Site icon Ciclismo Mundial

Mads Pedersen faz o Poker na etapa 13 do Giro d’Italia!

Pedersen Mads of Lidl-Trek cyclamen jersey winner of the stage during the stage 13 of the Giro d’Italia from Rovigo to Vicenza, Italy - Friday, May 23, 2025. Sport - cycling. (Photo by Gian Mattia D'Alberto/LaPresse)

O dinamarquês Mads Pedersen (Lidl – Trek) venceu a décima terceira etapa do Giro d’Italia, uma ligação de 180km entre Rovigo e Vicenza, após ser mais forte ao sprint no muro final que o belga Wout van Aert (Team Visma | Lease a Bike). O mexicano Isaac Del Toro (UAE Team Emirates – XRG) fechou o pódio a 2s e reforçou assim a sua liderança da geral. Pedersen confirmou mais uma vez o seu grande momento de forma e somou a sua quarta vitória neste Giro.

Começo ofensivo, mas fuga acaba por se formar

A décima terceira etapa do Giro d’Italia começou com diversas tentativas de ataque, mas nenhuma delas teve sucesso. Por volta do km 10, Luca Mozzato (Arkea-B&B Hotels), Dries De Bondt (Decathlon AG2R La Mondiale), Fran Miholjevic (Bahrain Victorious), Lorenzo Germani e Sven Erik Bystrom (Groupama – FDJ), Lorenzo Milesi (Movistar Team), Chris Hamilton (Team Picnic PostNL), Mattia Bais (Team Polti VisitMalta) e Filippo Magli (VF Group – Bardiani CSF – Faizanè) saltaram do pelotão e formaram a fuga do dia.

Ao km 31, na primeira contagem do dia, Mattia Bais foi o primeiro a passar no alto. 19km depois, o italiano foi o mais forte no primeiro sprint intermédio do dia. A fuga do dia conseguiu uma vantagem de 2:30 sobre o pelotão. A 87km do fim, no segundo sprint intermédio do dia, Dries De Bondt conquistou a pontuação máxima, Poucos kms depois, o pelotão começou a aumentar o ritmo, mas a fuga ainda tinha uma vantagem de cerca de 2:00.

Ineos Grenadiers parte a corrida e ataques acontecem no pelotão

A 50km do fim, os ciclistas entraram na San Giovanni Di Monte, com 5km a 6.6%. A Ineos Grenadiers surpreendeu ao acelerar e o pelotão acabou por partir. Wout van Aert ficou cortado num pequeno grupo. Logo a seguir, Mads Pedersen estava a passar dificuldades, mas seguia sempre na cauda do pelotão. A fuga também acabou por partir e só Lorenzo Germani ficou na dianteira. A 45km do fim, Christian Scaroni (XDS Astana Team) atacou e fez a ponte para Germani. O ciclista da XDS Astana Team acabou por ser o primeiro a passar no topo da subida. Logo a seguir, o grupo de van Aert reentrou no pelotão.

A 30km do fim, os dois da frente tinham uma vantagem de cerca de 30s sobre o pelotão. 9km depois, Germani perdeu ligeiramente o contacto com Scaroni na terceira subida do dia. Scaroni acabou por ser o primeiro a passar no alto da terceira contagem do dia. Logo a seguir, Germani conseguiu juntar-se novamente ao seu compatriota na frente da corrida.

A 12.2km da meta, os ciclistas entraram no Arcugnano, com 1.8km a 6.6%. Germani rapidamente perdeu o contacto com a frente da corrida e foi alcançado. Scaroni foi alcançado no topo da subida, mas ainda somou a pontuação máxima no km red bull. Juan Ayuso (UAE Team Emirates – XRG) conquistou 4s de bonificação e Isaac Del Toro 2s. A cerca de 9km da meta, Mathias Vacek (Lidl – Trek) e Romain Bardet (Team Picnic PostNL) atacaram e conseguiram uma vantagem de 20s.

Mads Pedersen bate Wout van Aert no muro final

A 800 metros da meta, os ciclistas entraram no muro final em Vicenza, que tem uma pendente média de 7.6%. Wout van Aert e Mads Pedersen seguiam muito bem colocados. 300 metros depois, Bardet e Vacek foram alcançados pelo pelotão que era comandado por Quinten Hermans (Alpecin – Deceuninck). Nos metros finais, Pedersen lançou o sprint final e só van Aert teve capacidade para o seguir. O belga lutou, mas não teve capacidade para passar o dinamarquês que fez assim o Poker na etapa 13 do Giro d’Italia.

Isaac Del Toro ainda conseguiu somar 4s de bonificação ao ser terceiro a 2s. Primoz Roglic (Red Bull – Bora – hansgrohe), Antonio Tiberi e Damiano Caruso (Bahrain Victorious), Egan Bernal (Ineos Grenadiers), Juan Ayuso, Derek Gee (Israel – Premier Tech), Giulio Ciccone (Lidl – Trek), Simon Yates (Team Visma | Lease a Bike) e Richard Carapaz (EF Education – EasyPost) chegaram a 5s. Thymen Arensman (Ineos Grenadiers) e Adam Yates (UAE Team Emirates – XRG) chegaram a 18s.

Afonso Eulálio (Bahrain Victorious) foi 169º a 16:36.

Isaac Del Toro segue assim líder da classificação geral e da juventude do Giro d’Italia. Mads Pedersen manteve a liderança dos pontos e Lorenzo Fortunato (XDS Astana Team) da montanha.

Isaac Del Toro segue o Maglia Rosa do Giro d’Italia

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Classificações do Passatempo

Fotos: Giro d’Italia

Exit mobile version