Rodrigo Jesus (Academia Efapel de Ciclismo) venceu a primeira etapa da Volta a Portugal de Juniores, uma ligação de 104.1km entre Covilhã e Fundão, após não dar hipótese ao sprint na rampa final! O português bateu os seus compatriotas Guilherme Santos (Blackjack Bairrada) e Gonçalo Costa (WWV Hagens Berman-Jayco) por 2s e 3s, respetivamente, para ser o primeiro camisola amarela.
Começo ofensivo, mas fuga consegue formar-se
A primeira etapa da Volta a Portugal de Juniores começou com um ritmo alto. Vários ataques aconteceram no pelotão, mas a fuga não estava a conseguir formar-se. Ao km 27, Matthew Walls e Tomás Mateus (DunasVale – Pereira&Gago) e Dimas Mota (Picusa Academy) atacaram e formaram a fuga do dia. 6km depois, no sprint intermédio em Meimoa, Dimas Mota conquistou a pontuação máxima. Ao km 50, na contagem em Penamacor, Tomás Mateus foi o primeiro a passar no alto. WWV Hagens – Berman Jayco assumiu o comando do pelotão e controlava a vantagem do trio da frente.
Rodrigo Jesus é o mais forte em Fundão
A 12km da meta, a fuga do dia foi alcançada pelo pelotão. Logo a seguir, Rodrigo Jesus atacou e conseguiu um ligeiro espaço. O português foi o primeiro a passar no topo na contagem em Vales do Rio, mas acabou por ser alcançado pelo pelotão.
A cerca de 5km da meta, Nicolas Almada (Picusa Academy) acelerou e conseguiu uma pequena vantagem. O argentino estava a conseguir resistir, mas acabou por ser alcançado já dentro do km final. Na rampa final em paralelo, Rodrigo Jesus conseguiu impor-se ao sprint para conquistar a etapa 1 da Volta a Portugal de Junoores. Guilherme Santos conseguiu ser 2º a 2s e, o campeão nacional, Gonçalo Costa completou o pódio a 3s.
Rodrigo Jesus é assim o primeiro líder da classificação geral, dos pontos, da montanha e da juventude da Volta a Portugal de Juniores.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: FPC
