Site icon Ciclismo Mundial

Christian Scaroni conquista etapa 16 do Giro d’Italia! Isaac Del Toro sofre, mas segue líder da geral!

Scaroni Christian of Xds Astana Team winner of the stage with Fortunato Lorenzo of Xds Astana Team azure jersey during the stage 16 of the Giro d’Italia from Piazzola sul Brenta to San Valentino (Brentonico), Italy - Tuesday, May 27, 2025. Sport - cycling. (Photo by Massimo Paolone/LaPresse)

O italiano Christian Scaroni (XDS Astana Team) venceu a décima sexta etapa do Giro d’Italia, uma ligação de 203km entre Piazzola sul Brenta e San Valentino, após cruzar a linha de meta lado a lado com o seu compatriota e colega de equipa Lorenzo Fortunato (XDS Astana Team). Giulio Pellizzari (Red Bull – Bora – hansgrohe) completou o pódio italiano a 55s. O mexicano Isaac Del Toro (UAE Team Emirates – XRG) sofreu, mas conseguiu segurar a Maglia Rosa.

Fuga com fortes nomes consegue formar-se

A décima sexta etapa do Giro d’Italia começou com diversas tentativas de ataque, mas nenhuma delas teve sucesso. Ao km 8, Gianmarco Garofoli (Soudal Quick-Step) e Thymen Arensman (Ineos Grenadiers) ficaram envolvidos numa queda, mas ambos conseguiram continuar em corrida. Logo a seguir, Darren Rafferty (EF Education – EasyPost), Lorenzo Germani (Groupama – FDJ), Joshua Tarling (Ineos Grenadiers), Jon Barrenetxea (Movistar Team), Xabier Azparren (Q36.5 Pro Cycling Team), Josef Cerny (Soudal Quick-Step) e Wout van Aert (Team Visma | Lease a Bike) atacaram e formaram a fuga do dia.

Ao km 24, Tarling sofreu uma queda e foi obrigado a abandonar a corrida. 15km depois, van Aert somou a pontuação máxima no primeiro sprint intermédio do dia. Os ataques continuaram e por volta do km 75, Lorenzo Fortunato, Christian Scaroni e Fausto Masnada (XDS Astana Team), David Gaudu (Groupama – FDJ), Mattia Bais e Davide Bais (Team Polti VisitMalta), Pello Bilbao (Bahrain Victorious), Jefferson Cepeda (Movistar Team), Alessio Martinelli e Luca Covili (VF Group – Bardiani CSF – Faizanè), Kim Heiduk (Ineos Grenadiers), Simon Gugliemi (Arkea-B&B Hotels), Dries De Bondt (Decathlon AG2R La Mondiale), Simone Petilli (Intermarché – Wanty), Yannis Voisard (Tudor Pro Cycling Team), Felix Engelhardt (Team Jayco-AlUla), Sylvain Moniquet (Cofidis) e Gijs Leemreize (Team Picnic PostNL) juntaram-se ao grupo da frente. Fortunato foi o primeiro a passar no topo da primeira contagem do dia.

Quedas continuam a marcar a corrida e erro de Juan Ayuso

Ao km 92, Alessio Martinelli sofreu uma queda e foi obrigado a abandonar a corrida. O pelotão impunha um ritmo tranquilo e a fuga conseguiu uma vantagem de 8:00. A 95km do fim, Richard Carapaz (EF Education – EasyPost) e Primoz Roglic (Red Bull – Bora – hansgrohe) sofreram uma queda. Carapaz rapidamente reentrou no pelotão, mas Roglic acabou por abandonar. Logo a seguir, já na Candriai, com 10.1km a 7.6%, a Ineos Grenadiers acelerou no pelotão. Juan Ayuso (UAE Team Emirates – XRG) tinha vindo ao carro trocar de luvas e estava mais de 1:00 atrasado.

A 89km do fim, Fortunato foi o primeiro a passar no alto da segunda contagem do dia. Ayuso conseguiu reentrar no pelotão, mas acabou por gastar bastante energia. 18km depois, Egan Bernal (Ineos Grenadiers) ficou envolvido numa queda. O colombiano ficou um pouco maltratado, mas conseguiu reentrar no pelotão. A 64km do fim, De Bondt foi o mais forte no segundo sprint intermédio do dia. A fuga seguia com uma vantagem de 8:00 sobre o pelotão.

Fuga e pelotão começam a partir no Passo di Santa Barbara

A 47km do fim, os ciclistas entraram no Passo di Santa Barbara, com 12.7km a 8.3%. A fuga rapidamente partiu e Lorenzo Fortunato, Christian Scaroni, Fausto Masnada, Jon Barrenetxea, Jefferson Cepeda, Yannis Voisard, Pello Bilbao, Gijs Leemreize, Xabier Azparren, Sylvain Moniquet e Lorenzo Germani acabaram por se isolar. 4km depois, Azparren e Masnada perderam o contacto com o grupo da frente. No pelotão, Thymen Arensman e Juan Ayuso não conseguiam seguir o forte ritmo da EF Education – EasyPost.

