O alemão Nico Denz (Red Bull – Bora – hansgrohe) venceu a décima oitava etapa do Giro d’Italia, uma ligação de 144km entre Morbegno e Cesano Maderno, após isolar-se a 18km da meta. O italiano Mirco Maestri (Team Polti VisitMalta) foi segundo e o belga Edward Planckaert (Alpecin – Deceuninck) terceiro, ambos a 1:01. O mexicano Isaac Del Toro (UAE Team Emirates – XRG) chegou no pelotão e segue o Maglia Rosa do Giro.
Grande fuga consegue formar-se
A décima oitava etapa do Giro d’Italia começou com diversas tentativas de ataque, mas nenhuma delas teve sucesso. Por volta do km 20, Kaden Groves, Edward Planckaert e Fabio van den Bossche (Alpecin – Deceuninck), Alessandro Verre e Luca Mozzato (Arkea-B&B Hotels), Nico Denz, Edoardo Zambanini (Bahrain Victorious), Stefano Oldani (Cofidis), Dries De Bondt, Andrea Vendrame, Dorian Godon e Stan Dewulf (Decathlon AG2R La Mondiale), Remy Rochas (Groupama – FDJ), Ben Turner (Ineos Grenadiers), Francesco Busatto (Intermarché – Wanty), Daan Hoole, Mads Pedersen e Mathias Vacek (Lidl – Trek), Jon Barrenetxea (Movistar Team), Matteo Moschetti (Q36.5 Pro Cycling Team), Mattia Cattaneo (Soudal Quick-Step), Felix Engelhardt e Davide De Pretto (Team Jayco-AlUla), Alex Edmondson (Team Picnic PostNL), Mattia Bais, Mirco Maestri e Giovanni Lonardi (Team Polti VisitMalta), Wout van Aert, Edoardo Affini e Dylan van Baarle (Team Visma | Lease a Bike), Rick Pluimers, Larry Warbasse e Yannis Voisard (Tudor Pro Cycling Team), Filippo Magli, Manuele Tarozzi e Martin Marcellusi (VF Group – Bardiani CSF – Faizanè) e Diego Ulissi, Nicola Conci e Christian Scaroni (XDS Astana Team) atacaram e formaram a fuga do dia.
Ao km 37, na primeira contagem do dia, Scaroni foi o primeiro a passar no topo. Moschetti, Affini e Mozzato deixaram de ter capacidade para seguir o ritmo do grupo da frente e foram alcançados. Juan Ayuso (UAE Team Emirates – XRG) tinha sido picado por uma abelha e acabou por abandonar a etapa. 8km depois, Pedersen foi o mais forte no primeiro sprint intermédio. Turner sofreu um problema mecânico e acabou por ser alcançado pelo pelotão.
Ataques na dianteira e fuga acaba por partir
Ao km 54, na segunda contagem do dia, Scaroni foi o primeiro a passar no topo. A fuga tinha uma vantagem de 4:00 sobre o pelotão e, km após km, continuava a aumentar. 18km depois, Pedersen somou novamente a pontuação máxima no segundo sprint intermédio do dia. Logo a seguir, Scaroni foi o primeiro a passar no alto da última contagem do dia.
A 58km do fim, Rochas, Marcellusi e Tarozzi atacaram e conseguiram uma pequena vantagem. Tarozzi acabou por somar a pontuação máxima no km red bull. Cerca de 17km depois, os três da frente acabaram por ser alcançados. A 33km do fim, ataques começaram a acontecer na frente da corrida e Denz, Maestri, Planckaert, Magli, Warbasse, De Pretto, Hoole, Edmondson, De Bondt, Conci e van Baarle acabaram por se isolar. No grupo perseguidor, ficaram a marcar-se e Pedersen, Groves e van Aert perderam assim a oportunidade de lutar pela vitória.
Grande solo de Nico Denz
A 25km da meta, os onze da frente já tinham quase 2:00 de vantagem sobre o grupo perseguidor. 7km depois, Nico Denz aproveitou uma zona técnica para mexer na corrida e conseguiu isolar-se. Os perseguidores ficaram a marcar-se e o alemão ganhou assim um espaço importante. Poucos kms depois, De Bondt tentou sair do grupo perseguidor, mas não teve sucesso.
Nico Denz manteve um forte ritmo e foi aumentando a sua vantagem sobre os perseguidores para conquistar assim a etapa 18 do Giro d’Italia. Mirco Maestri impôs-se ao sprint no grupo perseguidor para ser segundo a 1:01. Edward Planckaert fechou o pódio. Rick Pluimers venceu o sprint no terceiro grupo para ser 12º a 3:40. O pelotão chegou tranquilo a 13:51.
Afonso Eulálio (Bahrain Victorious) foi 134º a 13:51.
Isaac Del Toro segue assim líder da classificação geral e da juventude do Giro d’Italia. Mads Pedersen segue líder dos pontos e Lorenzo Fortunato (XDS Astana Team) da montanha.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Classificações do Passatempo
Fotos: Giro d’Italia
