Site icon Ciclismo Mundial

Aaron Gate triunfa em Bais e é o novo líder da Boucles de la Mayenne!

O neozelandês Aaron Gate (XDS Astana Team) venceu a segunda etapa da Boucles de la Mayenne, uma ligação de 210.5km entre Saint-Suzanne e Bais, batendo ao sprint o francês Pierre Latour (Team TotalEnergies). O belga Milan Menten (Lotto) impôs-se ao sprint no pelotão para fechar o pódio a 5s. Gate conquistou assim a sua segunda vitória da temporada e é o novo camisola amarela.

Fuga consegue formar-se

A segunda etapa da Boucles de la Mayenne começou com diversas tentativas de ataque, mas nenhuma delas teve sucesso. Ao km 13, Paul Lapeira (Decathlon AG2R La Mondiale) conquistou a pontuação máxima no primeiro sprint intermédio do dia. Logo a seguir, Alessandro De Marchi (Team Jayco-AlUla), Baptiste Veistroffer (Lotto), Andreas Stokbro (Unibet Tietema Rockets), Leander van Hautegem (Wagner Bazin WB) e Lenaic Langella (CIC U Nantes) atacaram e formaram a fuga do dia. Langella foi o primeiro a passar no alto da primeira contagem do dia.

Ao km 63, na segunda contagem do dia, Langella foi o primeiro a passar no topo. A fuga do dia conseguiu uma vantagem de 3:00 sobre o pelotão. 30km depois, Langella somou novamente a pontuação máxima na terceira contagem do dia. A 97km do fim, o francês foi o mais forte na quarta contagem do dia. 18km depois, Arthur Kluckers (Tudor Pro Cycling Team) e Pierre Thierry (Arkea-B&B Hotels) atacaram e tentavam fazer a ponte para o grupo da frente.

Pierre Latour consegue isolar-se

A 61km do fim, De Marchi foi o primeiro a passar no alto da quinta contagem do dia. Logo a seguir, Langella perdeu o contacto com o grupo da frente. A 44km do fim, De Marchi foi novamente o mais forte na sexta contagem do dia. Kluckers e Thierry conseguiram fazer a ponte para Langella. Poucos kms depois, os três perseguidores acabaram por ser alcançados. van Hautegem deixou de ter capacidade para seguir o ritmo do grupo da frente e foi alcançado.

A 13km da meta, Pierre Latour atacou e fez a ponte para o trio da frente. Logo a seguir, o francês acelerou novamente e conseguiu isolar-se para conquistar a bonificação máxima no primeiro sprint intermédio do dia. De Marchi, Stokbro e Veistroffer foram alcançados. Anthon Charmig (XDS Astana Team) e Vincenzo Albanese (EF Education – EasyPost) atacaram e tentavam chegar a Latour.

Aaron Gate faz a ponte para Pierre Latour e vinga em Bais

A 9km da meta, Charmig e Albanese foram alcançados. Latour somou a bonificação máxima no último sprint intermédio. Poucos metros depois, ataques aconteceram no pelotão e um grupo composto por Anthon Charmig, Aaron Gate, Thibaud Gruel (Groupama – FDJ), Benoit Cosnefroy e Paul Lapeira (Decathlon AG2R La Mondiale), Jelte Krijnsen (Team Jayco-AlUla), Marijn van den Berg e Vincenzo Albanese (EF Education – EasyPost), Clément Venturini (Arkea-B&B Hotels) e Carlos Canal (Movistar Team) ficou em posição intermédia. Latour estava a conseguir resistir isolado e tinha uma vantagem de 10s.

A 1.5km da meta, começaram a marcar-se no grupo perseguidor. 200 metros depois, quando estavam prestes a ser alcançados pelo pelotão, Aaron Gate atacou e começava a fechar o espaço para Pierre Latour. A cerca de 400 metros da meta, o neozelandês conseguiu fazer a ponte para o francês. Nos metros finais, Gate conseguiu ser mais forte ao sprint que Latour para conquistar assim a etapa 2 da Boucles de la Mayenne. Milan Menten venceu o sprint no pelotão para fechar o pódio a 5s.

Rui Costa (EF Education – EasyPost) foi 41º a 5s e Iúri Leitão (Caja Rural – Seguros RGA) não terminou a etapa.

Aaron Gate é o novo líder da classificação geral da Boucles de la Mayenne e tem uma vantagem de poucas centésimas sobre, o líder dos pontos, Pierre Latour. Thibaud Gruel segue líder da juventude e Lenaic Langella da montanha.

Aaron Gate é o novo camisola amarela da Boucles de la Mayenne (Foto: Boucles de la Mayenne)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: SprintCyclingAgency

Exit mobile version