A 40km do fim, Michael Storer (Tudor Pro Cycling Team) e Max Poole (Team Picnic PostNL) atacaram e conseguiram um pequeno espaço. Egan Bernal passou dificuldades, mas conseguiu manter-se no pelotão. Germani e Barrenetxea perderam também o contacto com o grupo da frente. A 35km do fim, Fortunato foi o primeiro a passar no alto da terceira contagem do dia. 10km depois, Poole e Storer foram alcançados pelo pelotão. Voisard atacou a descer e conseguiu um pequena vantagem.

Duo da XDS Astana Team consegue isolar-se

A 18.2km da meta, os ciclistas entraram na subida final, o Passo di San Valentino, que tem uma pendente média de 6.1%. 2km depois, Christian Scaroni acelerou e foi seguido por Lorenzo Fortunato, Jefferson Cepeda e Gijs Leemreize. Poucos metros depois, Leemreize acabou por perder o contacto com o grupo perseguidor. No pelotão, Wout van Aert impunha um ritmo elevado em prol de Simon Yates (Team Visma | Lease a Bike).

A 12km da meta, Yannis Voisard foi alcançado e rapidamente deixou de ter capacidade para seguir Scaroni, Fortunato e Jefferson Cepeda. No pelotão, van Aert abriu para o lado e Rafal Majka (UAE Team Emirates – XRG) assumiu o comando. Logo a seguir, Giulio Pellizzari (Red Bull – Bora – hansgrohe) atacou e conseguiu um espaço importante sobre o pelotão. A 11km da meta, Scaroni atacou e conseguiu isolar-se. O italiano somou a pontuação máxima no km red bull. 2km depois, Fortunato largou Jefferson Cepeda e fez a ponte para o seu colega de equipa.

Grande ataque de Richard Carapaz e Isaac Del Toro em quebra

A 7.5km da meta, Simon Yates atacou e foi seguido por Isaac Del Toro e Richard Carapaz. Poucos metros depois, Derek Gee (Israel – Premier Tech) a ritmo fez a ponte para os três. A 6km da meta, Carapaz atacou e ninguém teve capacidade para o seguir. Gee acelerou também e a solo tentava ainda chegar ao equatoriano. Simon Yates ficou na roda de Isaac Del Toro e obrigava o mexicano a trabalhar. Michael Storer a ritmo conseguiu chegar ao Maglia Rosa e a Simon Yates.

Richard Carapaz foi uma das figuras da etapa 16 do Giro d’Italia (Foto: Getty Images)

A 3.5km da meta, Carapaz fez a ponte para Pellizzari. Del Toro deixou de ter capacidade para seguir Simon Yates e Storer e recebeu a companhia de Egan Bernal, Rafal Majka e Damiano Caruso (Bahrain Victorious). 2.5km depois, Cepeda foi alcançado por Carapaz e Pellizzari. Scaroni e Fortunato tinham uma vantagem de 1:40 sobre o grupo de Carapaz, 2:10 sobre Gee, 2:35 sobre Storer e Simon Yates e 3:15 sobre o grupo do Maglia Rosa.

Dobradinha da XDS Astana Team no Passo di San Valentino

O duo da XDS Astana Team seguiram juntos e cruzaram a linha de meta lado a lado com a vitória a sorrir a Christian Scaroni, que se estreou assim a vencer no World Tour na etapa 16 do Giro d’Italia. Giulio Pellizzari ainda tinha algo para dar no km final e conseguiu ser 3º a 55s. Richard Carapaz quebrou na fase final e foi assim 4º a 1:10. Derek Gee fez uma grande subida a ritmo para ser 5º a 1:23. Michael Storer e Simon Yates chegaram juntos a 1:52.

Egan Bernal e Damiano Caruso foram 11º e 12º, respetivamente, ambos a 2:31. Isaac Del Toro quebrou também na fase final e foi 13º a 2:46. Antonio Tiberi (Bahrain Victorious) também não teve a jornada que pretendia e foi apenas 15º a 3:51. Juan Ayuso foi apenas 35º a 14:47.

Afonso Eulálio (Bahrain Victorious) chegou com Ayuso e foi 36º a 14:47.

Isaac Del Toro segue líder da classificação geral e da juventude do Giro d’Italia. O mexicano tem agora 26s de vantagem sobre Simon Yates e 31s sobre Richard Carapaz. Lorenzo Fortunato reforçou a liderança da montanha e Mads Pedersen (Lidl – Trek) segue líder dos pontos.

Isaac Del Toro segue o Maglia Rosa do Giro d’Italia (Foto: Getty Images)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Classificações do Passatempo

Foto de Capa: Giro d’Italia

Exit mobile version