O espanhol Carlos Verona (Lidl – Trek) venceu a décima quinta etapa do Giro d’Italia, uma ligação de 219km entre Fiume Veneto e Asiago, após isolar-se a 43km da meta. O alemão Florian Stork (Tudor Pro Cycling Team) foi segundo a 22s e o italiano Christian Scaroni (XDS Astana Team) fechou o pódio a 23s. Verona estreou-se a vencer em grandes voltas e regressou aos triunfos quase 3 anos depois. O mexicano Isaac Del Toro (UAE Team Emirates – XRG) chegou no pelotão e segue o Maglia Rosa.
Corrida com forte ritmo, mas fuga acaba por se formar
A décima quinta etapa do Giro d’Italia começou com diversas tentativas de ataque, mas nenhuma delas teve sucesso. Ao km 29, no primeiro sprint intermédio do dia, Mads Pedersen (Lidl – Trek) foi o mais forte. Os ataques continuaram, após o sprint intermédio, mas a fuga não estava a conseguir formar-se. 15km depois, Nicola Conci (XDS Astana Team) foi o primeiro a passar no topo da primeira contagem do dia. Logo a seguir, o forte ritmo e os ataques provocaram um corte no pelotão. Antonio Tiberi (Bahrain Victorious) e Davide Piganzoli (Team Polti VisitMalta) ficaram cortados.
Por volta do km 70, Christian Scaroni, Diego Ulissi, Lorenzo Fortunato e Nicola Conci (XDS Astana Team), Davide De Pretto, Luke Plapp e Filippo Zana (Team Jayco-AlUla), Jefferson Cepeda, Davide Formolo e Einer Rubio (Movistar Team), Giovanni Aleotti e Daniel Martinez (Red Bull – Bora – hansgrohe), Florian Stork e Marco Brenner (Tudor Pro Cycling Team), Owain Duoll e Georg Steinhauser (EF Education – EasyPost), Hugo Houle e Marco Frigo (Israel – Premier Tech), Josh Tarling e Ben Turner (Ineos Grenadiers), Mattia Cattaneo e Gianmarco Garofoli (Soudal Quick-Step), Patrick Konrad e Mathias Vacek (Lidl – Trek), Remy Rochas e David Gaudu (Groupama – FDJ), Bart Lemmen (Team Visma | Lease a Bike), Gijs Leemreize (Team Picnic PostNL), Nicolas Prodhomme (Decathlon AG2R La Mondiale), Francesco Busatto (Intermarché – Wanty), Igor Arrieta (UAE Team Emirates – XRG), Pello Bilbao (Bahrain Victorious), Embret Svestad-Bardseng (Arkea-B&B Hotels), Filippo Fiorelli (VF Group – Bardiani CSF – Faizanè) e Mattia Bais (Team Polti VisitMalta) atacaram e formaram a fuga do dia.
Fuga e pelotão começam a partir no Monte Grappa
Ao km 75, o grupo de Antonio Tiberi e Davide Piganzoli conseguiu reentrar no pelotão. 14km depois, Frigo somou a pontuação máxima no segundo sprint intermédio do dia. Ataques aconteceram na dianteira, mas nenhum ciclista ganhou um espaço importante. A fuga conseguiu uma vantagem de cerca de 3:00 sobre o pelotão. Ao km 99, Conci, Vacek e De Pretto atacaram e conseguiram uma pequena vantagem. 4km depois, os ciclistas entraram no Monte Grappa, com 25.1km a 5.7%.
Nos primeiros kms do Monte Grappa, Gaudu, Duoll, Houle, Turner e Tarling perderam o contacto com o grupo da frente. Vacek e De Pretto deixaram de ter capacidade para seguir Conci e foram alcançados pelo grupo perseguidor. A Ineos Grenadiers começou a acelerar no pelotão e aproveitou Turner e Tarling para ainda puxaram na frente do grupo. A 108km do fim, Conci foi alcançado pelo grupo perseguidor. Vacek e Busatto também cederam e foram alcançados. Poucos kms depois, ataques aconteceram na dianteira, mas tudo acabou por se juntar.
