O campeão neerlandês Dylan Groenewegen (Team Jayco-AlUla) venceu a primeira etapa do Tour of Slovenia, uma ligação de 170.6km entre Piran e Skofljica, batendo ao sprint o alemão Phil Bauhaus (Bahrain Victorious) e o espanhol Manuel Peñalver (Team Polti VisitMalta). Groenewegen somou a sua segunda vitória da temporada e é o primeiro camisola verde.
Fuga consegue formar-se
A primeira etapa do Tour of Slovenia começou com um ritmo alto. Ao km 12, Fabio Christen (Q36.5 Pro Cycling Team) somou a bonificação máxima no primeiro sprint bonificado do dia. António Morgado (UAE Team Emirates – XRG) conquistou 2s de bonificação. Poucos kms depois, Fabio Christen atacou e formou a fuga do dia. Ao km 38, o suíço foi o primeiro a passar no alto da única contagem do dia. Logo a seguir, Christen somou mais 3s de bonificação no segundo sprint bonificado do dia.
Ao km 60, Jaka Marolt (Factor Racing), Mihael Stajnar (Pogi Team Gusto Ljubljana) e Matic Zumer (Adria Mobil) juntaram-se a Fabio Christen na frente da corrida. Os quatro tinham uma vantagem de cerca de 3:00 sobre o pelotão. A 85km do fim, Zumer conquistou a pontuação máxima no primeiro sprint intermédio do dia. Poucos kms depois, o pelotão aumentou o ritmo, mas o quarteto da frente ainda tinha uma vantagem de 2:00.
g
A 34km do fim, no último sprint bonificado do dia, Fabio Christen foi o mais forte. Logo a seguir, o suíço e Mihael Stajnar decidiram tirar pé e esperaram pelo pelotão. 18km do fim, no último sprint intermédio do dia, Jaka Marolt conquistou a pontuação máxima. O duo da frente estava a conseguir resistir ao forte ritmo do pelotão, mas acabaram por ser alcançados a 9km da meta. Ivo Oliveira, Rui Oliveira e António Morgado (UAE Team Emirates – XRG) estavam bem na frente do pelotão e tentavam manter Sebastian Molano (UAE Team Emirates – XRG) bem colocado.
No km final, o ritmo era elevado com várias equipas a lutar pela frente do pelotão. Nos metros finais, Dylan Groenewegen lançou o sprint final e não deu hipótese para conquistar assim a etapa 1 do Tour of Slovenia. Phil Bauhaus foi mais forte que Manuel Peñalver e Tim Torn Teutenberg (Lidl – Trek) para ser segundo.
Rui Oliveira e Ivo Oliveira estiveram ao serviço de Sebastian Molano, nos kms finais, e foram 13º e 22º, respetivamente. António Morgado foi 62º e por causa dos 2s de bonificação é o primeiro líder da juventude.
Dylan Groenewegen é assim o primeiro líder da classificação geral e dos pontos do Tour of Slovenia. Fabio Christen é o primeiro líder da montanha e a UAE Team Emirates – XRG lidera por equipas.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: SprintCyclingAgency
