O americano Brandon McNulty (UAE Team Emirates – XRG) venceu o GP Montreal, uma clássica de 213.5km com partida e chegada em Montreal, após cruzar a linha de meta lado a lado com o esloveno, Campeão do Mundo, Tadej Pogacar (UAE Team Emirates – XRG). O campeão americano Quinn Simmons (Lidl – Trek) fechou o pódio a 1:03.
Aventura da fuga do dia
O GP Montreal começou com diversas tentativas de ataque com Artem Shmidt e Andrew August (Ineos Grenadiers), Jorgen Nordhagen (Team Visma | Lease a Bike), Pascal Eenkhoorn (Soudal Quick-Step), Victor Lafay (Decathlon AG2R La Mondiale), Frank van den Broek (Team Picnic PostNL) e Embret Svestad-Bardseng (Arkea-B&B Hotels) a formarem a fuga do dia. Os sete conseguiram uma vantagem superior a 2:00 sobre o pelotão.
Ao km 75, Mauro Schmid (Team Jayco-AlUla), Laurence Pithie e Jan Tratnik (Red Bull – Bora – hansgrohe), Gianni Vermeersch (Alpecin – Deceuninck), Lewis Askey (Groupama – FDJ), Alex Baudin e Harry Sweeny (EF Education – EasyPost), Fredrik Dversnes (Uno-X Mobility) e Marius Mayrhofer (Tudor Pro Cycling Team) saltaram do pelotão e tentavam chegar aos sete da frente. 15km depois, o grupo perseguidor fez a ponte para a fuga do dia. A UAE Team Emirates – XRG comandava o pelotão e dava à fuga uma vantagem de 1:15.
UAE Team Emirates – XRG começa a partir a corrida
A 100km do fim, Artem Shmidt e Laurence Pithie cederam e foram alcançados. Poucos kms depois, Jorgen Nordhagen e Marius Mayrhofer perderam também o contacto com o grupo da frente e foram alcançados. A UAE Team Emirates – XRG impunha um forte ritmo e vários ciclistas perdiam o contacto com o pelotão. A 70km do fim, a fuga do dia foi alcançada pelo pelotão, que já estava bastante reduzido. Wout van Aert (Team Visma | Lease a Bike) já não estava no pelotão. 10km depois, Julian Alaphilippe (Tudor Pro Cycling Team), Paul Lapeira (Decathlon AG2R La Mondiale) e Afonso Eulálio (Bahrain Victorious) acabaram por ceder.
A 43km do fim, numa fase importante da corrida, Pello Bilbao (Bahrain Victorious) sofreu um problema na bicicleta e perdeu assim as suas chances de lutar por um lugar do pódio. 7km depois, Brandon McNulty e Quinn Simmons atacaram e isolaram-se na frente da corrida. Poucos kms depois, Louis Barré (Intermarché – Wanty) saltou do pelotão e só Tadej Pogacar o seguiu. A 34km do fim, o francês e o esloveno fizeram a ponte para os dois americanos. A colaboração não era a ideal no reduzido pelotão e os quatro ganharam uma boa vantagem.
Dobradinha para a UAE Team Emirates – XRG
A 24km da meta, Louis Barré perdeu o contacto com a frente da corrida. Tadej Pogacar atacou de imediato e conseguiu isolar-se na frente da corrida. Poucos kms depois, Brandon McNulty largou Quinn Simmons. A 16km da meta, Pogacar tirou pé e esperou pelo seu colega de equipa. Os dois seguiam com um forte ritmo e tinham uma vantagem cada vez mais sobre os perseguidores.
Brandon McNulty e Tadej Pogacar seguiram com um ritmo alto e cruzaram juntos a linha de meta com a vitória sorrir ao americano. Quinn Simmons conseguiu fechar o pódio a 1:03. Neilson Powless (EF Education – EasyPost) bateu ao sprint Adam Yates (UAE Team Emirates – XRG) para ser quarto a 1:45. Destaca-se a boa corrida do jovem francês Louis Barré, que foi sexto a 2:00.
Afonso Eulálio e Ruben Guerreiro (Movistar Team) não terminaram a corrida.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Getty Images
