Site icon Ciclismo Mundial

Cristian Rodriguez regressa aos triunfos na Mercan’Tour Classic Alpes-Maritimes!

Cristian Rodriguez (Arkea-B&B Hotels) venceu a Mercan’Tour Classic Alpes-Maritimes, uma clássica de 151km entre Puget-Théniers e Valberg, após protagonizar um grande solo de 48km. O espanhol bateu o seu compatriota José Félix Parra (Equipo Kern Pharma) por 1:42 e o colombiano Ivan Sosa (Equipo Kern Pharma) por 1:49 para regressar às vitórias mais de 4 anos depois.

Aventura da fuga do dia e cortes no pelotão

A Mercan’Tour Classic Alpes-Maritimes começou com Noah Knecht (Nice Métropole Côte d’Azur) e Nicola Marcerou (Team TotalEnergies) a saírem do pelotão e a formarem a fuga do dia. Os dois conseguiram uma vantagem de 3:00 sobre o pelotão que era comandado pela Arkea-B&B Hotels e a Unibet Tietema Rockets. Ao km 57, os ciclistas entraram no Col de Saint-Martin, com 16.7km a 5.4%. Alguns kms depois, Knecht deixou de ter capacidade para seguir Marcerou e foi alcançado. A Decathlon AG2R La Mondiale e a Arkea-B&B Hotels mostravam-se ativas e o pelotão perdeu bastantes elementos.

A 60km do fim, Marcerou foi também alcançado. O forte ritmo numa zona exposta ao vento provocou cortes no pelotão. 4km depois, os ciclistas entraram no Col de la Couillole, com 15.8km a 7.3%. O ritmo seguiu elevado e o pelotão partiu ainda mais.

Corrida parte completamente com Cristian Rodriguez a isolar-se

A 48km do fim, Cristian Rodriguez atacou e conseguiu isolar-se na frente da corrida. Ninguém seguiu o ataque do espanhol que ganhou assim um espaço importante. Poucos kms depois, Jesus Herrada (Cofidis), Giovanni Carboni (Unibet Tietema Rockets), Ivan Sosa e José Félix Parra uniram-se na perseguição ao ciclista da Arkea-B&B Hotels.

A 40km do fim, Cristian Rodriguez tinha uma vantagem de cerca de 1:20 sobre os quatro perseguidores. Um grupo composto por Victor Guernalec (Arkea-B&B Hotels), Germán Gomez e Fernando Tercero (Team Polti VisitMalta), Clément Braz Afonso e Tom Donnerwirth (Groupama – FDJ), Alan Jousseaume (Team TotalEnergies), Jaakko Hanninen (Nice Métropole Côte d’Azur), Baptiste Huyet (Unibet Tietema Rockets) e Léo Bisiaux (Decathlon AG2R La Mondiale) seguia a cerca de 2:00 da frente da corrida. 17km depois, numa longa descida, Herrada e Sosa perderam o contacto com o grupo perseguidor e foram alcançados.

Cristian Rodriguez imperial na Mercan’Tour Classic Alpes-Maritimes

A 14.4km da meta, os ciclistas entraram na subida final, o Valberg, que tem uma pendente média de 6.2%. 6km depois, Ivan Sosa atacou e começava a fechar o espaço para Giovanni Carboni e José Félix Parra. A 4km da meta, o colombiano conseguiu chegar ao italiano e ao espanhol. Poucos metros depois, Parra atacou e tentava garantir o segundo posto. Carboni acabou por chegar ao seu limite e acabou por também perder o contacto com Sosa.

Cristian Rodriguez manteve um forte ritmo e seguiu com uma grande vantagem sobre os perseguidores para estrear-se assim a vencer com as cores da Arkea-B&B Hotels na Mercan’Tour Classic Alpes-Maritimes. José Félix Parra foi assim segundo a 1:42 e Ivan Sosa terceiro 1:49. Ambos conseguiram somar 155pts UCI para Equipo Kern Pharma. Jesus Herrada ainda conseguiu passar por Giovanni Carboni para ser quarto a 2:38.

O pódio da Mercan’Tour Classic Alpes-Maritimes com José Félix Parra, Cristian Rodriguez e Ivan Sosa (Foto: Départment des Alpes-Maritimes)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: Bruno Bade / Ligue Nationale de Cyclisme

Exit mobile version