Site icon Ciclismo Mundial

Pauline Ferrand-Prevot vence etapa rainha do Tour de France Femmes e é a nova líder da geral!

A francesa Pauline Ferrand-Prevot (Team Visma | Lease a Bike) venceu a oitava etapa do Tour de France Femmes, de 111.9km entre Chambéry e Saint-François Longchamp, após isolar-se a 5km da meta no Col de la Madeleine. A australiana Sarah Gigante (AG Insurance-Soudal Team) foi segunda a 1:45 e a neozelandesa Niamh Fisher-Black (Lidl – Trek) terceira a 2:15. Ferrand-Prevot dominou a subida final para ser assim a nova camisola amarela.

Fuga com fortes nomes consegue formar-se

A oitava etapa do Tour de France Femmes começou com diversas tentativas de ataque com Riejanne Markus e Niamh Fisher-Black (Lidl – Trek), Elise Chabbey e Evita Muzic (FDJ-Suez), Yara Kastelijn (Fenix – Deceuninck), Marion Bunel (Team Visma | Lease a Bike), Magdeleine Vallieres (EF Education – Oatly), Mareille Meijering (Movistar Team), Justine Ghekiere (AG Insurance-Soudal Team), Franziska Koch (Team Picnic PostNL), Lotte Claes (Arkea-B&B Hotels), Hannah Ludwig (Cofidis), Ane Santesteban (Laboral Kutxa – Fundacion Euskadi), Maeva Squiban (UAE Team ADQ) e Ruth Edwards (Human Powered Health) a formarem a fuga do dia.

Ao km 13, na primeira contagem do dia, Elise Chabbey foi a primeira a passar no alto. Poucos kms depois, o pelotão acabou por baixar o ritmo e a fuga do dia conseguiu uma vantagem superior a 3:00. Ao km 46, o pelotão partiu após uma queda da camisola amarela, Kim Le Court (AG Insurance-Soudal Team). 10km depois, no sprint intermédio do dia, Franziska Koch somou a pontuação máxima. A cerca de 48km do fim, o grupo de Le Court conseguiu reentrar no pelotão.

Corrida começa a partir no Col de la Madeleine

A 38km do fim, na segunda contagem do dia, Elise Chabbey foi a primeira a passar no topo. A fuga do dia tinha uma vantagem de 3:30 sobre o pelotão. 7km depois, numa pequena descida, um corte aconteceu no pelotão. Pauline Ferrand-Prevot, Sarah Gigante e Kim Le Court ficaram cortadas. A cerca de 28km do fim, o grupo de Ferrand-Prevot, Gigante e Le Court acabou por reentrar no pelotão. A Canyon//SRAM zondacrypto impunha um forte ritmo na aproximação à última subida do dia.

A 18.6km da meta, as ciclistas entram na última subida, o mítico, Col de la Madeleine, que tem uma pendente média de 8.1%. A fuga rapidamente começou a partir com Riejanne Markus a impor um ritmo alto em prol de Niamh Fisher-Black. 2km depois, Kim Le Court assumiu o comando do pelotão em prol de Sarah Gigante e começou a partir o grupo. Puck Pieterse (Fenix – Deceuninck) foi uma das primeira vítimas do ritmo da Campeã da Maurícia.

A 14km da meta, Anna van der Breggen (Team SD Worx – Protime) deixou de ter capacidade para seguir o forte ritmo do pelotão. Na frente da corrida, Niamh Fisher-Black acelerou e foi apenas seguida por Yara Kastelijn, Magdeleine Vallieres e Evita Muzic. 1km depois, Fisher-Black aumentou novamente o ritmo e Muzic e Vallieres acabaram por ceder.

Pauline Ferrand-Prevot a voar no Col de la Madeleine

A 11.7km da meta, Sarah Gigante atacou e foi apenas seguida por Pauliena Rooijakkers (Fenix – Deceuninck). Poucos metros depois, Pauline Ferrand-Prevot facilmente fez a ponte para a australiana e a neerlandesa. Katarzyna Niewiadoma-Phinney (Canyon//SRAM zondacrypto) perseguia a solo este trio. Demi Vollering (FDJ-Suez) passava dificuldades e seguia a ritmo com Cedrine Kerbaol (EF Education – Oatly) e Dominika Wlodarczyk (UAE Team ADQ). A 11km da meta, Justine Ghekiere esperava por Gigante e mostrava-se ao serviço da australiana. Logo a seguir, Rooijakkers cedeu e recebeu a companhia de Niewiadoma.

A 10km da meta, Justine Ghekiere abriu para o lado e Marion Bunel já estava à espera de Pauline Ferrand-Prevot, que seguia com Sarah Gigante. 15km depois, Bunel abriu para o lado, após um excelente trabalho para a sua colega de equipa. Ferrand-Prevot aumentou de imediato o ritmo e Gigante acabou por ceder. A 7.5km da meta, a francesa chegou a Niamh Fisher-Black e Yara Kastelijn. 1.5km depois, Kastelijn perdeu o contacto com o grupo da frente.

Festa francesa no topo do Col de la Madeleine

A 5km da meta, Niamh Fisher-Black deixou de ter capacidade para seguir o ritmo de Pauline Ferrand-Prevot. 700 metros depois, Evita Muzic, Demi Vollering, Cedrine Kerbaol e Dominika Wlodarczyk chegaram a Katarzyna Niewiadoma e Pauliena Rooijakkers. Yara Kastelijn não tinha capacidade para seguir o ritmo de Sarah Gigante. A cerca de 2km da meta, Gigante fez a ponte para Fisher-Black. Ferrand-Prevot seguia com um forte ritmo e tinha 1:20 sobre as duas perseguidoras e 2:45 sobre o grupo de Vollering e Niewiadoma.

Nos kms finais, Pauline Ferrand-Prevot manteve o seu ritmo e fez assim história ao conquistar o Col de la Madeleine na etapa rainha do Tour de france Femmes. Sarah Gigante fez uma boa subida a ritmo para ser 2ª a 1:45. Niamh Fisher-Black, depois de uma grande dia em fuga, ainda foi 3ª a 2:15. Demi Vollering bateu ao sprint Yara Kastelijn para ser 4ª a 3:03. Cedrine Kerbaol foi 6ª a 3:18 e Dominika Wlodarczyk surpreendeu ao ser 7ª a 3:22. Katarzyna Niewiadoma foi 8ª a 3:26 e Pauliena Rooijakkers 9ª a 3:38.

Pauline Ferrand-Prevot é assim a nova líder da classificação geral do Tour de France Femmes e tem 2:37 de vantagem sobre Sarah Gigante e 3:18 sobre Demi Vollering. Elise Chabbey segue líder da montanha, Lorena Wiebes (Team SD Worx – Protime) dos pontos e Nienke Vinke (Team Picnic PostNL) da juventude.

Pauline Ferrand-Prevot é a nova camisola amarela do Tour de France Femmes

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: ASO

Exit mobile version