Site icon Ciclismo Mundial

Chris Harper vence etapa 20 do Giro d’Italia! Simon Yates conquista a Maglia Rosa após remontada histórica!

Harper Christopher of Team Jayco Alula winner of the stage on the finish line during the stage 20 of the Giro d’Italia from Verres to Sestriere (Via Lattea), Italy - Saturday, May 31, 2025. Sport - cycling. (Photo by Marco Alpozzi/LaPresse)

O australiano Chris Harper (Team Jayco-AlUla) venceu a vigésima etapa do Giro d’Italia, uma ligação de 205km entre Verrès e Sestrière, após isolar-se a 32.5km da meta. Harper bateu o italiano Alessandro Verre (Arkea-B&B Hotels) por 1:49 para estrear-se a vencer no World Tour. O britânico Simon Yates foi terceiro a 1:57 e subiu à liderança da geral, após uma remontada história no Colle delle Finestre e de uma etapa taticamente perfeita da Team Visma | Lease a Bike.

Grande fuga consegue formar-se

A vigésima etapa do Giro d’Italia começou com Timo Kielich (Alpecin – Deceuninck), Sylvain Moniquet (Cofidis), Dries De Bondt (Decathlon AG2R La Mondiale), Enzo Paleni (Groupama – FDJ), Kim Heiduk (Ineos Grenadiers), Jacopo Mosca (Lidl – Trek) e Gianmarco Garofoli (Soudal Quick-Step) a saírem do pelotão e a formaram a fuga do dia.

Os ataques continuaram no pelotão e, por volta do km 37, Kevin Geniets, Quentin Pacher e Remy Rochas (Groupama – FDJ), Jimmy Janssens e Quinten Hermans (Alpecin – Deceuninck), Carlos Verona e Mads Pedersen (Lidl – Trek), Andrea Vendrame (Decathlon AG2R La Mondiale), Stefano Oldani (Cofidis), Pello Bilbao e Fran Miholjevic (Bahrain Victorious), Manuele Tarozzi e Martin Marcellusi (VF Group – Bardiani CSF – Faizanè), Ethan Hayter (Soudal Quick-Step), Jefferson Cepeda e Jon Barrenetxea (Movistar Team), Francesco Busatto e Kevin Colleoni (Intermarché – Wanty), Mirco Maestri (Team Polti VisitMalta), Simon Clarke (Israel – Premier Tech), Chris Hamilton (Team Picnic PostNL), Wout van Aert, Milan Vader (Q36.5 Pro Cycling Team) e Alessandro Verre fizeram a ponte para o grupo da frente.

Corrida começa a partir no Colle delle Finestre

Ao km 64, no primeiro sprint intermédio do dia, De Bondt somou a pontuação máxima. 5km depois, Tarozzi foi o primeiro a passar no topo da primeira contagem do dia. A UAE Team Emirates – XRG assumiu o comando do pelotão e a fuga conseguiu uma vantagem de 9:00. A 90km do fim, na segunda contagem do dia, Tarozzi foi novamente o primeiro a passar no alto. 22km depois, van Aert conquistou a pontuação máxima no segundo sprint intermédio do dia. A EF Education – EasyPost aumentou o ritmo no pelotão, mas a fuga seguia com uma grande vantagem.

A 46km do fim, os ciclistas entraram no Colle delle Finestre, com 18.5km a 9.2%. O ritmo aumentou na frente da corrida e a fuga começou a partir. 3km depois, Chris Harper atacou e foi seguido por Alessandro Verre. A EF Education – EasyPost entrou com tudo nesta subida e partiu completamente o pelotão. Richard Carapaz (EF Education – EasyPost) acabou por mexer na corrida e foi apenas seguido por Isaac Del Toro (UAE Team Emirates – XRG).

Chris Harper isola-se e Simon Yates ganha espaço importante sobre o Maglia Rosa

A cerca de 41km do fim, Simon Yates acelerou e rapidamente fez a ponte para Richard Carapaz e Isaac Del Toro. Derek Gee (Israel – Premier Tech) também mexeu na corrida e a solo tentava fazer a ponte para os três. Del Toro, Carapaz e Simon Yates e o equatoriano e o britânico começaram com os ataques, mas não conseguiam distanciar o jovem mexicano. A 38.7km do fim, Simon Yates aproveitou a marcação entre Carapaz e Del Toro para atacar e ganhou um espaço importante. Poucos metros depois, Gee fez a ponte para o equatoriano e o mexicano.

Isaac del Toro, Richard Carapaz e Simon Yates no Colle delle Finestre (Foto: Getty Images)

Carapaz e Del Toro continuavam a marcar-se. O equatoriano mexeu várias vezes na corrida, mas nunca conseguiu largar o mexicano. Simon Yates mantinha um forte ritmo e continuava a aumentar a vantagem que tinha sobre os dois. A 33.5km do fim, Gee chegou novamente a Carapaz e Del Toro. Poucos metros depois, na frente da corrida, Verre deixou de ter capacidade para seguir Harper. No km red bull, o australiano acabou por somar a pontuação máxima.

A 31km da meta, Simon Yates já tinha mais de 1:00 de vantagem sobre o grupo do Maglia Rosa. Del Toro acabou por aumentar o ritmo e Gee acabou por ceder. 4km depois, Harper foi o primeiro a passar no alto do Colle delle Finestre. O australiano tinha agora uma vantagem de 1:40 sobre Verre, 4:50 sobre Simon Yates e 6:40 sobre Carapaz e Del Toro. Poucos kms depois, na descida, do Colle delle Finestre, Simon Yates tinha agora van Aert consigo e começava a aumentar ainda mais a sua vantagem.

Depois da desilusão no Colle delle Finestre em 2018, Simon Yates fez uma remontada histórica em 2025 (Foto: Giro d’Italia)

Grande solo de Chris Harper e super Simon Yates conquista a Maglia Rosa

Isaac Del Toro e Richard Carapaz não estavam a colaborar e, a 8km da meta, já na subida final m Sestrière de 16.3km a 3.8%, os dois receberam a companhia de Derek Gee, Giulio Pellizzari (Red Bull – Bora – hansgrohe), Damiano Caruso (Bahrain Victorious), Max Poole (Team Picnic PostNL), Michael Storer (Tudor Pro Cycling Team), Rafal Majka e Brandon McNulty (UAE Team Emirates – XRG). 2.5km depois, Wout van Aert abriu para o lado após um grande trabalho em prol de Simon Yates que seguia com um forte ritmo.

Chris Harper manteve o seu ritmo e estreou-se assim a vencer no World Tour na etapa 20 do Giro d’Italia. Alessandro Verre fez também uma grande etapa em fuga para ser 2º a 1:49. Simon Yates fechou o pódio a 1:57 para garantir a Maglia Rosa. Max Poole ainda saltou do grupo dos favoritos para ser 8º a 6:45. Isaac Del Toro venceu o sprint pelo 9º lugar a 7:10. Michael Storer chegou a 8:30 e Egan Bernal (Ineos Grenadiers) a 10:43, mas seguiram no top10 da geral.

Simon Yates é assim o novo líder da geral do Giro d’Italia e tem 3:56 de vantagem sobre, o melhor jovem, Isaac Del Toro e 4:43 sobre Richard Carapaz. Lorenzo Fortunato (XDS Astana Team) manteve a liderança da montanha e Mads Pedersen dos pontos.

Simon Yates é o novo Maglia Rosa do Giro d’Italia (Foto: Giro d’Italia)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Classificações do Passatempo

Foto de Capa: Giro d’Italia

Exit mobile version