia. Cerca de 15km depois, Nil Gimeno e Marc Brustenga (Equipo Kern Pharma), Oliver Peace (Team Picnic PostNL) e Roberto Gonzalez (Team Solution Tech – Vini Fantini) atacaram e formaram a fuga do dia. Os quatro conseguiram uma vantagem de 3:00 sobre o pelotão.

A 82km do fim, no segundo sprint intermédio do dia, Roberto Gonzalez foi o mais forte. 5km depois, Nil Gimeno foi o primeiro a passar no topo da primeira contagem do dia. A 50km do fim, Gonzalez conquistou a pontuação máxima no último sprint intermédio do dia. 20km depois, Marc Brustenga perdeu o contacto com o grupo da frente e foi alcançado. Logo a seguir, GImeno foi o primeiro a passar no topo da segunda contagem do dia. Gonzalez acabou por ceder e foi também alcançado.

Aaron Gate surpreende os sprinters em Kuala Lumpur

A 18km da meta, Matthew Peace perdeu o contacto com a frente da corrida e foi alcançado. 3km depois, Nil Gimeno foi o primeiro a passar no topo da última contagem do dia. Vários ataques aconteceram no pelotão, mas nenhum ciclista ganhou um espaço importante. A 8km da meta, Nil Gimeno tinha uma vantagem de 20s sobre o pelotão. Erlend Blikra ainda estava no pelotão, mas a Uno-X Mobility não tinha força para perseguir.

A 3km da meta, Aaron Gate e Aivaras Mikutis saltaram do pelotão e ganharam uma vantagem importante. 1km depois, o neozelandês e o lituano fizeram a ponte para Nil Gimeno. A 700 metros da meta, Mikutis atacou e só Gate é conseguiu chegar à roda do campeão lituano. Nos metros finais, Gate conseguiu ser mais forte ao sprint que Mikutis para vencer assim a etapa final do Tour de Langkawi. Gimeno completou o pódio a 7s.

Joris Delbove é assim o grande vencedor do Tour de Langkawi, batendo Anders Johannessen por 3s e Yannis Voisard (Tudor Pro Cycling Team) por 6s. Erlend Blikra venceu a classificação por pontos, Patrick Eddy (Team Picnic PostNL) a montanha e Nicolas Vinokurov (XDS Astana Team) a juventude.

O pódio do Tour de Langkawi com Patrick Eddy, Joris Delbove, Erlend Blikra e Nicolas Vinokurov (Foto: Tour de Langkawi)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: Tour de Langkawi

Exit mobile version