O campeão francês Dorian Godon (Decathlon AG2R La Mondiale) venceu a segunda etapa do Tour du Poitou-Charentes, uma ligação de 175.5km entre Jonzav e Gond-Pontourvre, batendo ao sprint os seus compatriotas Arnaud Demare (Arkea-B&B Hotels) e Benjamin Thomas (Cofidis). Com o segundo lugar, Demare é assim o novo camisola branca.
Fuga facilmente se forma
A segunda etapa do Tour du Poitou-Charentes começou com Gabriele Raccagni (Team Polti VisitMalta) e Nils Sinscheg, Martijn Rasenberg e Mathis Avondts (Parkhotel Valkenburg) a saírem do pelotão e a formarem a fuga do dia. Ao km 7, Rasenberg conquistou a pontuação máxima no primeiro sprint intermédio do dia. O quarteto da frente conseguiu uma vantagem de cerca de 3:30 sobre o pelotão que era comandado pela Team TotalEnergies e a Arkea-B&B Hotels.
Ao km 55, no segundo sprint intermédio do dia, Martijn Rasenberg somou a pontuação máxima. 4km depois, Nils Sinschek foi o primeiro a passar no topo da primeira contagem do dia. Ao km 72, o neerlandês foi novamente o mais forte na segunda contagem do dia. O ritmo do pelotão baixou um pouco e a vantagem do grupo da frente aumentou para 4:30.
Campeão francês brilha em Gond-Pontourvre
A 62km do fim, Nils Sinschek foi o primeiro a passar no topo da terceira contagem do dia. 20km depois, a fuga do dia ainda tinha uma vantagem de 3:00 sobre o pelotão. A 20km do fim, Gabriele Raccagni foi o primeiro a passar no topo da quarta contagem do dia. Mathis Avondts e Nils Sinscheg perderam o contacto com a frente da corrida, mas seguiam em posição intermédia. 4km depois, Martijn Rasenberg foi o primeiro a passar no topo da penúltima contagem do dia. Os dois perseguidores conseguiram reentrar no grupo da frente.
A 12km da meta, Martijn Rasenberg foi o primeiro a passar no topo da última contagem do dia. 2km depois, Rasenberg atacou e conseguiu isolar-se na frente da corrida. O neerlandês tinha apenas 1:00 de vantagem sobre o pelotão, que impunha agora um forte ritmo. A cerca de 6km da meta, o grupo perseguidor foi alcançado. 3km depois, Rasenberg foi também alcançado pelo pelotão.
Nos kms finais, o ritmo da corrida seguiu elevado e os velocistas tentavam seguir bem colocados para a dura rampa final. Dorian Godon conseguiu bater Arnaud Demare, num apertado sprint, para conquistar assim a etapa 2 do Tour du Poitou-Charentes. Benjamin Thomas foi mais forte que Hector Alvarez (Lidl – Trek Future Racing) e Jason Tesson (Team TotalEnergies) para ser terceiro.
Arnaud Demare é assim o novo líder da classificação geral e dos pontos do Tour du Poitou-Charentes. Mael Guegan (CIC U Nantes) segue líder da montanha e Lewis Bower (Groupama – FDJ) da juventude e dos sprints intermédios.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Getty Images
