Site icon Ciclismo Mundial

Artem Nych triunfa em Armamar e é o primeiro líder do GP Douro Internacional!

Artem Nych (Anicolor – Tien21) venceu a primeira etapa do GP Douro Internacional, uma ligação de 138.7km entre Carrazeda de Ansiães e Armamar, após isolar-se nos kms finais. O espanhol Jorge Lopez (Aviludo – Louletano – Loulé) foi segundo e o britânico Harrison Wood (Anicolor – Tien21) terceiro, ambos a 20s. Nych confirmou o seu bom momento de forma e é assim o primeiro camisola amarela.

Fuga facilmente se forma

A primeira etapa do GP Douro Internacional começou com António Ferreira (Efapel Cycling), Daniel Dias (Rádio Popular – Paredes – Boavista), Diogo Narciso (Credibom – LA Alumínios – Marcos Car), Francisco Morais e João Matias (Tavfer – Ovos Matinados – Mortágua), Pedro Andrade (Feirense – Beeceler), José Teixeira (Maia Earth Consulters), Tiago Nunes (Porminho Team U23) e Pau Matarin (Technosylva Maglia Rower Bembibre) a saírem do pelotão e a formarem a fuga do dia.

Ao km 56, na meta autarquias em Vila Flor, João Matias somou a pontuação máxima. José Teixeira perdeu o contacto com o grupo da frente e foi alcançado. A fuga tinha uma vantagem de cerca de 2:00 sobre o pelotão. 18km depois, na meta volante em Carrazes de Ansiães, Diogo Narciso conquistou a pontuação máxima.

Fuga só é alcançada na subida final

A 40km do fim, na contagem em São João da Pesqueira, António Ferreira foi o primeiro a passar no topo. A fuga do dia acabou por partir e o português foi seguido por Daniel Dias e Pau Matarin. Poucos kms depois, Matarin perdeu o contacto com o grupo da frente e recebeu a companhia de Francisco Morais, João Matias, Diogo Narciso, Pedro Andrade e Tiago Nunes.

A 8km da meta, no ponto quente em Folgosa do Douro, Daniel Dias foi o mais forte. O duo da frente tinha uma vantagem de 50s sobre os perseguidores e de cerca de 2:00 sobre o pelotão. Poucos kms depois, os ciclistas entraram na subida final em Armamar, que era bastante explosiva. O grupo perseguidor foi rapidamente alcançado pelo pelotão que começou a partir. António Ferreira conseguiu largar Daniel Dias, mas o pelotão estava cada vez mais próximo e os dois acabaram por ser alcançados.

Artem Nych é o mais forte em Armamar

Artem Nych conseguiu destacar-se nos kms finais da subida final em Armamar para conquistar assim a etapa 1 do GP Douro Internacional. Jorge Lopez foi mais forte ao sprint que Harrison Wood para ser 2º a 20s. Joaquim Silva (Efapel Cycling) foi o melhor português em 4º a 30s. Tiago Leal (Rádio Popular – Paredes – Boavista) fez também uma excelente subida e conseguiu fechar o top5 a 38s.

Artem Nych é assim o primeiro líder da classificação geral, dos pontos e da montanha do GP Douro Internacional. Duarte Domingues (Credibom – LA Alumínios – Marcos Car) foi 12º a 1:00 para ser o primeiro líder da juventude. Diogo Narciso é o primeiro líder das metas volantes e a Anicolor – Tien21 lidera por equipas.

Artem Nych é o primeiro camisola amarela do GP Douro Internacional

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: Igor Martins

Exit mobile version