A neerlandesa Demi Vollering (FDJ-Suez) venceu a segunda etapa da Volta Catalunya, uma ligação de72.8km entre Bagà e Coll de Pal, após isolar-se a cerca de 750 metros da meta. A jovem francesa Marion Bunel (Team Visma | Lease a Bike) fez uma fantástica etapa e conseguiu ser segunda a 31s. A neerlandesa Femke De Vries (Team Visma | Lease a Bike) bateu ao sprint a suíça Elise Chabbey (FDJ-Suez) para fechar o pódio a 2:07.
Fuga consegue formar-se
A segunda etapa da Volta Catalunya começou com um ritmo alto. Stine Dale (Team Coop – Repsol) acabou por sair do pelotão e conseguiu uma vantagem de 1:30. Ao km 16, a norueguesa foi a primeira a passar no alto da primeira contagem do dia. 14km depois, Dale foi a primeira a passar no alto da segunda contagem do dia. Elise Chabbey mexeu na corrida nesta subida. A suíça não conseguiu ganhar um espaço importante, mas partiu o pelotão.
Após o topo da segunda contagem do dia, ataques começaram a acontecer no pelotão. Nina Buijsman (FDJ-Suez), Rosita Reijnhout (Team Visma | Lease a Bike), Marit Raaijmakers (Human Powered Health), Alice Arzuffi (Laboral Kutxa – Fundacion Euskadi), Maud Rijnbeek (VolkerWessels Pro Cyling Team) e India Grangier (Team Coop – Repsol) ganharam um espaço importante e conseguiram fazer a ponte para Stine Dale. O grupo da frente conseguiu uma vantagem de 40s sobre o pelotão.
Corrida começa a partir no Coll de Pal
A 20km do fim, no sprint intermédio do dia, Marit Raaijmakkers foi a mais forte. Logo a seguir, as ciclistas entraram na subida final, o Coll de Pal, com 19.1km a 6.8%. A 12km da meta, a fuga do dia acabou por ser alcançada. 1.3km depois, Demi Vollering atacou e só Marion Bunel teve capacidade para a seguir. Um grupo composto por Elise Chabbey, Femke De Vries, Viktoria Chladonova (Team Visma | Lease a Bike), Paula Patino (Movistar Team), Tiril Jorgenson (Team Coop – Repsol) e Neve Bradbury (Canyon//SRAM zondacrypto) perseguia as duas da frente.
A cerca de 6km da meta, Barbara Malcotti (Human Powered Health), Ane Santesteban (Laboral Kutxa – Fundacion Euskadi) e Karin Soderqvist (Massi Baix Ter Women’s Team) chegaram também ao grupo perseguidor. As duas da frente estavam a colaborar muito bem e tinham uma vantagem de cerca de 1:15 sobre as perseguidoras.
Demi Vollering confirma o favoritismo
Nos kms finais, Demi Vollering aumentou o ritmo. O vento não estava a ajudar a neerlandesa e Marion Bunel conseguia manter-se na sua roda. A 750 metros da meta, Vollering acelerou mais uma vez e Bunel acabou por ceder. A neerlandesa manteve o seu ritmo e conquistou assim a etapa rainha da Volta Catalunya. Bunel continua a mostrar o seu grande talento e acabou por ser segunda a 31s. Femke De Vries e Elise Chabbey conseguiram destacar-se do grupo perseguidor. De Vries conseguiu ser mais forte ao sprint que Chabbey para fechar o pódio a 2:07.
Paula Patiño confirmou o seu bom momento de forma ao fechar o top5 a 2:15. Destaca-se também a grande etapa das jovens ciclistas Viktoria Chladonova e Karin Soderqvist que foram 8ª a 2:57 e 11ª a 3:45, respetivamente.
Daniela Campos (Eneicat-CM Team) foi 60ª a 23:37. Beatriz Roxo (Cantabria Rio Miera) e Raquel Dias (Team Farto – Kiroot) chegaram fora de controle.
Demi Vollering é assim a nova líder da classificação geral, dos pontos e da montanha da Volta Catalunya. Marion Bunel é a nova líder da juventude.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Volta Catalunya