Site icon Ciclismo Mundial

Mie Ottestad conquista Tour of Norway Women com vitória na etapa final!

A campeã norueguesa Mie Ottestad (Uno-X Mobility) venceu a última etapa do Tour of Norway Women, uma ligação de 110km com partida e chegada em Stavanger, após isolar-se a 22km da meta. A norueguesa Susanne Andersen venceu o sprint no grupo perseguidor para ser 2ª a 50s e completar a dobradinha da Uno-X Mobility. A belga Margot Vanpachtenbeke (VolkerWessels Pro Cycling Team) fechou o pódio. Ottestad confirmou o seu bom momento e levou os noruegueses ao rubro a vencer a 1ª edição do Tour of Norway.+

Começo ofensivo, mas fuga acaba por se formar

A última etapa do Tour of Norway Women começou com um ritmo alto. Ao km 14, na primeira contagem do dia, Ashleigh Moolman-Pasio (AG Insurance-Soudal Team) foi o primeiro a passar no topo. O ritmo aumentou na contagem e provocou um corte no pelotão. 22km depois, na segunda contagem do dia, Justine Ghekiere (AG Insurance-Soudal Team) foi a primeira a passar no topo.

Ao km 44, no primeiro sprint intermédio do dia, Susanne Andersen foi a mais forte. Eva van Agt (Team Visma | Lease a Bike) somou 2s de bonificação e Mie Ottestad 1s. Poucos kms depois, Daniek Hangeveld (Ceratizit-WNT Pro Cycling Team) atacou e formou a fuga do dia. A neerlandesa conseguiu uma vantagem de quase 2:00 sobre o pelotão que era comandado pela Uno-X Mobility.

Campeã norueguesa surpreende ao mexer de muito longe

A 52km do fim, Daniek Hengeveld foi a primeira a passar no alto da terceira contagem do dia. 5km depois, Mie Ottestad e Viktoria Chladonova (Team Visma | Lease a Bike) saltaram do pelotão e tentavam fazer a ponte para a frente da corrida. Hengeveld acabou por somar a pontuação máxima no segundo sprint intermédio do dia, Chladonova conquistou 2s de bonificação e Ottestad 1s.

A 30km do fim, na penúltima contagem do dia, Hengeveld foi a primeira a passar no topo. Logo a seguir, Ottestad aumentou o ritmo e Chladonova acabou por ceder. A jovem eslovena foi alcançada por um pequeno grupo que era composto por Susanne Andersen e Katrine Aalerud (Uno-X Mobility), Margot Vanpachtenbeke, Titia Ryo (Arkea-B&B Hotels), Eva van Agt e Margaux Vigie (Team Visma | Lease a Bike), Ashleigh Moolman-Pasio, Lauren Dickson (Handsling Alba Development Road Team), Dilyxine Miermont (Ceratizit-WNT Pro Cycling) e Tiril Jorgenson e India Grangier (Team Coop – Repsol).

Super Mie Ottestad em Stavanger

A 23km da meta, Mie Ottestad chegou a Daniel Hengeveld. 1km depois, na subido do sprint intermédio, a campeã norueguesa acelerou para conquistar a pontuação máxima e a neerlandesa deixou de ter capacidade para a seguir. Hengeveld acabou por ser alcançada pelo grupo perseguidor que estava agora a 50s de Ottestad.

A 7km da meta, Ottestad foi a primeira a passar no topo da última contagem do dia. Justine Ghekiere aumentou o ritmo no pelotão, mas não estava a conseguir fechar o espaço para a campeã norueguesa. Mie Ottestad manteve o seu ritmo e conquistou assim a última etapa do Tour of Norway Women. Susanne Andersen bateu ao sprint Margot Vanpachtenbeke e Margaux Vigie para ser segunda a 50s e fechar a dobradinha da Uno-X Mobility.

Mie Ottestad é assim a grande vencedora da 1ª edição do Tour of Norway Women, batendo Justine Ghekiere por 44s e Lauren Dickson por 49s. A norueguesa também venceu os pontos. Ghekiere venceu a montanha e Viktoria Chladonova foi a melhor jovem.

O pódio do Tour of Norway Women com Justine Ghekiere, Mie Ottestad e Lauren Dickson

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: Szymon Gruchalski

Exit mobile version