O francês Victor Loulergue (Seleção da França) venceu a primeira etapa da Course de la Paix Sub23, uma ligação de 167km entre Krnov e Sternberk, batendo ao sprint o espanhol Pau Marti (Seleção da Espanha) e o italiano Simone Gualdi (Seleção da Itália). Loulergue confirmou o seu bom momento de forma e é assim o primeiro camisola amarela.
Aventura da fuga do dia
A primeira etapa da Course de la Paix começou com Riccardo Lorello (Seleção da Itália), Cedric Abt (Seleção da Alemanha) e Freddy Avila (Seleção da Colômbia) a saíram do pelotão e a formarem a fuga do dia. O pelotão impôs um ritmo tranquilo e os três conseguiram uma vantagem de quase 6:00. Ao km 37, na primeira contagem do dia, Cedric Abt foi o primeiro a passar no topo. 23km depois, Riccardo Lorello somou a pontuação máxima no sprint intermédio do dia.
A 70km do fim, na última contagem do dia, Cedric Abt foi o primeiro a passar no topo. O pelotão começou a aumentar o ritmo e a vantagem do trio da frente caiu para 2:00. 34km depois, os três fugitivos do dia acabaram por ser alcançados. Os ciclistas já estavam numa zona dura da corrida e o pelotão começava a perder elementos.
Sprint imperial de Victor Loulergue
A 11.4km do fim, os ciclistas entraram pela primeira vez numa subida não categorizada de 850 metros a 9.9%. O ritmo era elevado e o pelotão ficou reduzido a cerca de 40 ciclistas. Cerca de 7km depois, na segunda passagem nesta subida, um grupo composto por Victor Loulergue e Pierre-Henry Basset (Seleção da França), Jente Michels, Kamiel Eeman e Matisse Van Kerckhove (Seleção da Bélgica), Pau Marti, Simone Gualdi, Daniel Lima (Seleção de Portugal), Peter Oxenberg e Simon Dalby (Seleção da Dinamarca), Arno Wallenborn (Seleção do Luxemburgo), Elliot Rowe (Seleção da Grã-Bretanha), Anze Ravbar (Seleção da Eslóvenia), Ilian Barhoumi e Robin Donze (Seleção da Suíça) e Mateusz Gajdulewicz (Seleção da Polónia) acabou por se isolar.
Após o topo da última passagem na dura subida não categorizada, os ciclistas tinham uma descida de cerca de 3km que os levava a um final em pavê em Sternberk. Victor Loulergue acabou por não dar hipótese ao sprint para vencer assim a etapa 1 da Course de la Paix. Pau Marti foi mais forte que Simone Gualdi para ser segundo. Tomas Pridal (Seleção da República Checa), um dos principais candidatos à geral, perdeu 12s.
Daniel Lima conseguiu seguir com os melhores e foi o melhor português em 8º. Rafael Barbas, Tiago Santos e Duarte Domingues (Seleção de Portugal) chegaram a 2:01 e foram 60º, 64º e 65º, respetivamente. Noah Campos (Seleção de Portugal) foi 107º a 6:48 e Rafael Durães (Seleção de Portugal) 117º a 8:41.
Victor Loulergue é assim o primeiro líder da classificação geral e dos pontos da Course de la Paix. Cedric Abt é o primeiro líder da montanha e Simone Gualdi da juventude.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Course de la Paix