Site icon Ciclismo Mundial

Cat Ferguson emerge na chuva e conquista etapa 3 do Tour of Britain Women!

A britânica Cat Ferguson (Movistar Team) venceu a terceira etapa do Tour of Britain Women, uma ligação de 144km com partida e chegada em Kelso, batendo ao sprint a sua compatriota Josie Nelson (Team Picnic PostNL) e a neozelandesa Ally Wollaston (FDJ-Suez). Ferguson estreou-se a vencer no World Tour e conquistou a camisola verde num dia marcado pela chuva e por quedas.

Começo com forte ritmo

A terceira etapa do Tour of Britain Women começou com um ritmo alto. Ao km 27, na primeira contagem do dia, Dominika Wlodarczyk (UAE Team ADQ) foi a primeira a passar no topo. Ataques aconteceram no pelotão, que acabou por partir. Kristen Faulkner (EF Education – Oatly) teve de trocar de bicicleta e perseguia agora o pelotão. 12km depois, Amber Kraak (FDJ-Suez) atacou e conseguiu uma vantagem de cerca de 20s. A neerlandesa foi a primeira a passar no alto da segunda contagem do dia. O grupo de Faulkner acabou por reentrar no pelotão.

Ao km 44, Kraak acabou por ser alcançada. 20km depois, Wlordarczyk foi a primeira a passar no topo da terceira contagem do dia. Kim Le Court (AG Insurance-Soudal Team) sofreu um problema mecânico, mas conseguiu reentrar no pelotão. A chuva começava a intensificar e marcava ainda mais as pernas das ciclistas.

Quedas marcam a corrida

A 56km do fim, uma grande queda no pelotão. Barbara Guarischi (Team SD Worx – Protime), Mara Roldan (Team Picnic PostNL) e Kim Le Court ficaram envolvidas e foram obrigadas a abandonar. Dominika Wlodarczyk e Lorena Wiebes (Team SD Worx – Protime) também ficaram na queda e perderam assim as suas chances de lutar pela etapa. Kristen Faulkner também foi uma das envolvidas e a americana teve de gastar para reentrar no peotão. 3km depois, Ally Wollaston conquistou 3s de bonificação e Cat Ferguson 2s no sprint intermédio do dia.

A 36km do fim, Fauve Bastiaenssen (AG Insurance-Soudal Team) foi a primeira a passar no alto da quarta contagem do dia. Logo a seguir, nova queda aconteceu no pelotão. Kristen Faulkner ficou envolvida e perdeu bastante tempo porque ainda teve de trocar de sapato. Quando voltou à bicicleta, a americana estava a 1:00 do pelotão.

Cat Ferguson triunfa em casa

A 25km da meta, na última subida do dia, a Dingleton, com 2.5km a 6%, Cecilie Uttrup Ludwig (Canyon//SRAM zondacrypto) atacou e foi seguida por Cat Ferguson e Josie Nelson. Poucos metros depois, Eleonora Gasparrini e Karlijn Swinkels (UAE Team ADQ) e Ally Wollaston chegaram às três da frente. Ferguson acabou por ser a primeira a passar no alto da última contagem do dia.

A 17km da meta, Cecilie Uttrup Ludwig sofreu um furo e acabou por ser alcançada pelo reduzido pelotão. As cinco da frente continuavam a colaborar muito bem e tinham uma vantagem de cerca de 30s. Kristen Faulkner continuava a lutar, mas estava a mais de 2:00 da frente da corrida.

A 2.5km da meta, Karlijn Swinkels atacou e Eleonora Gasparrini acabou por ceder. 1.5km depois, a italiana reentrou no grupo da frente e atacou, mas Cat Ferguson não a deixou ganhar um espaço importante. Nos metros finais, a jovem britânica lançou o sprint final com Josie Nelson na sua roda. Nelson tentou, mas não teve capacidade para passar Ferguson que venceu assim a etapa 3 do Tour of Britain Women. Wollaston já não tinha grande capacidade para o sprint e foi apenas terceira.

Cat Ferguson é assim a nova líder da classificação geral, dos pontos e da juventude do Tour of Britain Women. A ciclista da Movistar Team tem uma vantagem de 3s sobre Ally Wollaston e de 12s sobre Karlijn Swinkels. Dominika Wlodarczyk é a nova líder da montanha.

Cat Ferguson é a nova camisola verde do Tour of Britain Women (Foto: Pete Goding/SprintCyclingAgency©2025)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: Getty Images

Exit mobile version