Site icon Ciclismo Mundial

Jarno Widar conquista o Tignes 2100! Maxime Decomble segue líder do Tour de l’Avenir!

Jarno Widar (Seleção da Bélgica) venceu a quinta etapa do Tour de l’Avenir, uma ligação de 126km entre Saint-Gervais Mont-Blanc e Tignes, após isolar-se a 500 metros da meta no Tignes 2100! O belga bateu o francês Paul Seixas (Seleção da França) e o norueguês Jorgen Nordhagen (Seleção da Noruega) por 5s. O francês Maxime Decomble (Seleção da França) foi 12º a 1:16 e manteve a camisola amarela.

Aventura da fuga do dia

A quinta etapa do Tour de l’Avenir começou com Noah Hobbs (Seleção da Grã-Bretanha), Estiven Garcia (Seleção da Colombia), Patryk Goszczurny (Seleção da Polónia), Cole Kessler (Seleção dos Estados Unidos), Storm Ingebrigtsen (Seleção da Noruega), Jasper Schoofs (Seleção da Bélgica), José Prieto (Seleção do Mexico) e Jerome Gauthier (Seleção do Canada) a saírem do pelotão e a formarem a fuga do dia. Por volta do km 23, no Col de Saisies, com 13.1km a 6%, Hobbs, Prieto, Gauthier e Ingebrigtsen cederam e foram alcançados.

Ao km 30, Patryk Goszczurny foi o primeiro a passar no alto da primeira contagem do dia. Jasper Schoofs decidiu tirar pé e esperou pelo pelotão, que estava a 1:00 da frente da corrida. Poucos kms depois, Estiven Garcia e Cole Kessler perderam o contacto com Goszczurny e foram alcançados. A 70km do fim, no Cormet de Roseland, com 20.3km a 6.2%, o polaco foi também alcançado. Poucos kms depois, o ritmo da corrida aumentou e o pelotão perdeu bastantes elementos.

Pelotão perde bastante elementos antes da subida final

A 56km do fim, Pablo Torres (Seleção da Espanha) e Paul Seixas atacaram e conseguiram um ligeiro espaço. Torres foi o primeiro a passar no alto da segunda contagem do dia. Cerca de 10km depois, os dois foram alcançados. Torres ainda sofreu um furo, mas conseguiu reentrar no pelotão. Logo a seguir, Robin Donze (Seleção da Suíça) atacou e conseguiu uma vantagem de 30s.

A 28km do fim, Paul Seixas teve um furo e foi obrigado a trocar de bicicleta. Maxime Decomble esperou pelo seu compatriota e os dois rapidamente reentraram no pelotão. 4km depois, Robin Donze foi o primeiro a passar no alto da terceira contagem do dia. A 19km da meta, o suíço foi alcançado, no início da subida final, o Tignes 2100, que tem uma pendente média de 5.4%. Logo a seguir, a Bélgica impôs um forte ritmo e o pelotão começou a partir.

Jarno Widar vence batalha de titãs no Tignes 2100

A 9km da meta, Maxime Decomble aumentou o ritmo e começou a partir ainda mais o pelotão. 1.5km depois, Paul Seixas atacou e foi seguido por Jarno Widar. A 4km da meta, Lorenzo Finn (Seleção da Itália) chegou ao grupo da frente. Poucos metros depois, Mateo Ramirez (Seleção do Equador), Jakob Omrzel (Seleção da Eslovénia) e Jorgen Nordhagen chegaram também ao grupo da frente. A 3.3km da meta, Ramirez atacou, mas não conseguiu isolar-se. 1km depois, o equatoriano mexeu novamente, mas Seixas fechou o espaço. Omrzel passou dificuldades, mas a ritmo conseguiu reentrar na frente da corrida.

A 1km da meta, Jarno Widar atacou e foi seguido por Mateo Ramirez e Paul Seixas. Jorgen Nordhagen e Lorenzo Finn não foram ao choque e seguiam perto do trio da frente. 500 metros depois, Widar acelerou e conseguiu isolar-se. O belga manteve o seu ritmo e venceu assim a etapa 5 do Tour de l’Avenir. Seixas foi segundo a 5s e Nordhagen ainda passou Ramirez para ser terceiro a 5s. Finn foi 5º a 8s e Jakob Omrzel 6º a 20s.

Lucas Lopes (Seleção de Portugal) foi o melhor português em 11º a 1:09. Rafael Barbas (Seleção de Portugal) foi 43º a 17:21, Gonçalo Tavares (Seleção de Portugal) 54º a 20:47 e João Martins (Seleção de Portugal) 102º a 32:43. Daniel Lima (Seleção de Portugal) não partiu para a etapa de hoje. Na geral, Lucas é agora 18º a 2:24.

Maxime Decomble segue assim líder da classificação geral e da juventude do Tour de l’Avenir. Jarno Widar é o novo líder da montanha e Noah Hobbs segue líder dos pontos.

Maxime Decomble segue o camisola amarela do Tour de l’Avenir

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: Tour de l’Avenir

Exit mobile version