Favoritos mexem no Monte Grappa e novo grupo se forma na dianteira
A 93km do fim, Egan Bernal (Ineos Grenadiers) atacou e foi seguido por Richard Carapaz (EF Education – EasyPost) e Isaac Del Toro. Poucos kms depois, Thymen Arensman (Ineos Grenadiers) e Derek Gee (Israel – Premier Tech) chegaram aos três. Lorenzo Fortunato acabou por ser o primeiro a passar no alto do Monte Grappa. Após o topo, Marco Frigo atacou e conseguiu uma vantagem de 30s sobre os perseguidores. A 78km do fim, o grupo do Maglia Rosa chegou aos perseguidores. 9km depois, o pelotão onde estavam o resto dos candidatos à geral fez com que o grupo perseguidor fosse alcançado.
A 63km do fim, Pello Bilbao, Romain Bardet (Team Picnic PostNL), Carlos Verona, Bart Lemmen, Gianmarco Garofoli, Florian Stork, Filippo Zana, Christian Scaroni, Filippo Fiorelli e Nicolas Prodhomme atacaram e tentava chegar a Frigo. 10km depois, o italiano decidiu esperar pelos perseguidores. O pelotão decidiu baixar o ritmo e o grupo da frente conseguiu uma vantagem de 3:00.
Carlos Verona ganha espaço importante e Primoz Roglic em grandes dificuldades
A 44km do fim, os ciclistas entraram no Passo Dori, com 16.4km a 5.4%. 1km depois, Carlos Verona aproveitou a marcação na dianteira para atacar e conseguiu um espaço importante. Logo a seguir, Gianmarco Garofoli tentava a solo fazer a ponte para o espanhol. A 33km do fim, Verona somou a pontuação máxima no km red bull. Filippo Zana conseguiu fazer a ponte para Garofoli e os dois italianos tentavam reduzir a vantagem de Verona. Logo a seguir, Thymen Arensman e Egan Bernal mexeram na corrida, mas nenhum dos dois ganhou um espaço importante.
A 29km da meta, Richard Carapaz tentou a sua sorte, mas não conseguiu sair do pelotão. Poucos metros depois, Derek Gee (Israel – Premier Tech) e Antonio Tiberi atacaram, mas Isaac Del Toro fechou o espaço. Primoz Roglic (Red Bull – Bora – hansgrohe) não estava com o resto dos favoritos. O esloveno estava em grandes dificuldades e nem os seus colegas de equipa estava a conseguir seguir. Verona acabou por ser o primeiro a passar no alto da última contagem do dia.
Fantástico solo de Carlos Verona
Na descida do Passo Dori, Filippo Fiorelli foi alcançado pelo pelotão. Pello Bilbao, Marco Frigo e Bart Lemmen tiraram pé e esperam pelo pelotão para trabalhar em prol dos seus líderes. A 10km da meta, Carlos Verona tinha 50s de vantagem sobre Filippo Zana, Gianmarco Garofoli, Romain Bardet, Florian Stork, Nicolas Prodhomme e Christian Scaroni e 1:25 sobre o pelotão. Primoz Roglic seguia a 1:30 do pelotão.
Carlos Verona manteve o seu ritmo e estreou-se assim a vencer com as cortes da Lidl – Trek na etapa 15 do Giro d’Italia. Florian Stork surpreendeu com um ataque dentro do km final para ser segundo a 22s. Christian Scaroni bateu ao sprint Romain Bardet para completar o pódio a 23s. Filippo Fiorelli venceu o sprint do pelotão para ser oitavo a 29s. Primoz Roglic acabou por perder 1:30.
Afonso Eulálio (Bahrain Victorious) foi 167º a 32:25.
Isaac Del Toro manteve assim a liderança da classificação geral e da juventude do Giro d’Italia. Lorenzo Fortunato segue líder da montanha e Mads Pedersen (Lidl – Trek) dos pontos.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Giro d’Italia
