O argentino Tomas Contte (Aviludo – Louletano – Loulé) venceu a última etapa do GP Douro Internacional, uma ligação de 157.5km entre Tabuaço e Lamego, batendo ao sprint o britânico Harrison Wood (Anicolor – Tien21) e o português Diogo Gonçalves (Feirense – Beeceler). Artem Nych (Anicolor – Tien21) foi sétimo a 3s e garantiu assim a vitória na classificação geral.
Fuga com fortes nomes consegue formar-se
A última etapa do GP Douro Internacional começou com diversas tentativas de ataque, mas nenhuma delas teve sucesso. Ao km 19, João Matias (Tavfer – Ovos Matinados – Mortágua) foi o mais forte na metas autarquias em Moimenta da Beira. Logo a seguir, Tomas Contte, David Dominguez e Jorge Lopez (Aviludo – Louletano – Loulé), Aleksandr Grigorev (Efapel Cycling), Tiago Leal, Daniel Dias e Raul Rota (Rádio Popular – Paredes – Boavista), Duarte Domingues e Hugo Nunes (Credibom – LA Alumínios – Marcos Car), António Carvalho e Diogo Gonçalves (Feirense – Beeceler), Angel Sanchez (Tavfer – Ovos Matinados – Mortágua), Guilherme Mesquita (Maia Earth Consulters) e Jeronimo Gonzalez (Technosylva Maglia Rower Bembibre) a saírem do pelotão e a formarem a fuga do dia.
Ao km 45, na contagem em Vilarinho, Diogo Gonçalves foi o primeiro a passar no alto. A fuga tinha uma vantagem de 1:45 sobre o pelotão. 35km depois, na contagem na Serra Montemuro, Hugo Nunes foi o primeiro a passar no topo.
Corrida começa a partir nos kms finais
A cerca de 57km do fim, Diogo Narciso atacou e conseguiu um pequeno espaço. 13km depois, após conquistar a meta volante do dia, o português acabou por ser alcançado. A 33km do fim, no Ponto Quente na Feira dos Sofás, Daniel Dias somou a pontuação máxima. A fuga do dia ainda tinha uma vantagem de 1:30 sobre o pelotão.
A 20km do fim, Angel Sanchez atacou e conseguiu uma pequena vantagem. 3km depois, Tiago Leal e Jorge Lopez fizeram a ponte para o espanhol. Poucos kms depois, o grupo perseguidor foi alcançado pelo reduzido pelotão. Na última contagem do dia em Lamego, Angel Sanchez perdeu o contacto com o grupo da frente e foi alcançado. A cerca de 5km da meta, Jorge Lopez conseguiu uma pequena vantagem sobre Tiago Leal.
Tomas Contte impõe-se ao sprint em Lamego
A 3.5km da meta, Jorge Lopez foi o primeiro a passar no alto da última contagem do dia. Poucos metros depois, Tiago Leal fez a ponte para o espanhol da Aviludo – Louletano – Loulé. Nos kms finais, os dois acabaram por ser alcançados e a etapa foi assim disputada ao sprint. Tomas Contte conseguiu ser mais forte que Harrison Wood e Diogo Gonçalves para estrear-se assim a vencer esta temporada na etapa final do GP Douro Internacional.
Artem Nych é assim o grande vencedor do GP Douro Internacional, batendo Harrison Wood por 55s e João Medeiros (Credibom – LA Alumínios – Marcos Car) por 1:15. Harrison Wood venceu os pontos e Hugo Nunes a montanha. Fabrizio Crozzolo (Techonsylva Maglia Rower Bembibre) foi o melhor jovem e Credibom – LA Alumínios – Marcos Car) a melhor equipa. Diogo Narciso venceu as metas volantes, João Matias as metas autarquias e Daniel Dias os pontos quentes.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Igor Martins
