O britânico Ben Turner (Ineos Grenadiers) venceu a terceira etapa do Tour de Pologne, uma ligação de 159km com partida e chegada em Walbrzych, batendo ao sprint o espanhol Pello Bilbao (Bahrain Victorious) e o italiano Andrea Bagioli (Lidl – Trek). O dia ficou marcado por uma grande queda no pelotão que neutralizou a corrida. Paul Lapeira (Decathlon AG2R La Mondiale) foi um dos envolvidos, mas como a organização decidiu dar o mesmo tempo a todos os ciclistas, o francês manteve assim a camisola amarela.
Fuga consegue formar-se
A terceira etapa do Tour de Pologne começou com diversas tentativas de ataque com Timo Kielich e Fabio van den Bossche (Alpecin – Deceuninck), Remi Cavagna (Groupama – FDJ), Ide Schelling (XDS Astana Team), Pierre Thierry (Arkea-B&B Hotels), Kelland O’Brien (Team Jayco-AlUla), Anthony Perez (Cofidis), Pepijn Reinderink (Soudal Quick-Step), Reuben Thompson (Lotto) e Mateusz Gajdulewicz (Seleção da Polónia) a formarem a fuga do dia.
Ao km 27, na primeira contagem do dia, Fabio van den Bossche foi o primeiro a passar no topo. A fuga tinha uma vantagem de cerca de 2:30 sobre o pelotão. 15km depois, Timo Kielich foi o primeiro a passar no alto da segunda contagem do dia. Ao km 53, o belga conquistou a pontuação máxima no primeiro sprint intermédio do dia. 15km depois, Kielich foi novamente o mais forte no segundo sprint intermédio do dia. Logo a seguir, Kielich foi o primeiro a passar no alto da terceira contagem do dia.
Corrida começa a partir nas várias subidas do dia
A 70km do fim, na quarta contagem do dia, Timo Kielich foi o primeiro a passar no alto. Reuben Thompson, Pierre Thierry e Ide Schelling perderam o contacto com o grupo da frente e foram alcançados. A 44km do fim, ataques aconteceram na frente da corrida e Kelland O’Brien, Pepijn Reinderink e Timo Kielich acabaram por se isolar. Kielich foi o primeiro a passar no topo da quinta contagem do dia. 4km depois, Kielich perdeu o contacto com o grupo da frente e foi alcançado.
A 30km do fim, na penúltima contagem do dia, Pepijn Reinderink foi o primeiro a passar no alto. Rudy Molard (Groupama – FDJ) e Matthew Riccitello (Israel – Premier Tech) atacaram e tentavam juntar-se ao duo da frente. 5km depois, os dois perseguidores foram alcançados. Kelland O’Brien acabou por mexer e Reinderink não teve capacidade para o seguir. Logo a seguir, Diego Ulissi (XDS Astana Team) e Lorenzo Milesi (Movistar Team) atacaram e fizeram a ponte para O’Brien.
Ben Turner triunfa, após queda marcar a fase final da etapa
A 22km da meta, uma queda aconteceu no pelotão na qual ficaram envolvidos Arjen Livyns (Lotto), Rafal Majka (UAE Team Emirates – XRG), Paul Lapeira, Mathias Vacek (Lidl – Trek) e Jack Haig (Bahrain Victorious). Poucos kms depois, a organização neutralizou a corrida por causa da queda. Vacek foi o único que foi obrigado a abandonar. Para preservar a segurança dos ciclistas na fase final da etapa, a organização decidiu dar o mesmo tempo a todos os ciclistas e quem quisesse podia lutar pela etapa.
A 15km da meta, a corrida retomou e Diego Ulissi, Lorenzo Milesi e Kelland O’Brien tinham uma vantagem de 40s sobre o pelotão. O trio da frente estava a conseguir resistir, mas acabou por ser alcançado, 13.5km depois. Nos metros finais, Ben Turner lançou o sprint final e não deu hipótese para conquistar assim a sua primeira vitória no World Tour na etapa 3 do Tour de Pologne. Pello Bilbao foi 2º e Andrea Bagioli 3º. Matthew Brennan (Team Visma | Lease a Bike) estava muito mal colocado e foi apenas 27º.
Paul Lapeira manteve assim a liderança da classificação geral do Tour de Pologne. Timo Kielich é o novo líder da montanha e Ben Turner dos pontos. Patryk Stosz (Seleção da Polónia) manteve a liderança dos sprints intermédios.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Getty Images