O dinamarquês Simon Dalby (Seleção da Dinamarca) venceu a terceira etapa da Course de la Paix, uma ligação de 131km entre Zabreh e Dlouhé Stráne, após isolar-se nos kms finais. Peter Oxenberg (Seleção da Dinamarca) ainda fechou o espaço para o seu compatriota, nos metros finais, ao sprint para ser segundo e fechar a dobradinha dinamarquesa. O espanhol Pau Marti (Seleção da Espanha) é o novo líder da classificação geral.
Aventura da fuga do dia
A terceira etapa da Course de la Paix Sub23 começou com diversas tentativas de ataque com Riccardo Lorello e Federico Savino (Seleção da Itália), Patryk Goszczurny (Seleção da Polónia), Jack Brough (Seleção da Grã-Bretanha), Lucas Van Gils (Seleção da Bélgica), Tore Troelsen (Seleção da Dinamarca), Jaume Guardeño (Seleção da Espanha), William Colorado (Seleção da Colômbia) e Saar Idan (Seleção do Israel) a formarem a fuga do dia. Ao km 21, na primeira contagem do dia, Van Gils foi o primeiro a passar no alto. A fuga conseguiu uma vantagem de 3:20 sobre o pelotão.
A 64km do fim, William Colorado foi o mais forte no sprint intermédio do dia. 10km depois, ataques aconteceram na frente da corrida e Jack Brough, Lucas Van Gils, Patryk Goszczurny e Tore Troelsen conseguiram isolar-se. O resto dos ciclistas que estavam no grupo da frente acabaram por ser alcançadas. A 22km do fim, Brough cedeu e acabou por ser alcançado. 9km depois, os ciclistas entraram na subida final, a Dlouhé Stráne, que tem uma pendente média de 5.5%. Nos primeiros kms da subida, os três sobreviventes da fuga do dia foram alcançados.
Dobradinha dinamarquesa com Daniel Lima em destaque
Na subida final, o pelotão partiu completamente e um grupo composto por Simon Dalby, Peter Oxenberg, Pau Marti, Simone Gualdi (Seleção da Itália), Kamiel Eeman e Matisse van Kerckhove (Seleção da Bélgica), Daniel Lima (Seleção de Portugal), Arno Wallenborn (Seleção do Luxemburgo), Mateusz Gajdulewicz (Seleção da Polónia) e Eliott Rowe (Seleção da Grã-Bretanha) acabaram por se isolar.
Nos kms finais, Simon Dalby atacou e ganhou um espaço importante. O dinamarquês conseguiu resistir ao forte ritmo dos perseguidores para vencer assim a etapa rainha da Course de la Paix Sub23. O grupo perseguidor ainda fechou o espaço, nos últimos metros, ao sprint com Peter Oxenberg a ser segundo para fechar a dobradinha dinamarquesa. Pau Marti fechou o pódio.
Daniel Lima confirmou o seu bom momento ao ser 6º com o mesmo tempo do vencedor. Na geral, Lima é agora 7º a 12s. Duarte Domingues (Seleção de Portugal) fez uma boa subida e foi 23º a 1:03. Tiago Santos, Rafael Durães e Rafael Barbas (Seleção de Portugal) chegaram a 9:41 e foram 56º, 57º e 58º, respetivamente.
Pau Marti é o novo líder da classificação geral da Course de la Paix com 2s sobre Simon Dalby e 6s sobre, o melhor jovem, Peter Oxenberg. O espanhol também lidera agora os pontos. Riccardo Lorello segue líder da montanha.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Course de la Paix