A campeã da Europa Lorena Wiebes (Team SD Worx – Protime) venceu ao sprint a etapa 6 do Simac Ladies Tour, uma jornada de 156,3 km com partida e chegada em Lichtenvoorde, batendo a sua compatriota Nienke Veenhoven (Team Visma | Lease a Bike) e a italiana Elisa Balsamo (Lidl – Trek)! Foi a quinta vitória de etapa da neerlandesa em outros tantos sprints, que assegurou também a conquista da classificação geral pela segunda vez na carreira.
Ritmo inicial elevado com setores de pavê e sterrato
A etapa final do Simac Ladies Tour começou com uma rápida formação da fuga do dia. Com 4 km percorridos, Kirstie van Haaften (Cofidis Women Team) e Britt de Grave (DD Group Pro Cycling Team) conseguiram escapar e ganhar alguma vantagem. As duas ganharam mais de 1 min sobre o pelotão, mas o seu destino teria pouca folga. Com a entrada em alguns setores de pavê, o ritmo aumentou, e na frente foi de Grave a sentir dificuldades e a descolar, com 51 km percorridos.
A 94 km da chegada, o pelotão partiu. Perante o ritmo elevado, van Haaften também não aguentou na frente e acabou alcançada 3 km depois. Após a passagem pelos primeiros setores, o ritmo abrandou, e a 83 km do fim os dois grandes grupos voltaram a juntar num único pelotão. Apenas 7 km depois, Josie Talbot (Liv AlUla Jayco) lançou um novo ataque. A australiana conseguiu uma vantagem superior a 2 min e manteve-se na frente por mais de 50 km.
Ataques finais infrutíferos levam corrida para o sprint final
Enquanto isso, a Team SD Worx – Protime manteve-se no controlo da corrida. A formação neerlandesa liderou o pelotão durante muito tempo, na defesa da camisola amarela. A 24 km do fim, já com Talbot à vista, os ataques voltaram a suceder. Já com a australiana alcançada, Letizia Paternoster (Liv AlUla Jayco) e Valerie Demey (VolkerWessels Cycling Team) tentaram a sorte. As duas ainda rodaram adiantadas por alguns kms, mas acabaram alcançadas com 12 km por percorrer.
Já nos 10 km finais, Maud Rijnbeek (VolkerWessels Cycling Team) e Floortje Mackaij (Movistar Team) tentaram também a sorte, mas sem sucesso. As principais equipas comandavam já o pelotão, na preparação do sprint final. Sem grandes surpresas, Barbara Guarischi (Team SD Worx – Protime) assumiu o pelotão nos últimos 500m. A italiana lançou o sprint para Lorena Wiebes conquistar a sua quinta etapa no Simac Ladies Tour. Veenhoven foi segunda e Balsamo terceira, numa semana em que teve apenas dois pódios em cinco sprints.
Maria Martins (Canyon//SRAM zondacrypto) foi 39ª na etapa final, com o mesmo tempo da vencedora. A portuguesa concluiu na 87ª posição da geral, a 24:56.
Com o triunfo, Lorena Wiebes garantiu a vitória na classificação geral, com 54s sobre Elisa Balsamo e 1:01 sobre Megan Jastrab (Team Picnic PostNL). Wiebes venceu também por pontos, enquanto Zoe Backstedt (Canyon//SRAM zondacrypto) foi a melhor jovem. A Team Visma | Lease a Bike venceu coletivamente.
As despedidas
A corrida marcou também o final de carreira para duas atletas. Ellen van Dijk (Lidl – Trek) e Sarah Roy (EF Education – Oatly) penduram hoje a bicicleta e receberam uma merecida homenagem.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Getty Images
