Site icon Ciclismo Mundial

Olav Kooij impõe-se ao sprint e conquista etapa 12 do Giro d’Italia!

Kooij Olav of Team Visma | Lease A Bike winner of the stage at the sprint during the stage 12 of the Giro d’Italia from Modena to Viadana (Oglio-Po), Italy - Thursday, May 22, 2025. Sport - cycling. (Photo by Massimo Paolone/LaPresse)

O neerlandês Olav Kooij (Team Visma | Lease a Bike) venceu a décima segunda etapa do Giro d’Italia, uma ligação de 172km entre Modena e Viadana, batendo ao sprint o seu compatriota Casper Van Uden (Team Picnic PostNL) e o britânico Ben Turner (Ineos Grenadiers). Kooij conquistou o tão desejado triunfo neste Giro e somou a sua quarta vitória da temporada. O mexicano Isaac Del Toro (UAE Team Emirates – XRG) chegou no pelotão e segue o Maglia Rosa.

Aventura da fuga do dia

A décima segunda etapa do Giro d’Italia começou com Giosuè Epis (Arkea-B&B Hotels), Manuele Tarozzi (VF Group – Bardiani CSF – Faizanè) e Andrea Pietrobon (Team Polti VisitMalta) a saírem do pelotão e a formarem a fuga do dia. Os três conseguiram uma vantagem de cerca de 3:00 sobre o pelotão que era comandado pela Team Visma | Lease a Bike. Ao km 40, na primeira contagem do dia, Tarozzi foi o primeiro a passar no alto. 19km depois, Pietrobon somou a pontuação máxima no primeiro sprint intermédio do dia. Logo a seguir, Mads Pedersen (Lidl – Trek) sofreu um furo, mas rapidamente reentrou no pelotão.

A 76km do fim, na segunda contagem do dia, Tarozzi foi o primeiro a passar no topo. A Alpecin – Deceuninck juntou-se à Team Visma | Lease a Bike na frente do pelotão e tentavam controlar a vantagem da fuga. 24km depois, Pietrobon foi o mais forte no último sprint intermédio do dia. Juan Ayuso (UAE Team Emirates – XRG) teve de trocar de bicicleta, mas rapidamente reentrou no pelotão.

A cerca de 37km do fim, Andrea Pietrobon atacou e isolou-se na frente da corrida. Manuele Tarozzi e Giosuè Epis acabaram por ser alcançados. Poucos kms depois, no km red bull, Pietrobon somou a pontuação máxima. Isaac Del Toro ainda conseguiu conquistar 2s de bonificação. A 26km da meta, Pietrobon foi alcançado pelo pelotão.

Olav Kooij leva a melhor em duelo neerlandês

Nos kms finais, o ritmo era elevado com várias equipas a lutar pela frente do pelotão. A 1.4km da meta, o pelotão partiu por causa de uma queda de um ciclista da Team Polti VisitMalta. Já no km final, Wout van Aert (Team Visma | Lease a Bike) assumiu o comando e começava a lançar o sprint de Olav Kooij.

Após a última curva, Casper van Uden surpreendeu ao lançar o sprint de longe e Kooij agarrou a sua roda. O neerlandês da Team Visma | Lease a Bike conseguiu passar o seu compatriota da Team Picnic PostNL para vencer assim a etapa 12 do Giro d’Italia. Ben Turner surpreendeu ao conseguir ser mais forte que Mads Pedersen e Kaden Groves (Alpecin – Deceuninck) para ser terceiro.

Afonso Eulálio (Bahrain Victorious) foi 167º a 2:53.

Isaac Del Toro manteve assim a liderança da classificação geral e da juventude do Giro d’Italia. Lorenzo Fortunato (XDS Astana Team) segue líder da montanha e Mads Pedersen dos pontos.

Isaac Del Toro segue o Maglia Rosa do Giro d’Italia

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: Giro d’Italia

Exit mobile version