O francês Paul Lapeira (Decathlon AG2R La Mondiale) venceu a segunda etapa do Tour de Pologne, uma ligação de 148.3km com partida e chegada em Karpacz, após ser o mais forte na subida final! O checo Mathias Vacek (Lidl – Trek) foi segundo e o monegasco Victor Langellotti (Ineos Grenadiers) terceiro, ambos a 2s. Lapeira estreou-se a vencer nesta temporada e é assim o novo camisola amarela.
Aventura da fuga do dia
A segunda etapa do Tour de Pologne começou com Max Walker (EF Education – EasyPost), Patrick Gamper (Team Jayco-AlUla) e Tomasz Budzinski e Patryk Stosz (Seleção da Polónia) a saírem do pelotão e a formarem a fuga do dia. Ao km 10, na primeira contagem do dia, Budzinski foi o primeiro a passar no alto. 16km depois, Stosz foi o mais forte no primeiro sprint intermédio do dia. O quarteto da frente conseguiu uma vantagem de cerca de 3:00 sobre o pelotão.
Ao km 32, no segundo sprint intermédio do dia, Patryk Stosz conquistou novamente a pontuação máxima. 30km depois, no terceiro sprint intermédio do dia, Patrick Gamper foi o mais forte. A 63km do fim, na segunda contagem do dia, Tomasz Budzinski foi o primeiro a passar no alto. 25km depois, na terceira contagem do dia, o polaco foi novamente o primeiro a passar no topo. A 22km da meta, Max Walker atacou e conseguiu isolar-se. O britânico foi o primeiro a passar no alto da última contagem do dia. 17km depois, o britânico foi alcançado pelo pelotão.
Paul Lapeira imperial na subida final em Karpacz
A 3.1km da meta, os ciclistas entraram na subida final em Karpacz, que tem uma pendente média de 6.7%. O ritmo da corrida era elevado e o pelotão começava a perder elementos. 2.1km depois, Michal Kwiatkowski (Ineos Grenadiers) aumentou o ritmo e começou a partir ainda mais o grupo.
A cerca de 350 metros da meta, Jan Christen (UAE Team Emirates – XRG) atacou e foi seguido por Finn Fisher-Black (Red Bull – Bora – hansgrohe). 200 metros depois, Mathias Vacek (Lidl – Trek) fechou o espaço com Paul Lapeira e Antonio Tiberi (Bahrain Victorious) na sua roda. Logo a seguir, Lapeira atacou e ninguém teve capacidade para responder ao francês que venceu assim a etapa 2 do Tour de Pologne. Vacek conseguiu ser segundo a 2s. Victor Langellotti vinha embalado de trás e conseguiu passar Tiberi e Christen para ser terceiro a 2s.
Paul Lapeira é assim o novo líder da classificação geral e dos pontos do Tour de Pologne. Tomasz Budzinski é o novo líder da montanha e Patryk Stosz dos sprints intermédios.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Getty Images